
Às vezes acontece que precisamos comer qualquer coisa nas horas da tarde. No entanto, devemos levar em conta que, para ser saudável, devemos nos alimentar bem. Com estes 5 lanches da tarde que você pode preparar em casa, poderá dar…
Se você sofre de intolerância à lactose, é importante consumir uma dieta adequada. Aqui apresentaremos dez cardápios saudáveis e deliciosos.
Cólicas, flatulências, diarreia e inchaço são os sintomas que surgem no corpo para alertá-lo sobre essa situação. Especificamente, a intolerância à lactose surge quando o organismo não tem a quantidade necessária de lactasse, a enzima que participa desse processo.
Quando a lactose não é absorvida pelo intestino delgado (órgão onde ocorre a absorção da maioria dos nutrientes), ela chega ao cólon para fermentar todas as bactérias intestinais. É nesse processo que se iniciam todos os mal-estares.
Iniciar uma alimentação saudável é a solução mais confiável. A seguir, vamos mostrar o que você pode comer e como combinar seus alimentos para evitar esses problemas.
A Fundação Espanhola do Coração afirma que os seres humanos podem tolerar com normalidade entre 100 e 200 ml de leite por dia. Isso corresponde de 5 a 10 gramas de lactose.
Por outro lado, a organização ressalta que a principal fonte de cálcio é o leite. Por isso a importância de ingerir uma boa quantidade desse nutriente.
Dito isso, se você sofre de intolerância à lactose, deve saber que existem alimentos alternativos para suprir a quantidade de cálcio que o seu organismo precisa.
A fundação indica os seguintes:
Paralelamente, para garantir que o seu organismo melhore a ingestão de cálcio, a Fundação Espanhola do Coração insiste que você evite:
A Sociedade Andaluza de Nutrição Clínica e Dietética propõe as seguintes combinações de cardápios sem lactose para colocar em prática ao longo da semana. Logo, você poderá deixar sua criatividade fluir.
Atente-se apenas ao fato de que todos os acompanhamentos dos alimentos se compõe de pães integrais e frutas. Dito isso, vamos em frente.
Não deixe de ler: Como saber se meu filho tem intolerância à lactose?
Para começar a semana, o almoço é bem variado e completo.
Para a última refeição do dia, você pode preparar:
Nesse caso, o almoço é mais reduzido, porém muito nutritivo:
Em vez disso, no jantar você vai optar por:
Chegamos à metade da semana e seu corpo provavelmente já percebeu as mudanças. Para o almoço, prepare:
Para terminar o dia, você tem essa opção:
Para o segundo prato do dia, você pode consumir:
Para o jantar, prepare o seguinte:
Chegamos ao último dia da primeira semana. Nesse dia, seu almoço deve consistir de:
Para o jantar, essa é uma opção com muitas cores e sabores:
Também leia: Intolerâncias alimentares: tudo o que você precisa saber
Depois do descanso, seu almoço deve conter os nutrientes necessários:
E, para encerrar:
Seu almoço terá três pratos:
No jantar, prepare:
Para o almoço:
Para terminar o dia, dois pratos cheios de sabor:
O fim da semana está chegando e, neste dia, seu almoço tem três pratos:
Diga adeus à quinta-feira com a seguinte combinação para o jantar:
Para o almoço:
Finalmente, aproveite seu jantar com essa combinação:
Portanto, não tenha medo e enfrente esse desafio com a maior disposição. Com os cardápios mostrados, provamos que sofrer de intolerância à lactose não impede você de comer receitas saudáveis.
Finalmente, não se esqueça de consultar um especialista em nutrição para ter mais controle sobre esse processo.