As melhores coisas que pode fazer para sair da rotina

6 de setembro de 2019
Para conseguir sair da rotina é bom tomar as rédeas da situação e começar a tomar decisões que obriguem a abandonar a zona de conforto. Somente depende de você.

Nem todos os dias serão como se vivesse em um parque de diversões. No entanto, existem sim muitas coisas que você pode fazer para sair da rotina. Não se resigne a uma rotina que não te satisfaz. Tome as rédeas de sua vida, viva com intensidade e aproveite cada momento.

Cada noite, a última e cada manhã, a primeira

Casal saindo da rotina

Sair da rotina começa com a intenção de maximizar o tempo, de valorizar o instante. Mova-se, dê movimento aos seus dias. Existe uma famosa frase em latim que diz: Carpe diem. Ou seja, aproveite o momento.

Viva como se não houvesse amanhã. Por isso, use o faqueiro bom, coloque sua melhor roupa. Não espere um futuro que nunca chega para fazer as coisas que deseja.

Pense menos e faça mais. Deixe de valorizar os prós e os contras de cada decisão. Tente se arriscar um pouco mais, quebre seus próprios esquemas mentais. Pule na piscina, ria de si mesmo e, principalmente, desfrute. Em resumo, seja feliz.

Você tem 365 oportunidades por ano para começar algo genuíno, algo autêntico, algo que te emocione. Por isso, sinta cada noite como se fosse a última e cada manhã como se fosse a primeira.

Leia também: Benefícios de quebrar a rotina

O inimigo se chama preguiça

Muitas vezes a preguiça nos rouba a vida. Sempre há uma desculpa para não se mover, para seguir deitado no sofá, esperando que tudo se resolva sozinho. Contudo, não continue assim. Faça uma autocrítica e tome consciência do tempo de inatividade que está te consumindo.

Para sair da rotina é necessário enfrentá-la e ser honesto com si mesmo. Além disso, é necessário deixar de colocar obstáculos em tudo.

Televisão e sofá em doses moderadas podem ser reparadores e, inclusive, construtivos. No entanto, o mau hábito da inatividade, a preguiça e a falta de entusiasmo atraem estados psicológicos depressivos. A rotina converte a vida em um trilho de trem, onde tudo é mecânico e idêntico dia após dia.

Dessa maneira, é bom se esforçar e criar pequenos desafios que obriguem a dominar a preguiça.

Deixe de jogar a culpa no mundo

Deixe de se lamentar por tudo. É mais útil acender uma vela do que reclamar da escuridão. Além disso, cada um tem circunstâncias diferentes e a questão é aproveitar ao máximo tudo o que tem em mãos.

Sem dinheiro também é possível fazer muitas coisas. Criar desculpas ou jogar a culpa de sua entediante rotina no mundo não traz nada de positivo. Além disso, uma atitude inconformista, desafiante, enérgica e positiva te levará aonde for capaz de imaginar.

É muito comum escutar pessoas em uma atitude de queixa constante. Como se o mundo lhes devesse parte da felicidade que não encontram. E, sem dúvida, isso é um erro. Mude o que não gosta em sua vida. Comece por sair da rotina e construa a realidade a sua maneira. São pequenas mudanças que te ajudarão bastante.

Sair da rotina implica sair da zona de conforto

Pessoa na zona de conforto

Outro fator interessante a ser considerado para sair da rotina é abandonar a zona de conforto. Esse lugar onde acreditamos ser tudo estável e que nos sentimos protegidos, de maneira que deve ser ampliado.

Qualquer opção que te force a sair de casa ajudará a abrir sua mente. Compre alguma roupa que não seja seu estilo, arrisque-se! Leve-se ao limite. O esporte também é uma boa opção. Além disso, se te falta força de vontade, tente fazer coisas em grupo para que te obriguem a continuar.

Veja também: Dormir bem é bom para saúde?

Começar a sair da rotina

A seguir mostramos algumas simples ideias para começar a sair da rotina:

  • Tente se relacionar com novas pessoas.
  • Faça novos amigos.
  • Visite novos lugares.
  • Volte para casa andando, por ruas diferentes.
  • Comece novas atividades.
  • Se você tiver preguiça para tudo, imponha-se um horário e cumpra-o.
  • Conheça gente nova e tente seguir o movimento do grupo.
  • Seja positivo.
  • Faça atividades construtivas durante o dia.
  • Tente seguir uma boa alimentação que forneça energia.
  • Demonstre a si mesmo que pode fazê-lo e faça-o.