Aprenda a preparar deliciosos recheios de atum

27 de abril de 2019
Existem muitos recheios de atum que são deliciosos e cheios de nutrientes; estes são o complemento ideal para dietas cujo objetivo é manter ou perder peso.  

Geralmente nos voltamos para o recheio de atum quando precisamos de uma refeição rápida, saudável e nutritiva. E, embora usemos normalmente o atum enlatado para facilitar nosso trabalho, você pode usar a carne desse peixe de outras maneiras. É claro que devemos ter em mente que, embora o tempo de preparação não seja muito extenso, não será tão rápido quanto abrir uma lata de atum.

A carne de atum é altamente valorizada porque tem sabor e textura suaves, que combinam com facilidade com vários ingredientes. Naturalmente, a consistência irá variar dependendo do tipo de preparação. O mais aconselhável é optar por carne fresca, em vez de conserva, já que a contribuição nutricional é diferente (especialmente no que diz respeito à qualidade das proteínas).

O que sabemos sobre o atum?

O atum é um peixe predador de água salgada, cujas características físicas lhe conferem grande velocidade. É um animal viajante que, graças à rapidez dos seus movimentos desenvolve uma gordura, e uma musculatura muito particular. Isso torna sua carne muito procurada no mercado para uma variedade de usos culinários. E, ao contrário de outros, este é um peixe de sangue quente, que pode suportar temperaturas de 8 °C. Por este motivo, este peixe vive em águas temperadas e tropicais.

Agora, o que a carne de atum nos proporciona? Obviamente, não apenas fornece proteínas, mas também outros nutrientes, como: sódio, cálcio, potássio, zinco, fósforo, ferro, ácido fólico, ômega 3, vitaminas (A, B, D e E), além de gorduras saudáveis. Cabe destacar que esta contribuição é possível graças ao tipo de dieta do atum, enquanto vive no mar: come crustáceos e outros peixes menores.

Descubra também: 5 sintomas do déficit de ácidos graxos essenciais ômega 3 e 6

Receitas com recheios de atum

Sanduíche com recheio de atum
A forma mais utilizada de atum é a enlatada, uma vez que mantém as características de sua carne, e é rápido de usar.

Os recheios de atum consistem basicamente de atum enlatado picado. Certamente, o atum vendido em latas pode vir de forma compacta em pedaços, em lascas, ou picado; este último método consiste em separar a carne em pedaços (cuja espessura pode variar, mas em geral é bastante fina).

Aqui apresentamos várias receitas que contêm recheios de atum desfiado, em conserva.

Pisillo, uma receita venezuelana

Recheio de torta com atum e pisilio
O pisillo, de origem venezuelana, usa o atum como ingrediente principal.

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • Água (quantidade necessária)
  • ½ cebola
  • 2 dentes de alho
  • Uma pitada de páprica
  • 1 lombo de atum fresco (250 g)
  • ½ pimenta cortada em cubos
  • 1 colher de sopa de molho de soja (15 ml)
  • 1 colher de sopa de óleo vegetal (15 g)
  • Condimentos: sal, tomilho, alecrim, louro.

Preparo

  1. Em primeiro lugar, coloque água em uma panela, e aqueça-a. Assim que atingir seu ponto de ebulição, adicione o lombo de atum e deixe a carne cozinhar por um período de 3 a 5 minutos, aproximadamente.
  2. Assim que o peixe tenha sido cozido, desligue o fogo e separe a carne do caldo. Despeje o caldo em um recipiente e reserve. Deixe a carne esfriar até a temperatura ambiente.
  3. Posteriormente, pique a carne e remova qualquer pele possível e, claro, as espinhas. Reserve.
  4. Descasque e corte a cebola em pequenos cubos. Além disso, corte também o alho em fatias finas.
  5. Por outro lado, coloque uma frigideira para aquecer com uma colher de sopa de óleo vegetal (girassol ou azeite de oliva, como preferirmos), alho e cebola. Logo após, frite até que todos os ingredientes estejam dourados.
  6. Adicione o atum picado à panela e tempere com sal, páprica, e molho de soja. Mexa constantemente com uma colher para misturar bem o sabor dos ingredientes. Em seguida, adicione o alecrim, a folha de louro, e o tomilho.
  7. Deixe cozinhar na panela por alguns minutos e, de vez em quando, despeje um pouco do caldo até cozinhar bem o peixe. Finalmente, desligue o fogo.
  8. Finalmente, sirva com um pouco de arroz branco, banana frita, mandioca, arepas, ou simplesmente pão.

Leia este artigo: Combater a depressão! 8 alimentos para ganhar essa batalha de forma natural

Tomates recheados com atum

Ingredientes (para 2 pessoas)

  • 1 dente de alho fresco
  • 2 latas de atum (150 g)
  • 1 lata de milho doce (37,5 g)
  • 2 ovos cozidos
  • ¼ xícara de maionese (50 g)
  • 6 tomates para salada
  • 2 latas de azeitonas pretas fatiadas (100 g)
  • Temperos: sal e pimenta preta.

Preparo

  1. Em primeiro lugar, pique os ovos. Logo em seguida, misture com a maionese.
  2. Posteriormente, escorra o conteúdo das latas (atum, milho e azeitonas) e incorpore os ingredientes na mistura de ovo e maionese.
  3. Por outro lado, descasque e corte o dente de alho em pequenos pedaços.
  4. Além disso, adicione o alho à mistura e mexemos com uma colher, para distribuir bem todos os ingredientes. Tempere a gosto.
  5. Também, lave os tomates e faça um corte em uma das extremidades (menos de um quarto do vegetal). Através dessa abertura, introduza a faca com cuidado e remova o interior: polpa e sementes. Desta forma, terá uma espécie de concha vazia.
  6. Finalmente, com uma colher de chá, introduza o recheio de atum pela abertura. Cubra com a “tampa” do tomate, e pronto!

Em conclusão, os recheios de atum podem variar muito, por isso não devemos nos preocupar muito em cair em monotonia. Claro, os excessos são prejudiciais. Por isso, é melhor consumir apenas 2 ou 3 vezes atum por semana e, de preferência, fresco. O atum enlatado deve ser deixado para ocasiões extraordinárias.