Croquetes de atum com queijo: receita caseira

3 de abril de 2019
Seus dois ingredientes principais oferecem um perfeito casamento. O atum e o queijo se complementam bem, como também mantém seus sabores diferenciados no paladar do convidado.

Ninguém resiste a um croquete, esta deliciosa entrada com camada crocante e de conteúdo suave. São inumeráveis os recheios que podemos usar.

Aqui veremos uma receita de croquetes de atum com queijo que pode servir inclusive como prato principal. Ambos os ingredientes funcionam muito bem juntos.

Tanto o atum como o queijo cremoso têm um sabor suave que, junto com o crocante da camada exterior, fica irresistível. Fazer croquetes é uma arte, e sua perfeição depende em grande parte do processo de fritá-los.
Mas, antes de explicar a receita, é bom conhecer algumas dicas para obter um excelente resultado.

Recomendações ao fritar croquetes

Patê de atum

Em primeiro lugar, considere que ao fritar croquetes refere-se à temperatura do óleo; a gordura da fritura deve estar muito quente para conseguir uma camada bem crocante.

Agora, se o óleo não estiver quente o suficiente, o cozimento atrasará e com isso os croquetes podem se abrir e quebrar. No entanto, tampouco deverá estar fumegante: o ideal é uma temperatura entre 175 ºC e 180 ºC.

Em segundo lugar, tenha em conta o tipo de óleo. Para muitas frituras, o óleo recomendado é o de girassol ou de milho; o de oliva tende a emitir fumaça rapidamente como sinal de estar queimando.

Por outro lado, a quantidade de óleo será suficiente quando cobrir por completo os croquetes; do contrário se abrirão antes de cozinharem. O controle do óleo é uma das questões principais deste preparo.

Finalmente, frite alguns croquetes por vez. Ou seja, não frite todos juntos, pois assim reduziria repentinamente a temperatura do óleo.

Croquetes de atum com queijo

Esta receita é pensada para 10 pessoas. A massa se consegue com batatas trituradas, mas estas podem ser substituídas pelo clássico creme bechamel sempre que se mantenham os ingredientes principais.

Ingredientes 

  • 2 xícaras de atum triturado bem escorrido (400 g)
  • 200 gramas de queijo cremoso
  • 4 batatas médias
  • 3 ovos
  • 1/2 cebola
  • 2 xícaras de farinha de rosca (300 g)
  • 2 colheres de farinha de milho (45 g)
  • 1 xícara de farinha de trigo (150 g)
  • 2 colheres de salsa finamente picada (30 g)
  • Sal e pimenta a gosto
  • Óleo de milho ou de girassol

Não deixe de ler: Receitas com atum para os amantes de peixe

Croquetes de atum na frigideira

Modo de preparo

  1. Em primeiro lugar, cozinhe as batatas na água sem descascá-las, até que estejam macias.
  2. Logo descasque e triture completamente as batatas em um recipiente.
  3. Posteriormente, corte a cebola muito finamente e refogue-a em um pouquinho de óleo.
  4. Além disso, adicione nas batatas o atum triturado, a cebola, um ovo, a farinha de milho e a salsa. Mexa muito bem.
  5. Ademais, tempere a mistura anterior e adicione o queijo cremoso cortado em cubos, mexendo sem misturar todo.
  6. Bata os ovos restantes em um prato fundo.
  7. Posteriormente, faça bolas pequenas ou formas alongadas com as mãos. Também se pode introduzir a mistura em uma bolsa de plástico onde se corta uma ponta para utilizá-la como manga. Assim se obtém um cilindro largo de uma só grossura e divida-o com uma faca molhada.
  8. Assim que conseguir dar a forma desejada, esfrie os croquetes no refrigerador durante meia hora, tampadas com filme plástico.
  9. Logo depois, passe os croquetes primeiro pela farinha, depois pelos ovos batidos e finalmente pela farinha de rosca. Fazer isso até esgotar a mistura. Neste ponto, os croquetes podem ser congelados para fritar no momento desejado.
  10. Uma vez endurecidos, coloque-os juntos em uma bolsa e continue congelando sem medo de se deformarem. Quando for fritar, recomenda-se esperar uma hora aproximadamente depois de retirá-los do refrigerador.
  11. Por outro lado, esquente o óleo em uma frigideira profunda a aproximadamente 180 ºC.
  12. Frite alguns croquetes até que estejam dourados. Continue fritando os demais até acabar.
  13. Logo após, coloque-os em papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
  14. Finalmente, sirva e consuma os croquetes de atum com queijo, preferivelmente quente.

Confira também: Bolinhos de caranguejo, saiba como prepará-los

Últimas considerações

Estes croquetes de atum com queijo podem ser acompanhados com diferentes tipos de molhos, combinam bem com aqueles preparados a partir de frutas cítricas, de molho de azeite e alho, de abacate ou de tomate. Uma salada fresca é uma boa opção de guarnição, caso os croquetes sejam o prato principal.