Alimentos e plantas medicinais que ajudam a limpar o fígado
Quando o fígado tem um excesso de trabalho como resultado de estresse ou exposição excessiva a toxinas, o sistema pode perder o equilíbrio e afetar seriamente a saúde. Portanto, veja alimentos e plantas medicinais que ajudam a limpar o fígado.
Alimentos que ajudam a limpar o fígado
Verduras de folhas verdes
As verduras de folhas verdes ajudam tanto a curar quanto a limpar o fígado devido à sua enorme quantidade de clorofila, que ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no fígado e neutralizam as impurezas para proteger esse órgão.
Além disso, esse tipo de verdura tem a capacidade de neutralizar metais pesados, produtos químicos e pesticidas e oferece um mecanismo de proteção de grande alcance para o fígado.
Dentre essas verduras, podemos citar alcachofras, rúcula, espinafre, folhas de mostarda, chicória e abóbora amarga, que ajudam a aumentar a criação e o fluxo de bile, cuja substância elimina os rejeitos provenientes dos órgãos e do sangue.
Rábano-picante
O rábano-picante ajuda na digestão de gorduras para manter o fígado saudável e estimular a ação digestiva.
Além disso, ajuda a regenerar e cicatrizar o fígado, ao mesmo tempo em que limpa as toxinas acumuladas.
Você também vai gostar de ler: Tônico digestivo, adelgaçante e revitalizador de vinagre, gengibre e mel
Frutas
Comer frutas frescas ajuda igualmente a se desfazer das toxinas graças à presença de fibras, as quais aceleram o sistema digestivo e o metabolismo de forma rápida.
Alguns bons exemplos são: maçãs, peras, toranjas, kiwis, figos, mamão papaia, cerejas e ameixas dentre outras.
Plantas medicinais para ajudar a limpar o fígado
Raiz de dente-de-leão
A raiz de dente-de-leão ajuda a limpar e desintoxicar o fígado. Além disso, é benéfica quando existem problemas causados especificamente por deficiências no fígado, como dores de cabeça, prisão de ventre, fatiga, gota ou problemas de pele, entre outros.
Ademais, possui um efeito diurético e pode ajudar a aumentar a secreção de bile.
Raiz de bardana
A raiz de bardana pode proteger as membranas mucosas e melhorar irritações devido ao seu teor de inulina.
Essa erva pode ajudar a reduzir a toxidade, principalmente de metais pesados, e pode estimular a produção de bile no fígado, eliminando as toxinas do organismo.
Alcachofra
As folhas de alcachofra podem melhorar as funções de eliminação do fígado e estimular a produção de bile, que ajuda a transportar as toxinas para fora do fígado e do intestino.
Leia também: 9 sinais de um acúmulo de toxinas no fígado
Leite de cardo
Essa planta pode regenerar e proteger as células do fígado.
Além disso, graças ao seu componente ativo, a silimarina, pode ajudar a regular as enzimas hepáticas. Também pode tratar a hepatite e a cirrose hepática e prevenir a formação de cálculos biliares.
Evite
Evite comidas gordurosas e não saudáveis enquanto estiver limpando a vesícula biliar e o fígado. Não consuma álcool, leite, bebidas com gás, frituras e alimentos processados.
Imagem oferecida por M.Martin Vicente
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
-
Guan, Y. S., & He, Q. (2015). Plants Consumption and Liver Health. Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. https://doi.org/10.1155/2015/824185
-
Govind, P. (2011). MEDICINAL PLANTS AGAINST LIVER DISEASES. Pandey Govind IRJP.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.