6 alimentos contra o mau humor

· 17 de setembro de 2013
Ninguém escapa do mau humor! Mas, existem alimentos que se consumidos regularmente podem nos dar uma forcinha para melhorar os ânimos.

Não tem jeito: há aqueles dias em que acordamos de mau humor. Ou acontece aquele probleminha em casa ou no trabalho e isso estraga a nossa tranquilidade.

Mas, o que fazer para dar uma melhorada no astral? A solução pode estar em certos alimentos, famosos por afastar o mau humor. Eles que contam com nutrientes capazes de estimular o cérebro, provocar relaxamento ou até uma sensação de alegria, ainda que momentânea.

Conheça em seguida seis opções de alimentos contra mau humor e mantenha o seu preferido por perto para emergências!

Banana

Uma das soluções mais rápidas e fáceis para trocar o mau pelo bom humor é comer uma banana. Esta fruta é rica em carboidratos que detonarão a fadiga. Antioxidantes protetores do sistema imunológico, além de potássio, zinco e magnésio (cuja falta provoca insônia, depressão e desatenção).

A banana é ainda, barata e cabe em qualquer bolsa ou mochila sem a necessidade de embrulhos especiais. Para potencializar os resultados, faça uma vitamina de banana com amora preta e leite de soja.

Lentilhas

Lentilhas contém alto teor de fibras, proteínas e ácido fólico, nutrientes conhecidos por melhorar o humor. Além disso, são uma ótima fonte de carboidratos.

Você pode consumi-la, por exemplo, em sopas ou curry, uma opção melhor se comparada a outras comidas ricas em açúcar. Sua produtividade irá aumentar e a sensação de cansaço vai desaparecer.

Leia também: 6 consequências de uma dieta sem carboidratos

lentilhas. johnleesandiego

Frutos do mar

Frutos do mar como, por exemplo, camarões e ostras, são ricos no mineral selênio, o qual, trabalhando em conjunto com a vitamina E ajuda a retirar toxinas do organismo e a manter a pele saudável. Pesquisas têm indicado, ainda, que a deficiência de selênio pode causar depressão e ansiedade.

frutosdomar. Yee Kim Yeong

Chocolate

Assim que comemos chocolate, nosso corpo libera uma série de endorfinas, elementos químicos que atuam no cérebro induzindo uma significativa impressão de bem estar. E é por isso que, quando estamos tristes, muitos de nós nos sentimos tentados a atacar aquela barra de chocolate.

Mas, lembre de ficar atento à quantidade de chocolate ingerida, já que este alimento é rico em gordura e altamente calórico.

chocolate.J. Paxon Reyes

Gema do ovo

A gema do ovo é rica em ômega 3, ômega 6, selênio, vitamina D, colina (vital para um cérebro saudável) e triptofano, uma aminoácido essencial para a produção do hormônio serotonina. A baixa disponibilidade desse hormônio tem sido ligada a quadros de depressão, por isso mantê-lo em dia é uma boa ideia.

gema.gillianmw21

Batata doce

A batata doce regula o nível de açúcar no sangue, evitando os altos e baixos que podem provocar mudanças de humor. Isto porque é rica em antioxidantes, vitamina A e C, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, fibras e potássio.

Ela também libera suas reservas de carboidratos aos poucos, garantindo energia durante todo o dia.

E não perca: Incríveis propriedades da batata doce

batatadoce. varf

Depois dessas dicas, ficar de mau humor se tornará cada vez mais difícil!

Imagens oferecidas por: varf, gillianmw21, J. Paxon Reyes, Yee Kim Yeong, johnleesandiego e wine_scribbler.

  • de Carvalho, M. A., & Júnior, A. P. (2008). Nutrição e estados de humor: da medicina chinesa antiga à neurociência.
  • de Almeida, S. R., Soncin, D., Lopes, L. B., & Cristina, S. (2009). Aspectos cognitivos superiores: uma estreita relação com o alimento.