Logo image
Logo image

Água de aveia para emagrecer, reduzir o colesterol e regular a diabetes

4 minutos
Graças ao seu teor de fibras, a água de aveia nos ajuda a regular o trânsito intestinal e nos mantém saciados. Para perder peso com mais facilidade, podemos combiná-la com a prática de atividade física.
Água de aveia para emagrecer, reduzir o colesterol e regular a diabetes
Elisa Morales Lupayante

Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante

Última atualização: 24 agosto, 2022

A aveia é considerada um dos cereais mais completos que podem ser incluídos na dieta, ideal para o café da manhã, o almoço, e até os lanches entre as refeições, principalmente a água de aveia.

Suas propriedades nutricionais incluem seu alto teor de fibras, vitaminas, minerais e aminoácidos essenciais que participam do bom funcionamento de muitos dos órgãos vitais do corpo.

Além disso, possui carboidratos de absorção lenta que ajudam a aumentar a sensação de saciedade enquanto participam positivamente do controle dos níveis de açúcar no sangue. 

Uma das razões pelas quais ocupa o primeiro lugar como o mais consumido em todo o mundo é a sua versatilidade, que permite a sua inclusão em dezenas de receitas e remédios naturais para a saúde e beleza.

Há algum tempo, a água de aveia se tornou muito popular, um líquido que ajuda a aproveitar ao máximo suas propriedades com o que tem a ver com a redução do peso corporal e o controle de várias doenças. 

Hoje compartilharemos todos os benefícios obtidos com o consumo dessa água e uma receita simples para você fazer em casa. Aproveite!

Leia também: Batida saciante de pera, chia e aveia para perder peso

Benefícios da água de aveia

Some figure

A água de aveia é uma bebida 100% natural que nos permite desfrutar ao máximo de todas as qualidades nutricionais da aveia sem alterar a sua composição e sabor agradável.

A razão principal pela qual ela ganhou fama em muitos lugares do mundo é porque demonstrou ser um excelente apoio para as pessoas que decidiram adotar uma dieta para perder peso de forma saudável.

Seu teor significativo de fibras atua como um regulador metabólico, cuja função é melhorar a capacidade do organismo de queimar gordura com mais facilidade. Isto é afirmado neste estudo da Universidade de Umeå da Suécia.

Também tem um efeito saciante que vale a pena ser destacado, pois diminui a ansiedade pela comida, o que leva ao consumo de calorias em excesso. Suas contribuições de fibra insolúvel ajudam a manter uma boa função digestiva, evitando a constipação e facilitando a eliminação de muitas das substâncias residuais que permanecem acumuladas no trato digestivo.

Além disso, graças à presença de leucina, isoleucina e treonina, três aminoácidos essenciais, a água de aveia ajuda a diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL) presente no sangue, como demonstra este estudo do Quadram Institute Bioscience (Reino Unido).

Também estimula a função hepática para produzir a lecitina da qual o organismo precisa para se desfazer com facilidade dos metais pesados e outras substâncias.

Uma vantagem que não podemos deixar de mencionar é que ela pode ser ingerida por pessoas com diabetes tipo 2, de acordo com este estudo realizado pela Universidade de Sichuan (China).

Isso se deve ao seu teor de fibras solúveis e carboidratos de lenta absorção, cuja ação no corpo auxilia a diminuição do índice glicêmico.

Como preparar água de aveia em casa

Some figure

Ingredientes

  • 1 xícara de aveia (105 g)
  • 2 litros de água
  • 1 pau de canela (opcional)

Como preparar

  • Coloque a aveia no liquidificador e acrescente um copo de água para batê-la em velocidade rápida.
  • Uma vez obtida uma mistura homogênea, acrescente o resto da água e a canela.
  • Bata durante alguns segundos e leve à geladeira sem coar.
  • Um conselho adicional é colocar a aveia de molho em água uma noite antes para facilitar a batida.

Como consumi-la?

Se o seu objetivo for emagrecer, você deve tomar um copo de água de aveia em jejum durante, pelo menos, um mês seguido, todos os dias.

Isso fará com que você se mantenha saciada por mais tempo, e irá oferecer fibras e nutrientes para o resto do dia.

Para aproveitar todos os seus benefícios, você deve consumi-la de forma regular, de preferência bebendo um copo antes de cada refeição principal.

Obviamente, você não pode considerá-la um substituto para a água comum, embora seja verdade que ela também sirva para mantê-lo hidratado e cheio de energia.

Descubra: 25 alimentos para emagrecer sem perder energia

Você pode elaborar em casa uma bebida muito saudável que servirá como um apoio importante para o seu plano de alimentação e atividade física para ter uma forma mais saudável.

Se você consumir a água de aveia em jejum com frequência e adotar uma dieta balanceada, poderá notar uma redução de peso significativa em pouco tempo.

Por razões óbvias, para obter melhores resultados, sempre aconselhamos complementar tudo isso com uma boa rotina de exercícios.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Zieliński, H., & Kozłowska, H. (2000). Antioxidant activity and total phenolics in selected cereal grains and their different morphological fractions. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf990619o
  • Jiang, Z. qing, Sontag-Strohm, T., Salovaara, H., Sibakov, J., Kanerva, P., & Loponen, J. (2015). Oat protein solubility and emulsion properties improved by enzymatic deamidation. Journal of Cereal Science. https://doi.org/10.1016/j.jcs.2015.04.010
  • Sayanjali, S., Ying, D., Sanguansri, L., Buckow, R., Augustin, M. A., & Gras, S. L. (2017). The effect of extrusion on the functional properties of oat fibre. LWT – Food Science and Technology. https://doi.org/10.1016/j.lwt.2017.05.025
  •  Livesey G., Taylor R., Livesey HF., Buyken AE., Jenkins DJA., et al., Dietary glycemic index and load and the risk of type 2 diabetes: a systematic review and updated meta analyses of prospective cohort studies. Nutrients, 2019.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.