Comer menos carboidratos ajuda a emagrecer?

· 20 de outubro de 2013
Veja como o carboidrato age no seu corpo e mais algumas informações importantes para a sua saúde

O organismo é composto por células, e estas trabalham arduamente para manterem o corpo ativo e com energia. Neste sentido, os carboidratos exercem uma importante função; a de fornecer a energia que o corpo necessita para realizar as atividades diárias e as funções vitais.

Classificação dos carboidratos

Os carboidratos (produtores de energia) se classificam em três tipos:

  • Monossacarídeos – mais simples: as pentoses, formadas por 5 átomos (fabricam o RNA e o DNA) e as hexoses, formadas por 6 átomos (glicose, frutose e galactose).
  • Oligossacarídeos – menos simples: os mais importantes são os dissacarídeos (fabricam sacarose e lactose).
  • Polissacarídeos – mais complexos: formados por muitos monossacarídeos diferentemente dos oligossacarídeos (fabricam o amido, o glicogênio e a celulose).

Atuação do nutriente no organismo

Eles são fontes naturais de energias. Tais substâncias podem ser guardadas para posterior utilização dentro do organismo; quando em uma atividade física, por exemplo, o corpo recorre à energia presente nos carboidratos.

Exceto em atividades físicas prolongadas, quando é preciso repor o nutriente no organismo.

Feet of jogging person
Carboidratos podem ser guardados para posterior utilização dentro do organismo; quando em uma atividade física, por exemplo, o corpo recorre à energia presente nestas substâncias.

Falta deste nutriente no organismo

A falta deste nutriente provoca maior queima de gordura e músculos no organismo. É errado crer que comer carboidratos engorda. Na verdade, saber se alimentar com os tipos certos de gordura ajuda no emagrecimento.

Tipos de carboidratos que ajudam a emagrecer

Alimentos sem glúten (proteína composta de outras proteínas fibrosas), como pães, bolos, macarrão, biscoitos, etc. ajudam a perder peso. Claro que quando aliados às atividades físicas.

Os integrais não possuem glúten e são encontrados no arroz e na aveia, por exemplo. Tais alimentos são ricos em fibra e têm baixo índice glicêmico (glicose-açúcar).

A energia desses alimentos é liberada devagar para o corpo. Evitando-se, assim, o acúmulo de gordura.

assortment of baked bread
Os pães integrais são um exemplo típico de carboidratos integrais que podem nos ajudar a emagrecer.

Os ruins

Os carboidratos prejudiciais ao organismo possuem alto teor de glúten. A glicose diminui no sangue, acumulando gordura rapidamente e aumentando a fome, fazendo com que o organismo necessite de mais comida.

Descubra: As dietas com alto teor de carboidratos são prejudiciais?

Sugar or stevia sweetener
Carboidratos ruins são aqueles com altos teores de glúten, além de muita glicose, ou ainda, alimentos ricos em açúcares.

Equilíbrio no consumo

Não é obrigatório deixar de consumir açúcares, basta ter controle sobre a dieta, e obter resultados satisfatórios e que promovam a saúde. Abaixo faremos um comparativo no que diz respeito ao uso dos carboidratos benéficos e nem tão benéficos (quando consumidos em exagero).

Comer sem restrição

Arroz integral
Aveia
Barra de cereais
Biscoitos de fibras
Frutas com casca
Leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico)
Pão integral
Milho
Massas integrais
Verduras

Muesli bars
As energéticas barrinhas de cereais integrais constituem o tipo de carboidrato saudável, que pode ser consumido sem medo.

Comer pouco

Açúcar refinado
Arroz branco
Batata
Biscoito recheado
Bolos, tortas e doces muito açucarados
Croissant
Cream Cracker
Pão de forma
Doces em geral
Chocolates
Granola

Leia também: Açúcar, mais tóxico do que pensamos

Panna cotta
As sobremesas e comidas muito doces devem ter o consumo reduzido.

Aliando o carboidrato bom e ruim

Para comer de tudo e manter o equilíbrio, basta consumi-los ao mesmo tempo. Ao comer uma pizza (massa comum), prefira a de legumes ou atum (fonte de fibras).