Utilidades da batata

· 6 de março de 2019
Conheça aqui algumas das utilidades desse alimento delicioso

A batata pode ser descrita como um alimento que nos oferece proteínas e hidratos de carbono de alta qualidade. Sem dúvidas é deficiente em alguns nutrientes, como a vitamina E, a B12, A e as gorduras. Pensando nisso, hoje falaremos sobre as utilidades da batata.

Apesar disso ainda é nutritiva e tem muitas propriedades que beneficiam nosso organismo, já que contêm fibras, vitaminas B e C e minerais. Além do mais, sua casca tem um alto teor de potássio.

Nesse artigo, porém, não falaremos da batata enquanto alimento, porém nos aprofundaremos em sua eficácia para tratar de algumas condições do organismo. Em todos os casos que expusermos, estaremos nos referindo à batata crua.

Conheça: 7 propriedades curativas e nutritivas da batata-doce

Utilidades da batata: para a pele

A acne é causada pela obstrução dos poros, a gordura excessiva da pele e a acumulação de bactérias. Nesse problema dermatológico, a batata pode ser de grande ajuda.

Quais são os componentes da batata que favorecem a pele? Pois bem, vamos ver. A batata crua é rica em minerais como enxofre, potássio e fósforo, que são bons em casos dermatológicos.

Esses minerais estimulam a produção de colágeno e elastina, que proporcionam uma pele bem tonificada e jovem.

A batata também é rica em vitamina C, um antioxidante que previne danos celulares e estimula a cicatrização.

Leia também: Creme de vitamina C: antioxidante e regenerador cutâneo

Tem propriedades como alimento alcalino, que também funciona como importante combatente à acne ao desagregar a gordura dos poros.

Além do mais, tem propriedades antibacterianas leves que podem destruir bactérias que causam acne.

Ao aplicar rodelas de batata sobre a pele, você estará se beneficiando de sua propriedade enquanto esfoliante, o que ajudará a eliminar as células mortas, que ao não serem eliminadas podem bloquear os poros da pele.

A esfoliação também permite eliminar as cicatrizes deixadas pela acne e promove o crescimento de uma nova camada de células saudáveis da pele.

Para conseguir a eliminação das olheiras, coloque rodelas de batata nos olhos e deixe atuar por 10 minutos. Também é possível usar compressas incorporadas com suco de batata.

Seus ácidos, enzimas, minerais e compostos suavizam as olheiras e mantém a pele saudável e suave.

Outras utilidades da batata que são saudáveis

  • Baixar febres. Simplesmente corte-a crua e coloque em cima ou sob os pés (mantendo-as encostadas na pela com a ajuda de uma meia).
  • Ajuda a aliviar dores de torções. Aplique emplasto de batata crua na região torcida.
  • Colabora na cicatrização e renovação da pele em caso de queimaduras. Para isso a batata crua precisa ser ralada.

Utilidades da batata: chá de casca de batata

Esse chá favorece a circulação do sangue e ajuda a melhorar problemas de hipertensão.

Além disso, seu teor alcalino facilita os processos digestivos e a desintoxicação do organismo, aliviando ulceras estomacais.

Utilidades da batata: suco de batata crua

Usado para melhorar enxaquecas e combater a prisão de ventre. Para isso é necessário consumir o suco pela manhã, de jejum.

O mesmo atua como limpador hepático e intestinal e ajuda a reduzir o ácido úrico. Pode ser adocicado com mel.

  • Camire, M. E. (2016). Potatoes and Human Health. In Advances in Potato Chemistry and Technology: Second Edition. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-800002-1.00023-6