7 propriedades curativas e nutritivas da batata-doce

As apresentações mais comuns desta raiz costumam ser o purê e a sopa de legumes. No entanto, existem muitas outras receitas. Descubra com a gente!

Você conhece as propriedades da batata-doce? Trata-se de um tubérculo que também é chamado de batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica ou jetica. “Jatica” e “jetica” são oriundos do termo tupi para a planta, ye’tika, e ela conta com um sabor muito agradável. 

Esta raiz é ideal para introduzir um novo ingrediente em alguns pratos e dar um toque diferente. Se você está grávida, ao consumi-la seu bebê também poderá desfrutar das qualidades nutritivas e propriedades da batata-doce, já que é especialmente rica em ácido fólico. 

Mesmo que sua origem seja tropical, podemos encontrá-la em todo o mundo. Em um primeiro momento seu sucesso se devia ao seu delicioso sabor doce. Graças a este, era usada como uma sobremesa sozinha, assim como ingrediente principal.

Cozinhar a batata-doce é muito simples: basta assá-la ou fazê-la cozida em água e misturar com os ingredientes que desejamos. A seguir contaremos mais a respeito de suas propriedades.

Propriedades da batata-doce

1. Cuida da pele

Pele bonita e saudável

Querendo ou não, nossa pele está exposta ao sol. Tal situação provoca o aparecimento de manchas na pele. Isso acontece com o passar dos anos.

Recomenda-se incorporar a batata-doce na dieta para frear este fenômeno, já que é rica em betacaroteno (elemento essencial para que a pele se mantenha lisa e limpa).

2. Melhora os problemas de visão

A origem desta propriedade está na vitamina A. A batata-doce é perfeita para o tratamento da visão, levando em consideração que se trata de um elemento substancial para o funcionamento da mesma. Na verdade, é indicada para complementar o tratamento de doenças como as cataratas, o glaucoma e a cegueira noturna.

Para aproveitar as vantagens nutritivas da batata-doce neste aspecto, recomendamos consumi-la pelo menos três vezes por semana.

3. Favorece uma boa circulação

Circulação sanguínea

Além das vitaminas, ela possui antioxidantes. Estes servem para reduzir os níveis de colesterol para permitir que o sangue flua com normalidade.

A batata-doce é uma grande aliada para cuidar da saúde cardíaca e cerebrovascular. Também ajuda a aumentar a concentração e a compreender melhor a informação que recebemos, já que nossa mente está melhor alimentada.

4. É um grande analgésico

Entre as vantagens curativas e nutritivas da batata-doce podemos contar com sua potência como anti-inflamatório. Isso se deve ao fato de conter polifenois, que ajudam consideravelmente a reduzir o mal-estar e a dor.

Não se trata de um simples analgésico. Mais do que aliviar a dor, também combate o inchaço. Por isso, sugerimos incluir a batata-doce em sua alimentação se você tem dores articulares, enxaquecas ou contraturas musculares.

5. Elimina toxinas e resíduos

Batata-doce

Infelizmente, quando comemos e bebemos, ingerimos elementos que diferem muito do que buscamos. Corantes, saborizantes, cal, chumbo, entre outros. Tudo isso entra em nosso organismo sem que possamos evitar.

No entanto, podemos agir para eliminá-los de algum modo. No caso da batata-doce, encontramos uma boa quantidade de glutationa. Tal substância facilita a eliminação de radicais livres e de metais pesados. Inclusive, se você toma medicamentos como o paracetamol, também facilita sua expulsão.

6. Previne a diabetes

Em outras ocasiões já falamos do que acontece com o açúcar. Seu sabor nos agrada tanto que chega a ser viciante. No entanto, a glicose é um perigo para a nossa saúde. Portanto, o melhor é buscar alternativas.

A batata-doce é um bom substituto para o açúcar e os alimentos ricos em aditivos, adoçantes e afins.

Também contém muita fibra, por isso proporciona uma maior sensação de saciedade. Assim, evitaremos sentir fome e recorrer a aqueles lanches industrializados que parecem uma ótima pedida entre as refeições.

7. Ácido fólico para a gravidez

Mulher grávida

Quando ficamos sabendo que estamos grávidas, começamos a tomar ácido fólico. Esta substância é muito importante na primeira etapa do crescimento do bebê, já que seu déficit afeta o cérebro e a espinha dorsal do feto.

As propriedades da batata-doce são nutritivas e curativas, e demonstram como os alimentos naturais são uma fonte de saúde. Por isso, gostaríamos de recuperá-los e lembrar das características que levaram à sua conservação ao longo dos séculos.

Recomendados para você