3 remédios com óleo de amêndoa para cuidar da pele

12 Novembro, 2020
Neste artigo, compartilharemos três remédios com óleo de amêndoa para tratar alguns problemas comuns da pele, como estrias e irritações, ou para remover a maquiagem.

Os óleos vegetais são excelentes ingredientes para tratamentos naturais de saúde e cosméticos. Portanto, neste artigo, compartilharemos 3 remédios com óleo de amêndoa para tratar alguns problemas comuns de pele.

Combinando o óleo de amêndoa com outros óleos e ingredientes como o aloe vera, obteremos alguns produtos caseiros e naturais que são muito benéficos para a pele. Com eles, podemos tratar estrias, psoríase, eczema, e melhorar o estado geral da nossa pele.

Óleo de amêndoa

O óleo de amêndoa é um ingrediente comum em cosméticos naturais e caseiros. Seu preço é barato e seus componentes são muito benéficos. Destaca-se, por exemplo, pela sua riqueza em vitamina E, um poderoso antioxidante.

Também contém ácidos graxos monoinsaturados e minerais como potássio e zinco, além de proteínas. Portanto, sua textura é bastante densa e muito nutritiva para a pele. Além disso, tem a vantagem de ter um aroma discreto.

Existem duas variedades do óleo de amêndoa: o amargo e o doce. Este segundo é comestível (desde que não seja indicado o contrário) e é extraído da pressão a frio dessas oleaginosas. Este é o que vamos usar para os nossos remédios com óleo de amêndoa.

3 remédios com óleo de amêndoa para cuidar da sua pele

1. Remédio antiestrias para mulheres grávidas

4 remédios com óleo de amêndoa para cuidar da sua pele
O óleo de amêndoa fornece os nutrientes e a hidratação necessários para lidar com as estrias da gravidez.

Primeiro de tudo, esse remédio é excelente para que futuras mamães cuidem da pele desde a descoberta da gravidez, ou até mesmo antes. Este produto natural não apresenta riscos para o bebê. Além disso, qualquer pessoa pode usá-lo para evitar estrias, pois proporcionará elasticidade à pele e evitará as marcas desagradáveis. 

Ingredientes

  • ¾ xícara de óleo de amêndoa (135 g)
  • ¼ xícara de óleo de rosa mosqueta (45 g)

Preparação e aplicação

  • Para começar, misture bem os dois óleos e guarde em frasco com fechamento hermético. Recomenda-se guardar em local escuro.
  • A melhor maneira de aplicá-lo é logo após o banho, depois de se molhar com água quente. Nesse momento, os poros estão abertos e o óleo é facilmente absorvido pela pele molhada.
  • Finalmente, deixe a pele secar e remova o excesso de óleo com a toalha. A pele ficará lisa, brilhante, nutrida e elástica. 

2. Loção para psoríase e eczemas

Loção para psoríase e eczemas
A combinação do óleo de amêndoa e aloe vera nos fornecerá uma hidratação extra e um efeito calmante para as irritações da pele.

O segundo desses remédios com óleo de amêndoa é muito simples e tem como objetivo ajudar aqueles que sofrem de psoríase, eczema ou dermatite. Ao combinar este óleo com o gel de aloe vera, obtemos uma loção calmante que favorece a regeneração da pele, bem como a cura de possíveis feridas ou irritações.

Ingredientes

  • ½ xícara de óleo de amêndoa (90 g)
  • ½ xícara de gel de aloe vera (80 g)
  • 15 gotas de óleo essencial de melaleuca (opcional)

Preparação e aplicação

  • Para começar, misture o óleo e o aloe vera fazendo a emulsão dos dois ingredientes até obter uma textura cremosa. Em seguida, adicione o óleo essencial de melaleuca e misture bem novamente.
  • Armazene em uma garrafa escura com fechamento hermético.
  • Aplique nas áreas afetadas duas ou três vezes ao dia.

3. Removedor de maquiagem natural para o rosto

Removedor de maquiagem natural para o rosto
Por ser um óleo, ele ajuda a remover os restos de maquiagem mais difíceis do rosto.

A maneira mais fácil e natural de remover a maquiagem do rosto é usando o óleo de amêndoa e uma toalha junto com água quente. Dessa forma, poderemos remover bem a maquiagem mais densa e, além disso, nutrir a pele para ficar com um rosto radiante.

Ingredientes

Aplicação

  • Primeiro, aplique o óleo em todo o rosto (sozinho ou combinado com o óleo essencial).
  • Mergulhe uma toalha pequena em água quente e massageie toda a pele com ela. Insista nas áreas com mais maquiagem. O resultado será uma pele relaxada, limpa e hidratada. Além disso, a lavanda proporcionará efeitos relaxantes para descansar melhor.

Agora você já conhece três remédios com óleo de amêndoa para melhorar a pele e também para tratar algumas condições menores. Com este produto natural, você fornecerá muitos nutrientes ao seu corpo e evitará outras substâncias nocivas que alguns produtos cosméticos contêm.

  • Ahmad, Z. (2010). The uses and properties of almond oil. Complementary Therapies in Clinical Practice.
  • Lin, T. K., Zhong, L., & Santiago, J. L. (2018). Anti-inflammatory and skin barrier repair effects of topical application of some plant oils. International Journal of Molecular Sciences.
  • Carson, C. F., Hammer, K. A., & Riley, T. V. (2006). Melaleuca alternifolia (tea tree) oil: A review of antimicrobial and other medicinal properties. Clinical Microbiology Reviews.
  • Surjushe, A., Vasani, R., & Saple, D. (2009). Aloe vera: A short review. Indian Journal of Dermatology.