Melhor com verduras

· 19 de outubro de 2013
Sabemos que consumir verduras é de extrema importância para a saúde. Mas muitos não sabem ao certo os inúmeros benefícios que esses poderosos alimentos nos proporcionam.

Para algumas pessoas, consumir verduras, ou as famosas saladas, é um verdadeiro prazer. Para outros, um sacrifício e, nesse caso, mudar o hábito é realmente difícil. Entretanto, é importante afinal tais mudanças são capazes de proporcionar benefícios durante toda a vida.

É de extrema importância consumir o maior número de verduras possíveis. Cada uma delas oferece vantagens únicas. E não adianta fazer cara feia para comer.

Atualmente, há uma enorme variedade de molhos que ajudam a diminuir os sabores mais amargos das verduras sem tirar suas propriedades.

Propriedades de algumas verduras

Para motivar aqueles que fogem das verduras e informar aqueles que já as consomem, falaremos brevemente sobre algumas das mais consumidas e os nutrientes benéficos que nos oferecem.

Acelga

A acelga é uma grande fonte de cálcio, fósforo, potássio, magnésio, fibras e vitaminas do tipo A e C.

Apresenta certa vantagem pois é encontrada durante todo o ano. Seu consumo pode ser tanto cru como cozido e é uma grande fonte de cálcio, fósforo, potássio, magnésio, fibras e vitaminas do tipo A e C.

Outra principal vantagem é o fato de ser pouco calórica: apenas duas calorias por folha.

Chicória

A chicória é rica em cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitaminas.

Independente do tipo de folhas, podem ser lisas ou crespas, apesar de todo seu sabor amargo, oferece pouquíssimas calorias.

Sendo assim, é muito indicada nas dietas, além de ser rica em cálcio, fósforo, potássio, magnésio e vitaminas.

Couve

Além de deliciosa e nutritiva, a couve pode ser preparada de diversas maneiras, tudo depende do seu gosto e imaginação!

A couve possui um sabor bem particular, e pode ser consumida de diversas formas. Refogada, cozida e há quem a consuma crua.

A forma preferida dos brasileiros é a mineira, que normalmente acompanha pratos como o carré. Além de ser muito saborosa, seu consumo é aconselhável por apresentar em sua composição muitas vitaminas e distintos minerais.

Espinafre

Além de água, é possível encontrar no espinafre potássio, ferro, cálcio, vitaminas e fibras.

Essa folha é importantíssima pois é composta principalmente por água e, ao ser cozida, perde parte dela. Dificilmente é consumida crua, já que desta maneira é muito áspera.

Além de água, é possível encontrar potássio, ferro, cálcio, vitaminas e fibras nessa verdura.

Leia também: 5 receitas com espinafres para incluir na dieta

Alface

A alface possui muitas variedades: lisa, romana, americana, roxa e crespa.

É a verdura mais consumida no Brasil e pode ser encontrada durante todo o ano. Apresenta-se em muitas variedades, como: lisa, romana, americana, roxa e crespa.

Além disso, é fonte de vitaminas A e C, fibras e muitos minerais.

Agrião

É a verdura que acompanha alguns pratos típicos brasileiros, como a rabada, que inclusive é um prato muito calórico.

Dividindo espaço com esta iguaria bem “pesada”, ajuda a equilibrar o prato com a presença de vitaminas, potássio, cálcio, fósforo e potássio.

Rúcula

A rúcula contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas e fibras.

Verdura de sabor apimentado e baixa caloria, contém cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas e fibras.

Leia também: As incríveis propriedades da rúcula

Cuidados

Use sempre azeite, molhos com ervas e iogurtes como tempero para dar um toque diferente e especial às saladas.
  • É fundamental manter a higiene adequada antes de consumir qualquer verdura. Assim, é preciso lavá-las com muita atenção para eliminar toda a sujeira.
    • Uma boa receita caseira é deixá-las de molho em uma mistura de água e duas colheres de vinagre por aproximadamente vinte minutos.
  • Cozinhe as verduras no vapor, já que com esse método menos nutrientes são perdidos.
  • Se optar por comê-las cruas, use sempre azeite, molhos com ervas e iogurtes como temperos para dar um toque diferente e especial às saladas.
  • Nunca compre folhas amareladas, rasgadas ou com aspecto ruim.
  • Whitfield, F. B., & Last, J. H. (2017). Vegetables. In Volatile Compounds in Foods and Beverages. https://doi.org/10.1201/9780203734285