A roda da vida como ferramenta de mudança

A Roda da Vida é uma ferramenta que pode ajudá-lo a avaliar a sua vida no momento atual e o que você precisa fazer para mudá-la. Saiba tudo a seguir.
A roda da vida como ferramenta de mudança

Última atualização: 08 Abril, 2021

A roda da vida como ferramenta de mudança é um exercício poderoso ao qual podemos recorrer a qualquer momento, especialmente quando sentimos que algo não está funcionando bem.

Hoje, essa roda é usada dentro do mundo do coaching ou PNL (Programação Neurolinguística) por pessoas que buscam introduzir mudanças em suas vidas. Por meio dessa técnica, podemos fazer um exame mais profundo dos nossos hábitos.

Por exemplo, uma pessoa pode considerar que tudo está indo bem, inclusive seus relacionamentos emocionais, mas que o mesmo não acontece com as suas finanças.

Outros descobrirão que seus relacionamentos são insatisfatórios, mas que estão indo muito bem no trabalho. Existem infinitas possibilidades relacionadas.

Nesses casos, a roda da vida pode ser uma forma de analisar o porquê. Quais são os aspectos que podem estar prejudicando outras pessoas e como devemos melhorar a nós mesmos?

Você pode se interessar: Fortaleça as relações familiares

O que é a roda da vida?

A roda da vida é uma ferramenta que nos permite trazer equilíbrio à nossa própria existência. Por meio dela, podemos identificar áreas onde precisamos melhorar.

Ter equilíbrio na vida é necessário, pois este se relaciona ao bem-estar. É o que expõe este estudo realizado pela Pontificia Universidad Católica del Perú.

Como o próprio nome sugere, essa técnica consiste em desenhar um círculo e dividi-lo em seções – geralmente 8 ou 10 – representando diferentes aspectos vitais. Embora essas áreas possam variar dependendo das circunstâncias que estamos enfrentando, costumam ser:

  • Finanças
  • Saúde
  • Diversão
  • Trabalho
  • Relacionamento amoroso
  • Família
  • Amigos
  • Realização pessoal

Cada um deles será avaliado com um número de 1 a 10, que vai variar de acordo com o nível de satisfação com cada peça da roda. O 10 é traduzido como “feliz” e o 1 como “infeliz ou insatisfeito”.

Finalmente, os pontos podem ser unidos, assim como as divisões podem ser coloridas, para que possamos visualizar mais rapidamente o nosso estado de vida atual.

Uma vida equilibrada
A vida é composta por diversos aspectos que requerem um equilíbrio para alcançar a satisfação total.

Como podemos classificar cada categoria?

A seguir, compartilharemos uma série de perguntas de orientação para que você tenha uma ideia do número que pode atribuir a este respeito:

  • Para o aspecto do trabalho, você pode se perguntar o seguinte:
  1. Gosta do que faz?
  2. Você se identifica com a empresa para a qual trabalha?
  3. Sente satisfação em seu local de trabalho?
  4. Você tem oportunidades de crescer?
  • Para a área financeira, você pode se perguntar o seguinte:
  1. Sua renda permite que você viva como deseja?
  2. Você tem a possibilidade de economizar para quando se aposentar?
  3. Consegue guardar dinheiro para emergências?
  • Para a área do relacionamento amoroso, pergunte o seguinte:
  1. Você tem um parceiro?
  2. Sente amor pelo seu parceiro?
  3. Você sente que é amado?
  4. Compartilha interesses com seu companheiro?
  5. Vocês têm uma boa intimidade?
  • Para a área da saúde, você pode se perguntar:
  1. Você está se sentindo bem?
  2. A sua alimentação é saudável?
  3. Você pratica alguma atividade física?
  4. Está satisfeito com o seu estado de saúde?
  • Quanto à família, você pode se perguntar o seguinte:
  1. O tempo que você passa com a sua família é suficiente?
  2. O relacionamento com os parentes é positivo?
  3. Você compartilha tempo de qualidade com seu parceiro e com os seus filhos?
  4. Você sente o apoio do seu grupo familiar?

Lembre-se de que essas perguntas são apenas para orientá-lo. Através delas ou de outras semelhantes, você pode construir a sua própria roda.

Perguntas sobre a vida
É importante se fazer perguntas sobre a vida para avaliá-la.

Como avaliar a roda da vida?

Podemos analisar esta roda considerando a pontuação atribuída a cada ponto. Os pontos que estiverem mais localizados no centro são aqueles em que a qualificação é baixa e exigirão mais trabalho.

No entanto, você não deve se sentir mal com isso, pois os seres humanos não são perfeitos. Você deve saber que todos nós temos aspectos nos quais devemos nos concentrar para sermos pessoas melhores.

A vida é um aprendizado constante. Ao observar a sua roda, você pode refletir sobre a sua situação e começar a implementar as mudanças necessárias.

Acostume-se a usar esta ferramenta e, aos poucos, você vai perceber como fica mais fácil atingir seus objetivos. Você só precisa de um pouco de perseverança e de paciência.

It might interest you...
O que pode nos ajudar a melhorar a saúde mental?
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
O que pode nos ajudar a melhorar a saúde mental?

Podemos melhorar a saúde mental com exercícios, um estilo de vida saudável e certas terapias específicas. Leia mais sobre o assunto aqui.