A importância do apoio familiar durante a gravidez

A gravidez é um processo maravilhoso e complexo ao longo do qual a mãe requer muito apoio, tanto do parceiro quanto da família. Descubra algumas recomendações e veja a grande importância do apoio familiar durante a gravidez.

Muitas pessoas não entendem a importância do apoio familiar durante a gravidez. A verdade é que o apoio prestado à futura mãe ajuda a ter um bom humor, o que beneficia a saúde do futuro bebê.

O fato de uma mãe se sentir apoiada e acompanhada durante a gravidez, libera os hormônios do estresse e ajuda a prevenir a depressão pós-parto.

A chegada de um novo membro à família implica a criação de novos vínculos. Diante disso, a família cresce e cada membro deve abrir um espaço emocional para o futuro bebê.

Frases que as mulheres grávidas não precisam ouvir

Mulher grávida olhando para a barriga

Além do excesso de sentimentos que aparecem por causa da gravidez, as mulheres estão expostas a uma série de comentários negativos de pessoas que compartilham seu ambiente, comentários que podem fazer a futura mãe se sentir mal. Em seguida, as frases que as mulheres grávidas não devem ouvir:

  • “Tenha cuidado se você ficar muito gorda! Depois, você não será capaz de perder peso”.
  • “Você vai ter o bebê sozinha?”
  • “Você quer ter outro ou é o último?”
  • “E o que você vai fazer com o seu trabalho?”

Os comentários negativos, ou nada construtivos, acabam afetando a saúde da gestante e, portanto, também a saúde do bebê.

Sabemos que esses tipos de comentários nem sempre pretendem prejudicar à gestante, mas é necessário entender a importância do apoio familiar durante a gravidez e como essas coisas simples podem afetar as mulheres grávidas.

Veja também: Gravidez, essa união mágica com um ser que nós amamos sem sequer conhecermos

O apoio do pai é o mais importante

O apoio incondicional do pai durante toda a gravidez ajuda a mãe a administrar melhor o humor, o estresse e toda a experiência de esperar um bebê.

As alterações hormonais pelas quais as mulheres passam durante a gravidez podem torná-las um tanto inseguras, ansiosas e irritáveis ​​em qualquer situação. É quando o casal deve estar mais unido.

A mulher é quem vai carregar o bebê em seu ventre por 9 meses, mas a responsabilidade e o compromisso são de ambos os pais. O que uma mulher grávida mais precisa de seu parceiro é amor e apoio. Alguém que a escute sem julgar as mudanças que ela terá que viver nesse estágio.

O que você deve fazer como uma mulher grávida

Mulher grávida feliz por estar sempre acompanhada

Embora o ideal seja que todos ao seu redor compreendam a importância do apoio familiar durante a gravidez, nem todos o farão. Então você deve estar preparada para evitar o nível de preocupação gerado pelas opiniões das pessoas ao seu redor. Diante disso, leve em consideração as seguintes recomendações:

  • Quando você tiver dúvidas ou perguntarem sobre sua gravidez, não procure respostas em seus amigos e familiares. Os especialistas são os únicos que podem lhe dizer o que fazer.
  • Se sua família exagerar com os seus conselhos, você deve manter sua postura e pedir respeito.
  • Você deve entender que o papel das pessoas ao seu redor deve ser o de companheiros. Se este não for o caso, é conveniente não tê-los perto demais para evitar ser afetada.

Apoio familiar durante a gravidez: como fornecê-lo?

Muitas vezes os familiares, e até mesmo o parceiro da futura mãe, desconhecem a importância do apoio familiar durante a gravidez e desconhecem a forma mais adequada de enfrentar as mudanças hormonais que a gestante tem que viver.

Aqui estão algumas recomendações para você ser uma boa companhia para a mãe:

  • Sempre expresse o quanto você a ama, sem medo e sem subtrair palavras desse sentimento.
  • Preste atenção quando demonstrar interesse em contar seus medos e emoções.
  • Não subestime os problemas relacionados ao futuro bebê.
  • Respeite seu espaço pessoal, especialmente se quiser ficar sozinha ou não quiser conversar.

Recomendamos que você leia: 5 dicas para reduzir o desconforto do hipotireoidismo durante a gravidez

Reflexão

Apoio médico durante a gravidez

O apoio familiar durante a gravidez é realmente significativo para o estado de espírito da mãe e a saúde do futuro bebê. O simples fato de perguntar: “Existe alguma coisa em que eu possa ajudá-la?”, fará ela se sentir muito bem e protegida.

Recomendados para você