A importância do apoio familiar durante a gravidez
Muitas pessoas não entendem a importância do apoio familiar durante a gravidez. A verdade é que o apoio prestado à futura mãe ajuda a ter um bom humor, o que beneficia a saúde do futuro bebê.
O fato de uma mãe se sentir apoiada e acompanhada durante a gravidez, libera os hormônios do estresse e ajuda a prevenir a depressão pós-parto.
A chegada de um novo membro à família implica a criação de novos vínculos. Diante disso, a família cresce e cada membro deve abrir um espaço emocional para o futuro bebê.
Frases que as mulheres grávidas não precisam ouvir
Além do excesso de sentimentos que aparecem por causa da gravidez, as mulheres estão expostas a uma série de comentários negativos de pessoas que compartilham seu ambiente, comentários que podem fazer a futura mãe se sentir mal. Em seguida, as frases que as mulheres grávidas não devem ouvir:
- “Tenha cuidado se você ficar muito gorda! Depois, você não será capaz de perder peso”.
- “Você vai ter o bebê sozinha?”
- “Você quer ter outro ou é o último?”
- “E o que você vai fazer com o seu trabalho?”
Os comentários negativos, ou nada construtivos, acabam afetando a saúde da gestante e, portanto, também a saúde do bebê.
Sabemos que esses tipos de comentários nem sempre pretendem prejudicar à gestante, mas é necessário entender a importância do apoio familiar durante a gravidez e como essas coisas simples podem afetar as mulheres grávidas.
Veja também: Gravidez, essa união mágica com um ser que nós amamos sem sequer conhecermos
O apoio do pai é o mais importante
O apoio incondicional do pai durante toda a gravidez ajuda a mãe a administrar melhor o humor, o estresse e toda a experiência de esperar um bebê.
As alterações hormonais pelas quais as mulheres passam durante a gravidez podem torná-las um tanto inseguras, ansiosas e irritáveis em qualquer situação. É quando o casal deve estar mais unido.
A mulher é quem vai carregar o bebê em seu ventre por 9 meses, mas a responsabilidade e o compromisso são de ambos os pais. O que uma mulher grávida mais precisa de seu parceiro é amor e apoio. Alguém que a escute sem julgar as mudanças que ela terá que viver nesse estágio.
O que você deve fazer como uma mulher grávida
Embora o ideal seja que todos ao seu redor compreendam a importância do apoio familiar durante a gravidez, nem todos o farão. Então você deve estar preparada para evitar o nível de preocupação gerado pelas opiniões das pessoas ao seu redor. Diante disso, leve em consideração as seguintes recomendações:
- Quando você tiver dúvidas ou perguntarem sobre sua gravidez, não procure respostas em seus amigos e familiares. Os especialistas são os únicos que podem lhe dizer o que fazer.
- Se sua família exagerar com os seus conselhos, você deve manter sua postura e pedir respeito.
- Você deve entender que o papel das pessoas ao seu redor deve ser o de companheiros. Se este não for o caso, é conveniente não tê-los perto demais para evitar ser afetada.
Apoio familiar durante a gravidez: como fornecê-lo?
Muitas vezes os familiares, e até mesmo o parceiro da futura mãe, desconhecem a importância do apoio familiar durante a gravidez e desconhecem a forma mais adequada de enfrentar as mudanças hormonais que a gestante tem que viver.
Aqui estão algumas recomendações para você ser uma boa companhia para a mãe:
- Sempre expresse o quanto você a ama, sem medo e sem subtrair palavras desse sentimento.
- Preste atenção quando demonstrar interesse em contar seus medos e emoções.
- Não subestime os problemas relacionados ao futuro bebê.
- Respeite seu espaço pessoal, especialmente se quiser ficar sozinha ou não quiser conversar.
Recomendamos que você leia: 5 dicas para reduzir o desconforto do hipotireoidismo durante a gravidez
Reflexão
O apoio familiar durante a gravidez é realmente significativo para o estado de espírito da mãe e a saúde do futuro bebê. O simples fato de perguntar: “Existe alguma coisa em que eu possa ajudá-la?”, fará ela se sentir muito bem e protegida.
Pode interessar a você...