A importância do apoio familiar durante a gravidez

A gravidez é um processo maravilhoso e complexo ao longo do qual a mãe requer muito apoio, tanto do parceiro quanto da família. Confira algumas recomendações sobre esse assunto.
A importância do apoio familiar durante a gravidez

Última atualização: 12 Maio, 2021

Muitas pessoas não entendem a importância do apoio familiar durante a gravidez. A verdade é que o apoio prestado à futura mãe a ajuda a ter um bom humor, o que beneficia a saúde do futuro bebê.

– Acho que você deveria parar de comer tanto. Você vai ficar uma baleia.

– Por favor, evite comentários sobre coisas ninguém lhe perguntou. Obrigado.

Sim, parece uma resposta dura, mas é uma resposta que vai lhe dar paz de espírito durante os 9 meses e até depois da gravidez. O fato de uma mãe se sentir apoiada e acompanhada durante a gravidez a liberta dos hormônios do estresse e ajuda a prevenir a depressão pós-parto, de acordo com este estudo publicado em Atención Primaria.

A chegada de um novo membro à família implica a criação de novos vínculos. Diante disso, a família cresce e cada membro deve abrir um espaço emocional para o futuro bebê, por isso é necessário o apoio de todos.

Frases que as mulheres grávidas não precisam ouvir

 

Mulher grávida em família.
Nessa fase, os comentários positivos sobre as mães devem estar sempre presentes.

Além do excesso de sentimentos que surgem por causa da gravidez, as mulheres ficam expostas a uma série de comentários negativos por parte de pessoas do seu convívio, comentários que podem fazer a futura mãe se sentir mal.

A seguir, listamos as frases que as mulheres grávidas não devem ouvir:

  • Cuidado! Se você ficar muito gorda, depois não conseguirá perder peso.
  • Você vai ter o bebê?
  • Você quer ter outro ou é o último?
  • E o que você vai fazer com o seu trabalho?

Os comentários negativos, ou nada construtivos, acabam afetando a saúde da gestante e, portanto, também a saúde do bebê.

Sabemos que esse tipo de comentário nem sempre pretende prejudicar a futura mãe, mas é necessário entender a importância do apoio familiar durante a gravidez e como essas coisas simples podem afetar as mulheres grávidas.

O apoio do pai é o mais importante

O apoio incondicional do pai durante toda a gravidez ajuda a mãe a administrar melhor as mudanças de humor, o estresse e toda a experiência de esperar um bebê.

As alterações hormonais pelas quais as mulheres passam durante a gravidez podem torná-las um tanto inseguras, ansiosas e irritáveis ​​em qualquer situação. Nesse momento é quando o casal deve estar mais unido.

A mulher é quem vai carregar o bebê em seu ventre por 9 meses, mas a responsabilidade e o compromisso são de ambos os pais. O que uma mulher grávida mais precisa de seu parceiro é amor e apoio. Alguém que a escute sem julgar as mudanças que ela terá que viver nessa fase.

Da mesma forma, como evidenciado por esta pesquisa publicada em Revista Matronas Profesión, o acompanhamento e apoio do pai durante a gravidez é benéfico para promover significativamente o vínculo de apego.

 

Mulher grávida feliz por estar sempre acompanhada
Os pais também devem participar de forma ativa na gravidez!

O que você deve fazer como uma mulher grávida

Embora o ideal seja que todos ao seu redor compreendam a importância do apoio familiar durante a gravidez, nem todos o farão.

Então, você deve estar preparada para evitar o nível de preocupação gerado pelas opiniões das pessoas ao seu redor. Diante disso, leve em consideração as seguintes recomendações:

  • Quando você tiver dúvidas ou perguntas sobre a gravidez, não procure respostas em seus amigos e familiares. Os especialistas são os únicos que podem lhe dizer o que fazer.
  • Se sua família exagerar nos conselhos, você deve manter sua postura e pedir respeito.
  • Você deve entender que o papel das pessoas ao seu redor deve ser o de companheiros. Se esse não for o caso, é conveniente não tê-los perto demais para evitar ser afetada.

Apoio familiar durante a gravidez: como fornecê-lo?

Muitas vezes, os familiares e até mesmo o parceiro da futura mãe desconhecem a importância do apoio familiar durante a gravidez e desconhecem a forma mais adequada de enfrentar as mudanças hormonais que a gestante tem que viver.

Por isso, aqui estão algumas recomendações para você ser uma boa companhia para a mãe:

  • Sempre expresse o quanto você a ama, sem medo e sem subtrair palavras desse sentimento.
  • Preste atenção quando ela demonstrar interesse em contar seus medos e emoções.
  • Não subestime os problemas relacionados ao futuro bebê.
  • Respeite seu espaço pessoal, especialmente se ela quiser ficar sozinha ou não quiser conversar.

Em relação ao apoio familiar durante a gravidez…

 

Em última análise, o apoio familiar durante a gravidez é realmente significativo para o estado de espírito da mãe e a saúde do futuro bebê.

O simples fato de perguntar: “Existe alguma coisa em que eu possa ajudar?”, fará ela se sentir muito bem e protegida durante essa fase tão especial para ela e para todos ao seu redor.

Pode interessar a você...
A gravidez depois dos 35 anos
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
A gravidez depois dos 35 anos

Embora a gravidez após os 35 anos não costume ter problemas, o fato é que quanto mais idade se tem, mais riscos aparecem.