5 dicas para reduzir o desconforto do hipotireoidismo durante a gravidez

Embora a gestação seja um processo natural para as mulheres, não as isenta de experimentar os sintomas de condições como o hipotireoidismo. Conheça estratégias para reduzir o desconforto desta patologia.

A tireoide é uma glândula com múltiplas funções no corpo, não apenas em condições normais, mas também durante a gravidez. É uma glândula de grande importância, por isso devemos estar atentos a qualquer tipo de problema, como o hipotireoidismo.

O hipotireoidismo é uma patologia da referida glândula que causa certos desconfortos e que pode prejudicar a gravidez, alterando o progresso correto e até mesmo sua conclusão. Apesar disso, existem alternativas para melhorar os sintomas desta doença.

A solução nem sempre está no consumo de hormônios tireoidianos, existem outras estratégias que também reduzem o desconforto do hipotireoidismo durante a gravidez.

Quais são os sintomas do hipotireoidismo durante a gravidez?

  • Intolerância ao frio.
  • Cabelos finos e quebradiços.
  • Rosto melancólico.
  • Prisão de ventre.
  • Tendência à obesidade.
  • Perda de apetite.
  • Irritabilidade.
  • Pele seca.

Estratégias para reduzir o desconforto do hipotireoidismo durante a gravidez

1. Consuma iodo natural

Alimentos com iodo para controlar o hipotireoidismo durante a gravidez

O iodo é o principal composto da tireoide e, portanto, o hormônio da tireoide que o produz. Adicionar o iodo aos alimentos dietéticos diários com sal iodado permitirá que o corpo consiga absorver a quantidade necessária, para assim reduzir o desconforto causado pelo hipotireoidismo durante a gravidez.

Para obtê-lo de forma ainda mais natural, recomendamos o consumo de frutos do mar ou algas marinhas que contenham uma boa quantidade de iodo. Com estes alimentos, o corpo reabastece a proporção de iodo que a glândula perdeu devido à sua condição patológica.

2. Evite comer produtos com soja

Os alimentos à base de soja possuem em sua estrutura nutricional os compostos goitrogênicos, que afetam diretamente os níveis de tireoide do corpo, e ainda mais se a mulher com hipotireoidismo estiver grávida.

Os alimentos de soja são responsáveis ​​por inibir a estimulação do hormônio da tireoide, implicando em um desequilíbrio significativo da mesma e favorecendo a aparição do bócio.

3. Mantenha uma dieta equilibrada

Dieta para controlar o hipotireoidismo durante a gravidez

Manter uma dieta equilibrada é uma das principais estratégias para reduzir o desconforto do hipotireoidismo no período de gestação. Todas as refeições devem fornecer a quantidade de nutrientes necessários para alimentar a mãe de forma saudável e, consequentemente, o feto.

Escolha alimentos orgânicos e você verá como em pouco tempo você não sentirá mais os sintomas do hipotireoidismo tão acentuadamente.

4. Consuma óleos naturais

Ambos os óleos essenciais e óleos naturais e ácidos graxos são essenciais em todas as gestações, pois além de fornecer grandes benefícios para a saúde do feto, eles também mantêm a glândula da tireoide regulada. Isso significa que os óleos naturais e os ácidos graxos estimulam a secreção do hormônio da tireoide.

Eles melhoram a função da tireoide e, como resultado, ajudam a reduzir o desconforto que esta condição implica durante a gravidez. Você pode obter naturalmente os ácidos graxos e os óleos naturais dos frutos secos, como as nozes e sementes de linho, assim como em outras frutas, como o abacate.

5. Aumente a ingestão de proteínas

Alimentos que ajudam a controlar o hipotireoidismo durante a gravidez

As proteínas são nutrientes que contribuem para uma melhor distribuição do hormônio da tireoide. Consumir boas porções de proteína ajuda o hormônio da tireoide a atender os requisitos de forma equilibrada.

Você consegue obter as proteínas mais saudáveis ​​em todos os frutos secos, assim como nos vegetais verdes e na carne branca. Isso ajudará a você e ao seu bebê a se sentirem bem.

Conclusão

Enquanto o organismo estiver com os níveis corretos desse hormônio, os desconfortos devidos ao hipotireoidismo começarão a diminuir, fazendo com que você se sinta calma durante sua gravidez e permitindo que você não se preocupe com a condição da tireoide.

Recomendados para você