9 hábitos saudáveis para viver por mais tempo
O estilo de vida que levamos e nossos hábitos estão muito relacionados com o estado de nossa saúde e a forma como envelhecemos, tanto a nível mental como físico.
Está comprovado que existem muitos hábitos saudáveis que ajudam a gozar plenamente da vida. Trazem qualidade para a saúde, mantendo-nos jovens por mais tempo e aumentando a expectativa de vida.
O envelhecimento faz parte de nosso ciclo de vida e é algo inevitável para todos. No entanto, existem hábitos de vida que podem acelerar este processo. Como consequência, podem afetar a saúde, fazendo-nos parecer esteticamente com mais idade e encurtar nossos anos de vida.
Por sorte, também existem hábitos ideais para manter nosso organismo jovem em todos os sentidos e gozar de boa saúde ainda que os anos passem. A seguir, deixamos os melhores hábitos saudáveis para viver por mais tempo.
Mantenha uma dieta saudável
Uma dieta saudável deve ser levada com moderação e variedade. O organismo precisa de tudo um pouco e cada um dos alimentos incorpora algo positivo todos os dias. Ainda que existam alguns alimentos mais recomendados que outros, o melhor é ter uma dieta balanceada e variada.
É importante, portanto, optar por consumir alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais. Também é importante recordar que os excessos são nocivos em todos os sentidos, principalmente com relação às gorduras e comida “fast-food” em geral.
Tenha bons hábitos de higiene diária
Todos sabem que nosso corpo requer uma boa higiene diária para eliminar patógenos que podem afetar a saúde. É importante limpar muito bem todo nosso corpo e dar um cuidado muito especial a cada zona de acordo com suas necessidades. Por exemplo, a zona íntima requer um cuidado mais especial, o mesmo que a boca e as mãos.
Faça exercícios regularmente
Está 100% comprovado que o exercício favorece tanto a saúde física como a mental. Na atualidade, a tecnologia facilitou muito os trabalhos cotidianos que exigiam atividade física. Por isso, nós mesmos devemos assumir o compromisso com nosso corpo e optar por incluir regularmente uma boa rotina de exercícios.
Isso nos ajudará a manter um bom estado físico, um peso equilibrado e prevenir doenças.
É muito fácil fazer exercícios e certamente você poderá desfrutar deles. Opte por caminhar mais, correr, nadar, dançar, entre outros.
Quer envelhecer bem? Então não deixe de ler: 5 hábitos para que fazer exercícios depois dos 50 não seja um problema
Previna os acidentes domésticos
Muitas vezes afetamos nossa saúde com acidentes domésticos que sabemos que podemos prevenir. Portanto, evite as situações de risco, peça ajuda no caso de ter que fazer algum trabalho pesado e sempre tome as medidas de prevenção necessárias para fazer suas atividades de casa e no trabalho.
Evite o consumo de álcool e cigarros
A maior parte dos jovens associa o consumo de álcool com a diversão e com festa. Beber álcool desde cedo é algo que vai deteriorando a saúde e com o tempo aparecem graves consequências que são difíceis de tratar.
O álcool é uma substância tóxica para o organismo e pode causar dependência. Por outro lado, o cigarro é outro dos vícios que mais afetam as pessoas hoje em dia.
Sabemos que o tabaco apresenta muitos aspectos negativos para a saúde e pode levar inclusive à morte. É importante aprender a deixar este vício e optar por uma vida mais saudável, livre do cigarro.
Faça exercícios mentais
Assim como o corpo, a mente também necessita se exercitar para que não se deteriore tão rápido e se mantenha ativa mesmo que os anos passem. Fazer ginástica mental é muito fácil e nos ajuda a desenvolver mais habilidades. Basta ter bons hábitos como ler, fazer jogos mentais, escrever, concentrar-se em algo, entre outros.
Não deixe de ler também: 4 exercícios para não perder a lucidez na velhice
Desfrute de seu tempo livre
Uma das formas de conservar a juventude, manter a boa saúde e conseguir uma melhor qualidade de vida, é aprendendo a desfrutar do tempo livre. Realize atividades que sejam gratificantes e divertidas.
Compartilhar tempo com os amigos ou a família, viajar, ir a uma festa ou em geral fazer qualquer atividade fora da rotina, é uma grande forma de desfrutar plenamente a vida.
Evite o estresse
Hoje em dia, o estresse é a doença que afeta a maior parte das pessoas. O ambiente, a tecnologia e muitos outros fatores, expõem a pessoa a cair mais facilmente no estresse, na ansiedade, na depressão. Todos esses sintomas desequilibram nosso organismo, tanto a nível físico como emocional.
Beba mais água
A água é vida e sabemos que grande parte de nosso corpo é composto por ela. Portanto, incluir pelo menos dois litros de água por dia contribui para melhorar a saúde, nos mantêm hidratados, nos ajuda a mostrar uma pele mais jovem e em geral, possui muitos benefícios para um melhor funcionamento do organismo.
As dicas foram úteis pra você? Sendo assim, leia nossos próximos artigos com mais sugestões para a sua saúde e bem-estar.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Water and nutrition. (2016).
cdc.gov/healthywater/drinking/nutrition/ - Institute of Medicine of the National Academies. (2005). Chapter 4: Water. Dietary reference intakes for water, potassium, sodium, chloride, and sulfate.
nap.edu/read/10925/chapter/6 - American Council on Exercise. (n.d.). Exercise library.
acefitness.org/education-and-resources/lifestyle/exercise-library/ - CMAJ. 2006 Mar 14; 174(6): 801–809. Health benefits of physical activity: the evidence. doi: 10.1503/cmaj.051351
- University of Washington School of Medicine. (2018). No safe level of alcohol, new study concludes. https://www.sciencedaily.com/releases/2018/08/180824103018.htm
- Int J Angiol. 2007 Autumn; 16(3): 77–83. Cigarette smoke and adverse health effects: An overview of research trends and future needs. doi: 10.1055/s-0031-1278254
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.