9 dicas para comer de forma saudável no Natal

11 Fevereiro, 2020
Sabemos que o Natal é um tempo de excessos, por isso devemos aprender a nos controlar e, na medida do possível, substituir alimentos hipercalóricos por mais saudáveis. Veja essas dicas para comer de forma saudável no Natal.

O Natal é um momento de celebração e de compartilhar com seus entes queridos. Entre tanta convivência pode ser difícil atingir o objetivo de comer de forma saudável no Natal.

Por isso, não é incomum que muitas pessoas tenham medo de sabotar suas rotinas de dieta e exercício e arruinar o progresso que elas fizeram em sua saúde.

Para ajudá-lo, preparamos essas dicas para comer de forma saudável no Natal e também em qualquer outra reunião onde você sabe que cometerá excessos. Você verá que é mais fácil do que você pensava.

Coma algo saudável antes de sair

Coma algo saudável antes de sair

Você vai a um jantar com seus colegas de trabalho e você sabe que o menu será carregado com calorias? O habitual é que o menu inclua mais carboidratos do que vegetais e, com a passagem dos dias, torna-se mais difícil incluí-los.

Para se certificar de que você vai comer de forma saudável no Natal, prepare uma salada leve que inclua folhas verdes e uma proteína ou um batido rico em fibras.

Você pode comer uma porção normal cerca de duas horas antes do jantar: assim você ficará satisfeito com menos comida.

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Mantenha seus horários regulares

Um erro comum durante o Natal é mudar nossos horários normais de refeição.

Se você esperar várias horas ou comer mais cedo do que o habitual, você ficará tentado a comer porções maiores e será difícil para você comer de forma saudável no Natal.

Além disso, quando chega a hora de comer regularmente, pode ser tentado a fazê-lo de novo.

Quando você tiver de ir a uma reunião onde haverá comida, siga nossos conselhos prévios e prepare uma salada leve.

Coma os alimentos de sempre

Comer de forma saudável no Natal quando vive com diabetes, hipertensão ou qualquer outra condição é vital. Não só o seu peso pode ser afetado, mas também a sua glicemia ou níveis de pressão arterial.

Neste caso, você deve se certificar de escolher sempre os alimentos mais parecidos com os da sua dieta habitual.

Se você não tem a opção de comer de forma saudável porque todos os alimentos consistem em produtos fritos ou muito doces, reduza o tamanho das porções.

Caso haja comida a vapor ou vegetal, escolha-os em vez dos fritos ou combine várias frutas.

Escolha a “comida real” primeiro

Cuide das porções

Quando você participa de um evento ou jantar de Natal, você encontrará lanches que não fornecem nutrientes. Antes de encher o prato com eles, procure opções de alimentação saudável.

Sirva algumas proteínas e vegetais e tente evitar macarrão e farinhas. Desta forma, você pode dar-se a permissão para comer algumas sobremesas que fornecem carboidratos suficientes.

Não se esqueça de se hidratar

Beber água ajuda você a evitar petiscar e comer excessivamente. Quando você sentir o desejo de comer uma segunda tigela de salada, beba um copo de água.

Desta forma, você pode evitar essa segunda porção de salada ou comer menos.

Comer de forma saudável no Natal não implica que você precise, necessariamente, escolher apenas vegetais e alimentos cozidos no vapor. Você também deve aprender quando é hora de evitar os petiscos.

Mude as receitas tradicionais para outras mais nutritivas

Você já pensou em seu menu para o Natal? É muito provável que você já tenha começado a planejar seu jantar. No processo, você pode ter notado que o menu não é exatamente sinônimo de alimentação saudável.

Crie variações de receitas tradicionais para torná-las mais saudáveis com os produtos que você mais gosta.

Você também pode substituir o açúcar tradicional que fornece muitas calorias por opções mais naturais, tais como

  • Mel
  • O mel de Agave
  • Também mel Manuka

Você também pode tentar alterar alguns ingredientes de suas receitas ou, simplesmente, escolher uma alternativa mais saudável.

Monitorize seu consumo de bebidas

Controle o consumo de álcool

Álcool e bebidas preparadas estão presentes em cada cardápio de Natal. Ambas as opções estão cheias de calorias, carboidratos e muitos açúcares, para que possam sabotar seu propósito de comer saudavelmente.

Evite essas bebidas o máximo que puder. Caso não consiga evitar o álcool, escolha misturado apenas com águacom ou sem gás.

Desta forma, você reduz o efeito no seu corpo e seu consumo é mais equilibrado, já que você permanece hidratado.

Por exemplo, entre as bebidas preparadas, escolha aquelas que misturam menos quantidade de ingredientes. Os primeiros que você deve evitar são aqueles que contêm suco, natural ou em caixa, já que o açúcar que eles têm é demais.

Além disso, tente não consumir xaropes, porque, depois dos sucos, eles são os que contribuem com mais açúcar e não ajudam na sua intenção de comer de forma saudável.

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Siga a regra 80/20

Certamente, uma estratégia que nunca falha ao tentar comer de forma saudável no Natal, ou em qualquer outro momento, é a regra 80/20.

Essa regra diz que 80% de tudo o que você come e bebe tem de ser saudável deixando espaço para os 20% restantes serem porcarias.

Esta regra é muito fácil de seguir e tornará a temporada de férias mais suportável, porque você saberá que você tem permissão para comer o que deseja.

No entanto, tenha em mente que, se você vive com uma condição que exige uma dieta mais rigorosa, como diabetes, esta estratégia não é recomendada.

Mantenha sua rotina diária

Faça exercícios para manter o peso

Sem dúvida alguma, com o Natal e os feriados, manter a rotina diária é complicado.

No entanto, comer de forma saudável será mais fácil se você seguir seus padrões de comportamento diários. Por outro lado, não se esqueça de criar seu plano alimentar como você sempre faz e siga sua rotina de exercícios habitual.

Em conclusão, seguindo estas dicas para comer de forma saudável, você chegará ao próximo Natal com boa saúde.