6 benefícios curativos do mel

30 de janeiro de 2019
Ao combinar o mel e a canela podemos aproveitar seus benefícios para reduzir o colesterol e melhorar a saúde do nosso coração. Seu consumo regular reduz o risco de ataques cardíacos.

Hoje falaremos sobre os benefícios curativos do mel.

Os perigos do açúcar já foram tão amplamente divulgados que muitos pensam, erroneamente, que o consumo de qualquer coisa “doce” é prejudicial ao corpo.

Enquanto o açúcar refinado traz malefícios à saúde, a natureza proporciona uma espetacular quantidade de açucares naturais encontrada nas frutas, hortaliças de raiz e no mel, que nutrem o corpo e promovem uma boa saúde.

1. Benefícios curativos do mel: estimula o sistema imunológico

O mel contém uma enorme quantidade de vitaminas, minerais e enzimas que protegem o corpo contra as bactérias e que reforçam o sistema imunológico.

Os sintomas do resfriado e da gripe, como a tosse, a dor de garganta e a congestão nasal também se mantêm distantes ao consumir o mel ou se fizermos um tratamento com ele.

Para melhorar o sistema imunológico, coloque uma ou duas colheres de mel na água morna todos os dias e, para um reforço extra, acrescente o suco de um limão recém-espremido e uma pitada de canela.

2. Benefícios curativos do mel: ajuda a perder peso

Beber água quente com limão e mel em jejum é uma parte importante em muitos programas de desintoxicação.

Fazer isso diariamente é uma das melhores maneiras de limpar o fígado, eliminando as toxinas e se livrando da gordura corporal.

Leia também: 5 bebidas para limpar o fígado naturalmente

Para conseguir ótimos resultados, misture uma colher de mel e o suco de um limão com água quente e tome todos os dias antes do café da manhã.

É uma bebida muito relaxante e agradável, e você pode tomá-la também ao fim do dia.

3. Benefícios curativos do mel: reduz o risco de sofrer de doenças do coração

O mel estimula o sistema imunológico é o coração

O mel misturado com canela demostrou que pode revitalizar as artérias e as veias do coração e reduzir o colesterol no sangue em até 10%.

Quando consumido com regularidade, reduz os riscos se sofrer ataques de coração e evita um novo ataque em pessoas que já sofreram com a doença.

Para aproveitar esses benefícios, misture uma ou duas colheres de mel com 1/3 de colher de chá de canela em água norma e beba em seguida. Você pode tomar essa mistura diariamente.

4. Benefícios curativos do mel: alivia a indigestão

Para aquelas pessoas que sofrem de indigestão, as propriedades antissépticas do mel alivia a acidez no estômago e melhora a digestão.

Descubra: Como combater a indigestão e o inchaço abdominal?

O mel também neutraliza o efeito dos gases, tornando-se um dos melhores remédios naturais quando se come demais.

Tomar uma ou duas colheres de mel antes de refeições pesadas é a melhor forma de evitar a indigestão. Porém, se você exagerou, coloque mel e limão em uma xícara com água morna para ajudar a conduzir os alimentos no aparelho digestivo.

5. Benefícios curativos do mel: reforça seu nível de energia

Mel ajuda a combater a fadiga

Os açúcares naturais do mel são fontes saudáveis de calorias e de energia para o corpo. Além de ser fonte de energia, ele também sacia de forma saudável a vontade de se consumir alguma coisa doce.

Combate a fadiga com sua energia natural. Em vez de beber um café, comer bolos ou chocolates, e alimentos que não mantém sua energia alta por muito tempo, procure consumir uma colher de mel natural puro.

6. Benefícios curativos do mel: mantém a pele livre de imperfeições

Devido às suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas, o mel é a última moda nos cuidados com a pele. Aplique um pouco de mel puro diretamente nas imperfeições e deixe que a pele absorva suas propriedades medicinais durante toda a noite.

Retire pela manhã com água. Ao realizar esse procedimento regularmente, você notará os benefícios que trará à sua pele.

O mel também pode ser eficaz em outros tratamentos de problemas de pele, tais como eczema, micose e psoríase, auxiliando a acalmar a inflamação e aliviando a secura na região afetada da pele.

  • Bogdanov, S., Jurendic, T., Sieber, R., & Gallmann, P. (2008). Honey for nutrition and health: A review. Journal of the American College of Nutrition. https://doi.org/10.1080/07315724.2008.10719745
  • Kumar, K. S., & Bhowmik, D. (2010). Medicinal uses and health benefits of Honey: An overview. J Chem Pharm Res.