Rotina para cuidar da pele à noite: dicas úteis

23 de janeiro de 2019
Ainda que não tenhamos nos maquiado, a limpeza do rosto é essencial. Estabelecer uma rotina para cuidar da pele à noite nos permitirá ter uma aparência muito mais saudável e jovem.

A rotina de cuidados com a pele à noite é tão importante, ou até mais, do que os passos que tomamos pela manhã antes de sair de casa. Isso é essencial se quisermos cuidar da nossa pele e tê-la bonita e saudável.

Neste artigo compartilhamos 7 dicas que devemos aplicar diariamente. Em menos de 10 minutos e com os produtos certos para a nossa pele, poderemos preparar o nosso rosto para um descanso reparador e revitalizante.

Rotina para cuidar da pele à noite

1. Você deve sempre tirar a maquiagem

Rotina para cuidar da pele à noite: remover maquiagem

Definitivamente, o primeiro passo em nossa rotina de cuidados com a pele à noite é o mais importante. Devemos remover a maquiagem antes de prosseguir para preparar o rosto para o descanso. Se não removermos os restos de maquiagem, bloquearemos os poros, e nos levantaremos com uma aparência muito pior pela manhã.

Certamente, podemos optar por um removedor de maquiagem mais denso e oleoso, se usarmos uma boa quantidade de cosméticos permanentes. Em contraste, para a maquiagem mais superficial e natural, podemos usar um produto mais fluido e mais leve.

Não perca: 6 formas de usar óleo de rícino para melhorar a aparência do seu rosto

2. O limpador de pele adequado

Além de remover a maquiagem, ou no caso de não usar maquiagem, o segundo passo é limpar a pele em profundidade. Desta forma, eliminamos a sujeira, as impurezas e as células mortas da pele, que dão uma aparência opaca à nossa cútis.

Hoje em dia podemos encontrar limpadores em sabão ou creme, ou alguns mais profundos como os esfoliantes. O importante é usar um que não contenha álcool ou componentes muito fortes, pois estes poderiam alterar o pH e o sebo da pele.

3. Um tônico para a fadiga

Certamente, nossa rotina de cuidados com a pele à noite deve incluir, como terceiro passo, um tônico para combater os sinais de cansaço do dia. O tônico ajuda a fechar os poros, equilibrar a pele, e proporcionar hidratação à pele.

Recomendamos optar por um produto que não contenha álcool, que proporciona uma sensação de frescor, mas resseca e danifica a pele a longo prazo. Podemos encontrar alguns naturais. Os mais populares são os de rosa, alecrim, e hamamélis.

4. O sérum certo para a sua pele

O sérum é um produto que é aplicado imediatamente antes do hidratante ,e que é caracterizado por uma alta concentração de nutrientes. Podemos aplicá-lo de manhã e à noite, embora antes de dormir seja o momento mais eficaz.

O tipo de sérum dependerá do que queremos fornecer para a nossa pele. Os mais comuns contêm ácido hialurônico, colágeno, vitaminas A, B ou C, coenzima Q10, etc.

5. Um creme apenas para a noite

Rotina para cuidar da pele à noite: creme apenas para a noite

A partir dos 25 ou 30 anos, podemos começar a usar um hidratante noturno específico. Devemos ter em mente que o creme facial que aplicamos durante a noite não é o mesmo que durante o dia. Durante a noite, graças ao descanso, nossa pele absorverá os nutrientes muito melhor do que durante o dia.

Além disso, o creme para o dia geralmente tem protetores solares e não contém tanta concentração de nutrientes. Por esse motivo, embora pudéssemos usá-lo, não obteríamos os mesmos resultados. Embora tenhamos que investir na compra de dois cremes, no final das contas eles também durarão o dobro do tempo.

Leia este artigo: Conselhos para prevenir as rugas no contorno dos olhos e um sérum natural

6. Uma massagem é o mais eficaz

Sem dúvida alguma, se tivermos mais alguns minutos para completar nossa rotina para cuidar da pele à noite, devemos nos dar uma automassagem. Ou, melhor ainda, pedir ao nosso parceiro para fazê-la, para que o relaxamento seja maior.

Definitivamente, uma massagem facial é o melhor remédio para relaxar as tensões do rosto, dar firmeza à pele e ativar a circulação. Desta forma, nossa pele absorverá muito melhor os produtos que aplicamos.

7. O descanso

Para completar nossa rotina não devemos esquecer estas dicas finais relacionadas a um bom descanso:

  • Em primeiro lugar, o quarto deve estar escuro, sem luz alguma.
  • A melhor postura para prevenir rugas é deitada de costas.
  • Antes de dormir, devemos deixar a mente em branco, esquecer as preocupações e relaxar o rosto.
  • Também, se tivermos problemas de inchaço facial matutino podemos tentar usar cosméticos de textura mais leve, bem como um travesseiro ligeiramente maior.
  • Dormir menos horas do que precisamos afeta a aparência do nosso rosto. No entanto, dormir demais também nos dá um aspecto cansado no dia seguinte.