7 esfoliantes caseiros e naturais para eliminar os cravos

Antes de aplicar esses esfoliantes naturais, é aconselhável consultar um dermatologista. Caso contrário, corremos o risco de uma reação adversa: ressecamento, irritação, vermelhidão, etc.
7 esfoliantes caseiros e naturais para eliminar os cravos

Última atualização: 25 Novembro, 2020

Para eliminar os cravos. existem vários esfoliantes comerciais feitos com substâncias próprias para limpar e cuidar de diferentes tipos de pele. A grande vantagem é que suas micropartículas não causam lesões na epiderme.

Naturalmente, também é possível optar por esfoliantes caseiros que são feitos com ingredientes como farinha de aveia, farinha de grão-de-bico e mel. Você quer conhecer algumas opções? Continue lendo!

O que são os cravos?

Os cravos são um problema estético que aparece como resultado da obstrução dos poros da pele. Essa obstrução é causada pela oxidação das células.

A produção de sebo e melanina, especialmente na área do nariz e do queixo, bloqueia os poros abertos. Isso impede a drenagem da glândula sebácea, que fica suja e adquire a característica cor preta.

Uma das causas mais comuns de seu aparecimento é o uso inadequado de produtos de limpeza e cuidados faciais, assim como o uso de maquiagem por períodos prolongados. No entanto, fatores como alterações hormonais e dieta também devem ser levados em consideração.

Como nem todas as pessoas têm o mesmo tipo de pele, é importante ter em mente que, para se livrar dos cravos, é melhor consultar um dermatologista e seguir suas indicações de tratamento. Não é aconselhável experimentar remédios caseiros, pois eles podem gerar reações adversas.

Esfoliantes caseiros para eliminar os cravos

Afirma-se frequentemente que uma esfoliação suave, de tempos em tempos, pode ajudar a ter uma pele mais limpa e saudável. Portanto, para pessoas com tendência a apresentar poros abertos, há preparações caseiras, como as que vamos comentar abaixo.

É importante esclarecer que apenas com uma esfoliação não obteremos os resultados desejados. Essa prática deve ser incluída em uma rotina completa de cuidados com a pele para verdadeiros benefícios possam ser apreciados.

1. Sal marinho

Depois de uma limpeza facial, o sal marinho é um esfoliante natural que pode ser usado – em pouco quantidade e ocasionalmente – para eliminar os cravos. E, dado as propriedades antissépticas que lhe são atribuídas, pode ser ainda mais eficaz.

Segundo a sabedoria popular, o esfoliante de sal marinho é o mais adequado para peles oleosas, mistas ou com acne. No entanto, pessoas que têm uma pele mais sensíveis ou muito secas ou madura devem evitar seu uso.

2. Açúcar

O açúcar é uma opção um pouco mais suave do que o sal marinho e, de acordo com as crenças populares, pode ser usado em todo tipo de peles. Portanto, se você tiver uma pele muito delicada, recomendamos combinar um pouco de açúcar com um óleo vegetal (coco, amêndoas, oliva, etc.).

  • Graças ao açúcar, será fácil remover a camada de células mortas. E graças ao óleo, a pele será nutrida e hidratada em profundidade, mas sem que fique oleosa.
  • Portanto, ao usar o esfoliante com óleo, conseguimos limpar os cravos enquanto nutrimos profundamente a pele.

3. Borra de café

De acordo com a sabedoria popular, pessoas com pele oleosa podem misturar a borra de café com um pouco de creme (ou óleo vegetal, dependendo da preferência) para usar como um esfoliante caseiro.

4. Farinha de grão-de-bico

Outro produto de uso comum que pode ser usado para remover os cravos é a farinha de grão-de-bico, que tem uma textura semelhante à da farinha de aveia. Sabe-se que suas partículas são muito menos ásperas do que as do açúcar, por isso é considerado adequado para peles mistas.

5. Aveia

A aveia é o esfoliante mais adequado para eliminar os cravos quando a pele é muito sensível ou delicada.

  • Graças ao seu teor de mucilagem, esse cereal cria uma camada protetora e hidratante sobre a pele, protegendo-a de qualquer agente externo.
  • Além disso, a rugosidade da aveia é bastante suave, por isso não corremos o risco de irritar a pele.
  • Para usar a aveia como esfoliante, teremos que moê-la e misturá-la com água. Obteremos uma pasta que, além de limpar a pele, também pode ser usada como uma máscara, deixando 15 minutos.

6. Tomate

Esses dois últimos esfoliantes naturais que apresentaremos – tomate e abacaxi – não funcionam por causa de sua textura arenosa, e sim por seu conteúdo de enzimas. Estas provocam uma limpeza rápida e efetiva da pele. Pode ser a escolha de pessoas que têm poucos cravos na pele.

Segundo a sabedoria popular, o tomate é a opção mais suave dos esfoliantes enzimáticos. Somente precisamos esfregar uma rodela no rosto e esperar alguns minutos até secar. Depois, lave com água abundante.

7. Abacaxi

Segundo as crenças, o abacaxi funciona de maneira semelhante ao tomate. Depois de colocá-lo sobre a pele, não devemos ultrapassar o tempo de 5 minutos com a esfoliação no rosto. O resultado será uma pele muito limpa e lisa, com menos cravos.

Considerações finais

  • Use produtos livres de óleos e gorduras (oil-free) ou aqueles que seu dermatologista prescrever.
  • Embora não tenha sido demonstrado que os alimentos afetam diretamente a formação de cravos, considera-se que eles possam ter alguma influência. Portanto, é recomendável que você mantenha uma dieta saudável.
    • Dietas ricas em açúcar, gordura e laticínios não são convenientes.
  • Procure ir a um centro de estética para fazer uma boa limpeza pelo menos uma vez por mês. 
  • Evite fazer limpezas em casa, mas, se fizer, procure seguir as recomendações dos profissionais.

Use esfoliantes caseiros com cuidado

Tanto ao preparar quanto ao aplicar esfoliantes caseiros, é importante ter cuidado. Por exemplo, se usar açúcar e sal, é melhor usar uma quantidade muito pequena desses ingredientes, pois suas partículas podem causar micro-lesões na pele, ressecá-la excessivamente e piorar a acne.

Pode interessar a você...
Conheça os 8 melhores esfoliantes para a pele
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
Conheça os 8 melhores esfoliantes para a pele

Para manter a pele com um aspecto saudável, é muito importante uma rotina regular de beleza. Uma boa alternativa é o uso de esfoliantes para a pele...