7 esfoliantes caseiros e naturais para eliminar os cravos

Antes de aplicar estes esfoliantes naturais para acabar com os cravos, é conveniente comprovar se nossa pele os tolera e se não apresentamos nenhuma reação adversa 

Os cravos são um problema estético da pele muito difíceis de serem eliminados de maneira definitiva. No entanto, podemos usar um esfoliante de maneira habitual para limpar as impurezas e preveni-los.

Descubra neste artigo 7 esfoliantes caseiros e naturais para eliminar os cravos e conseguir uma pele limpa e suave.

O que são os cravos?

Os cravos são a consequência da obstrução dos poros da pele por causa da oxidação das células.

A produção de sebo e de melanina, especialmente na zona do nariz e no queixo, bloqueiam os poros abertos. Isso impede a drenagem da glândula sebácea, que fica suja e adquire a característica cor negra.

Existem muitos fatores que promovem o aparecimento dos cravos. Entre eles encontramos:

  • A poluição ambiental
  • A poeira
  • O uso de maquiagem e outros cosméticos faciais
  • Questões hormonais
  • Excesso de sebo
  • Má limpeza da pele
  • Alimentação rica em gorduras prejudiciais

7 esfoliantes caseiros e naturais

A seguir propomos 7 esfoliantes naturais que podemos encontrar em nossa própria casa. Com eles podemos manter nossa pele limpa e facilitar a respiração celular.

1. Sal marinho

Sal para preparar esfoliantes caseiros e naturais

O sal marinho é um esfoliante fácil de ser obtido, econômico e muito efetivo. Além da rugosidade do sal, seus componentes facilitam uma limpeza profunda da pele. Também traz uma grande quantidade de minerais e tem qualidades antissépticas.

  • O esfoliante de sal marinho é o mais adequado para peles oleosas, mistas ou com acne. No entanto, não o recomendamos para as peles mais sensíveis ou para peles muito secas ou maduras.

2. Açúcar

O açúcar é uma opção um pouco mais suave do que o sal marinho. Pode ser usado em todo tipo de peles. Se tivermos a pele muito delicada, recomendamos combinar o açúcar com um óleo (coco, amêndoas, oliva, etc.).

  • Ao usar o esfoliante com o óleo, conseguimos limpar os cravos e também nutrimos a pele profundamente.
  • O óleo penetrará muito melhor ao abrir os poros e evitaremos que a pele pareça oleosa.

3. Borra de café

Borra de cafe para preparar esfoliantes caseiros e naturais

Você costuma tomar café toda manhã? Se sim, é possível que tenha se acostumado a se desfazer das borras. Estas podem ser usadas de várias maneiras, como para desentupir a pia ou para adubar as plantas. Aqui propomos um novo uso: esfoliante cutâneo para eliminar os cravos.

  • A rugosidade das borras de café é perfeita para nossa pele, já que limpa a pele profundamente, mas não a irrita.
  • Este peeling é também ideal para pessoas que tem o rosto cansado ou inchado, graças ao seu teor de cafeína.

4. Bicarbonato de sódio

Outro produto que todos temos em casa e que tem vários usos na beleza e na saúde é o bicarbonato de sódio. Sua textura rugosa e seu grande poder alcalino o convertem em um esfoliante perfeito para combater os desagradáveis cravos.

  • Recomendamos não usar o bicarbonato mais de uma vez por semana.
  • Se quisermos potencializar seus efeitos, podemos adicionar algumas gotas de vinagre de maçã. Deste modo equilibraremos o pH e aumentaremos as vantagens para a pele.

5. Aveia

Aveia para preparar esfoliantes caseiros e naturais

A aveia é o esfoliante mais adequado para eliminar os cravos quando a pele seja muito sensível ou delicada.

  • Graças ao seu teor de mucilagem, este cereal cria uma camada protetora e hidratante sobre a pele que a protege de qualquer agente externo.
  • Além disso, a rugosidade da aveia é bastante suave, por isso não corremos o risco de irritar o avermelhar a pele.
  • Para usar a aveia como esfoliante teremos que moê-la e misturá-la com água. Obteremos uma pasta que, além de limpar a pele, também poderemos deixá-la 15 minutos a modo de máscara.

Recomendamos ler: Como fazer uma máscara negra para eliminar os cravos e impurezas

6. Tomate

Estes dois últimos esfoliantes naturais que apresentaremos não funcionam por sua textura arenosa, e sim por seu conteúdo de enzimas. Estas provocam uma limpeza da pele rápida e efetiva.

O tomate é a opção mais suave dos esfoliantes enzimáticos. Somente deveremos esfregar uma rodela pelo rosto e esperar alguns minutos para que seque. Depois, lave com água abundante.

7. Abacaxi

Abacaxi para preparar esfoliantes caseiros e naturais

O abacaxi é a alternativa forte do esfoliante por meio de enzimasAplique-o do mesmo modo do tomate. Não devemos exceder o tempo de 5 minutos com o esfoliante no rosto.

O resultado é uma pele muito limpa, suave e brilhante. Não devemos nos preocupar se notarmos um pouco de coceira. Em poucos minutos podemos lavar o rosto e o resultado será espetacular.

Recomendados para você