7 esfoliantes caseiros e naturais para eliminar os cravos

28 Dezembro, 2019
Antes de aplicar esses esfoliantes naturais, é aconselhável consultar um dermatologista. Caso contrário, corremos o risco de uma reação adversa: secura, irritação, vermelhidão e assim por diante.
 

Os cravos são um problema estético que aparece como resultado dos poros da pele entupidos. Essa obstrução é causada pela oxidação das células.

A produção de sebo e melanina, especialmente na área do nariz e queixo, bloqueia os poros abertos. Isso evita a drenagem da glândula sebácea, que fica suja e adquire a característica cor preta.

Uma das causas mais comuns de sua aparição é o uso inadequado de produtos de limpeza e cuidados faciais. Bem como o uso de maquiagem por períodos prolongados de tempo. No entanto, fatores como alterações hormonais e dieta também devem ser levados em consideração.

Como nem todas as pessoas têm o mesmo tipo de pele, é importante ter em mente que, para se livrar dos cravos, é melhor ir ao dermatologista e seguir suas indicações. Não é aconselhável tentar remédios caseiros, pois eles podem gerar reações adversas.

Esfoliação caseira

Afirma-se frequentemente que uma esfoliação suave, de tempos em tempos, pode nos ajudar a ter uma pele mais limpa e saudável. Portanto, para aqueles com tendência a poros abertos, há preparações caseiras, como as que vamos comentar abaixo.

É importante esclarecer que apenas com uma esfoliação não obteremos os resultados desejados. Esta prática deve ser incluída em uma rotina completa de cuidados com a pele.

1. Sal marinho

Sal para preparar esfoliantes caseiros e naturais
 

O sal do mar é um esfoliante natural que ocasionalmente poderá ser usado para limpar o rosto. E, dado que as propriedades antissépticas lhe são atribuídas, pode ser ainda mais eficaz.

  • O esfoliante de sal marinho é o mais adequado para peles oleosas, mistas ou com acneNo entanto, não o recomendamos para as peles mais sensíveis ou para peles muito secas ou maduras.

2. Açúcar

O açúcar é uma opção um pouco mais suave do que o sal marinho. Pode ser usado em todo tipo de peles. Se tivermos a pele muito delicada, recomendamos combinar o açúcar com um óleo (coco, amêndoas, oliva, etc.).

  • Ao usar o esfoliante com o óleo, conseguimos limpar os cravos e também nutrimos a pele profundamente.
  • O óleo penetrará muito melhor ao abrir os poros e evitaremos que a pele pareça oleosa.

3. Pó de café

Borra de cafe para preparar esfoliantes caseiros e naturais

Pessoas com pele oleosa podem beber o café e misturar o pó com um pouco de creme para usar como esfoliante.

4. Farinha de grão de bico

Outro produto comumente usado para remover cravos é a farinha de grão de bicoSuas partículas são muito menos ásperas do que as do açúcar, por isso é considerado adequado para peles mistas.

5. Aveia

Aveia para preparar esfoliantes caseiros e naturais
 

A aveia é o esfoliante mais adequado para eliminar os cravos quando a pele seja muito sensível ou delicada.

  • Graças ao seu teor de mucilagem, este cereal cria uma camada protetora e hidratante sobre a pele que a protege de qualquer agente externo.
  • Além disso, a rugosidade da aveia é bastante suave, por isso não corremos o risco de irritar o avermelhar a pele.
  • Para usar a aveia como esfoliante teremos que moê-la e misturá-la com água. Obteremos uma pasta que, além de limpar a pele, também poderemos deixá-la 15 minutos a modo de máscara.

Recomendamos ler: Como fazer uma máscara negra para eliminar os cravos e impurezas

6. Tomate

Estes dois últimos esfoliantes naturais que apresentaremos não funcionam por sua textura arenosa, e sim por seu conteúdo de enzimas. Estas provocam uma limpeza da pele rápida e efetiva.

O tomate é a opção mais suave dos esfoliantes enzimáticos. Somente deveremos esfregar uma rodela pelo rosto e esperar alguns minutos para que seque. Depois, lave com água abundante.

7. Abacaxi

Abacaxi para preparar esfoliantes caseiros e naturais

O abacaxi é a alternativa forte do esfoliante por meio de enzimasAplique-o do mesmo modo do tomate.

 

Não devemos exceder 5 minutos com a esfoliação no rosto. O resultado será uma pele muito limpa e macia com menos cravos.

Descubra: Experimente este peeling feito naturalmente

Considerações finais

  • Use produtos livres de óleos e gorduras (oil-free) ou aqueles que seu dermatologista prescreveu.
  • Embora não tenha sido demonstrado que os alimentos afetam diretamente a formação de cravos, considera-se que eles possam ter alguma influência. Portanto, é recomendável que você mantenha uma dieta saudável.
    • Dietas ricas em açúcar, gordura e laticínios não são convenientes.
  • Tente ir a um centro de estética para fazer uma boa limpeza pelo menos uma vez por mês. 
  • Evite se limpar em casa e, se quiser, tente seguir as recomendações dos profissionais .