5 formas de desinfectar os pincéis de maquiagem

28 de agosto de 2019
Ainda que não pareça necessário, é imprescindível limpar os pincéis de maquiagem depois de cada uso para melhorar sua eficácia e evitar a propagação de bactérias.

No mundo da maquiagem existem milhões de coisas para explorar. Ainda que a maioria seja referente a questões inovadoras e tendências atuais, também existem aspectos que são aplicados ao cuidado da saúde. Um deles é o ato de desinfectar os pincéis de maquiagem: sabe como fazê-lo?

Às vezes, em plena sessão de maquiagem, notamos que os produtos já não ficam aderidos na peleou, ainda pior, começamos a sentir alguma coceira ao usá-los. Estes dois sinais são claros indicadores de que chegou – e passou – a hora de desinfectar os pincéis de maquiagem.

Ainda que pareça algo simples, é melhor conhecer as técnicas adequadas para ter certeza de ter feito uma limpeza profunda e efetivaDessa forma, é possível evitar reações alérgicas na pele e potencializar o tempo útil de cada acessório.

5 maneiras de desinfectar os pincéis de maquiagem

Mulher se maquiando

A seguir, mostraremos alguns simples métodos para retirar os resíduos destes elementos. Lembre que, de preferência, realize esse processo logo após cada uso.

1. Com álcool isopropílico

De fato, é o método mais conhecido para realizar esta tarefa. Consiste, simplesmente, em aplicar um pouco de álcool sobre as cerdas do pincel e lavá-lo. Em seguida, esfregue o pincel sobre um guardanapo de papel e seque-o com outro guardanapo para absorver bem a umidade que possa estar acumulada.

Leia também este artigo: Hábitos de maquiagem que podem ser prejudiciais

2. Use produtos específicos

Os limpadores que podem ser comprados em qualquer loja de cosméticos são, sem dúvida, a opção mais eficiente para desinfectar seus pincéis de maquiagem. Seu principal benefício é que são de secagem rápida, por isso é que pode aplicá-los após cada uso e guardar o acessório imediatamente depois.

Seu modo de uso é muito simples: borrife ou verta um pouco do produto sobre o pincel e depois passe-o por um guardanapo de papel desenhando círculos nele. Com este procedimento terá certeza de que as partículas de pó, gordura e outros produtos fiquem aderidas no papel. 

Caso deseje fazer seu próprio limpador para pincéis, recomendamos esta receita:

  • Em um borrifador, adicione álcool isopropílico e água destilada (meia garrafa de cada um).
  • Adicione uma colher de shampoo para bebês.
  • Além disso, adicione meia colher de condicionador de cabelo.
  • Misture e aplique sobre uma toalha de papel para limpar as cerdas do pincel.

3. Com limpador facial

Assim como ajuda a remover a maquiagem do rosto, o limpador facial permite eliminar os restos destes produtos nos pincéis. O procedimento neste caso varia um pouco com relação aos truques anteriores.

Primeiramente, umedeça as cerdas com água morna. Em segundo lugar, em um recipiente pequeno, misture um pouco de limpador facial em água. Depois, introduza as cerdas na mistura e esfregue com os dedos para retirar a sujeira.

Em seguida, enxague e deixe-as secar verticalmente durante algumas horas. Também pode realizar a secagem com um guardanapo, como mencionamos anteriormente.

4. Utilize azeite de oliva

Você sabia que este saudável ingrediente de cozinha pode te ajudar a desinfectar os pincéis de maquiagem? Uma de suas vantagens é que se trata de um elemento que geralmente as pessoas têm em casa; ademais, seu uso é muito simples.

Para isso, submerja a ponta do pincel em um recipiente com azeite de oliva e, em seguida, esfregue-a sobre um guardanapo de papel de maneira circular, como explicamos anteriormente. Dessa maneira, a sujeira e os restos de óleo serão absorvidos pelo papel e seu pincel ficará pronto para ser usado novamente.

Não perca: Segredos de maquiagem para parecer fabulosa

5. Lavagem dos pincéis de maquiagem

Mantenha os pincéis limpos

Aproximadamente uma vez por mês, lave seu pincel para retirar a sujeira acumulada. Para isso, pode comprar sabonetes específicos que servem para limpar cosméticos ou, por outro lado, use detergente. Lembre que é bom retirar a gordura e bactérias, por isso que o shampoo não é a melhor opção neste caso.

Primeiramente, umedeça as cerdas do pincel. Em seguida, aplique um pouco de sabão e raspe o pincel contra uma superfície rugosa. No geral, os sabões específicos trazem na embalagem uma superfície para tais fins.

Posteriormente, enxague as cerdas na pia. Uma precaução importante: tente não molhar a madeira do cabo nem a virola do pincel, já que podem inchar pela umidade e estragar.

Por fim, é melhor não usar uma toalha para secá-los. É bom deixar sobre um guardanapo de papel para que este absorva as gotas de água das cerdas.

Além disso, vale a pena esclarecer que nem todos os pincéis podem seguir sendo desinfectados e reutilizados. Se perceber que estão muito duros ou se já apresentam um nó na ponta, será melhor descartá-los e comprar outro.