Amaciante caseiro para as toalhas: faça o seu!

13 Dezembro, 2019
Além de evitar que as toalhas fiquem ásperas, ao usar este amaciante caseiro também poderemos esquecer os maus odores graças às propriedades de seus ingredientes naturais.

Cada peça em nosso guarda-roupa precisa de um tratamento diferente e isso pode trazer dificuldades quando se trata de lavar roupas, lençóis ou toalhas. Em muitas ocasiões, parece que temos que fazer um curso de limpeza para saber como limpar perfeitamente todos os cantos da nossa casa.

No entanto, graças às informações acessíveis na internet, conseguimos encontrar soluções fantásticas que facilitam o nosso dia a dia e o trabalho de casa. Nesta ocasião, vamos falar sobre como preparar um amaciante caseiro para limpar e dar suavidade às suas toalhas.

Quando você compra toalhas, nas primeiras vezes em que você as usa, elas podem soltar bolinhas ou pelos, com o passar do tempo elas ficam mais macias e, no fim da vida útil, elas acabam arranhando a pele.

Claro que não é tão ruim; mas simplesmente o toque não é o mesmo. Se você quiser que suas toalhas, além de ficarem limpas, estejam também desinfetadas e macias, tome nota da receita de amaciante caseiro que vamos te ensinar hoje.

Aprenda a preparar um amaciante caseiro para as toalhas

Toalhas lavadas com amaciante caseiro

Este amaciante deixará suas roupas e toalhas tão suaves e desinfetadas quanto qualquer outro comercial e industrial. Além disso, você verá que eles não danificarão o tecido das suas peças, muito menos a sua pele. Experimente!

Não deixe de ler: Prepare um amaciante de roupas natural

Ingredientes para preparar seu amaciante

  • 2 xícaras de vinagre branco (500 ml)
  • 4 xícaras de água mineral (1 litro)
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (18 g)

Preparação de amaciante orgânico para a sua máquina de lavar ou para lavar à mão

A preparação é muito simples, você só precisa de um recipiente adequado para misturar.

  • Em primeiro lugar, misture o litro de água com meio litro de vinagre. Neste caso, optamos pelo vinagre branco para garantir que ele não interfira na cor das peças.
  • Aos poucos, despeje o bicarbonato no líquido, você vai perceber que uma espuma é gerada imediatamente. Portanto, não o jogue de repente, porque a preparação pode vazar do recipiente.
  • Logo, misture bem até que se torne uma mistura homogênea. Depois de aprontar a sua receita, recomendamos que você o guarde em uma garrafa de plástico, e você pode usá-lo como se fosse o seu amaciante habitual.

Faça o teste e lave suas toalhas da próxima vez com este amaciante caseiro, orgânico e ecológico: você irá comprovar todas as suas vantagens.

Curiosidades e dicas

Toalhas lavadas com amaciante caseiro

Sem dúvida, o vinagre é um dos melhores amaciantes para as nossas roupas e, em particular, para as nossas toalhas. As toalhas geralmente retêm muita umidade.

Se elas não secarem bem após cada uso, podem acabar cheirando mal e, mesmo depois de lavá-las, não conseguiremos nos livrar desse mau cheiro.

O vinagre não é usado apenas como um amaciante, mas também para limpar outras áreas difíceis da nossa casa, como a cozinha ou o banheiro.

Embora seu cheiro seja muito forte, ele desaparece quando seca, por isso é muito bom remover as manchas e o mau cheiro.

Por outro lado, se você perceber que uma toalha tem uma mancha grande, você pode aplicar um pouco de vinagre diretamente na mancha. Deixe agir por 10 minutos e depois prossiga com a lavagem normalmente.

Confira também: Como eliminar o mau cheiro das toalhas

Dicas para lavar toalhas

  • Em primeiro lugar, o ideal é lavar suas toalhas com água fria, vinagre branco, limão e um pouco de amônia perfumada. Desta forma, vamos garantir que eles fiquem com um cheiro agradável.
  • Logo, ao lavar as toalhas não se deveria utilizar amaciantes industriais ou muito sabão em pó ou líquido. Embora possa parecer contraditório, se adicionarmos muito sabão na máquina de lavar roupa, é possível que não se lave bem.
  • Mas, se você não tiver um secador, seque as toalhas ao ar livre e não em lugares pequenos sem ventilação. Lembre-se de que elas devem estar completamente secas antes de serem guardadas para evitar o mau cheiro provocado pela umidade.
  • Finalmente, não lave muitas toalhas ao mesmo tempo ou carregue muito a máquina de lavar roupa. Se fizer isso, você estará dificultando a limpeza e poderá ser necessário que você lave as roupas novamente.

Em conclusão, fazer este amaciante para suas toalhas é muito simples. Não hesite em colocar essas ideias em prática para ver por si mesmo todos os seus benefícios.