8 produtos de uso diário que você não deve aplicar na pele

Embora alguns remédios naturais para a pele contenham vinagre, nunca devemos usá-lo puro, pois pode causar problemas.
8 produtos de uso diário que você não deve aplicar na pele

Última atualização: 09 Dezembro, 2021

Existe uma série de produtos nocivos para a pele que, se não usados corretamente, podem causar danos à pele. Além disso, são de uso diário para todos nós. Hoje queremos que você os conheça para ter cuidado na sua utilização.

A beleza da pele pode ser afetada por um grande número de fatores ambientais com os quais parece impossível não entrar em contato. Partículas de poluição, raios ultravioleta e substâncias contidas em alguns alimentos são apenas algumas das coisas que podem interferir na saúde de nossa derme.

Felizmente, existem agora centenas de produtos cosméticos que ajudam a prevenir danos. No entanto, com o boom dos remédios naturais ultimamente, algumas pessoas estão cometendo erros graves ao aplicar certos produtos que não são inteiramente bons e  são aplicados também em áreas do corpo para as quais não foram projetados.

Além de ser um assunto que pode gerar polêmica no uso desses produtos, devemos considerar as áreas do nosso corpo onde os aplicamos, ou seja, existem produtos que vêm sendo desenvolvidos em laboratórios para aplicá-los nos cabelos, por exemplo., mas há pessoas e até recomendações irresponsáveis que sugerem usá-los no rosto.

Portanto, é hora de você conhecer um pouco mais sobre alguns produtos prejudiciais para a pele.

Produtos prejudiciais para a pele comumente usados

1. Spray de cabelo

Um “truque” bastante comum é aplicar spray de cabelo no rosto para fixar bem a maquiagem. A verdade é que é um equívoco fazer isso, já que esses tipos de itens são feitos de produtos químicos que ressecam a pele e aceleram o envelhecimento.

Além disso, alguns contêm repelentes que podem causar irritação e vermelhidão na área de aplicação.

Leia também: Esfoliante de coco e farinha de amêndoas: uma solução contra a acne

Cabelo

2. Manteigas

Com este tipo de produto, existem algumas exceções. Por exemplo, o cacau e a manteiga de karité são benéficos para hidratar e estimular a reparação dos tecidos.

No entanto, aqueles de outras fontes vegetais podem causar espinhas e cravos, alterando a oleosidade natural da pele e obstruindo os poros.

Pessoas com pele oleosa devem evitar todos os tipos de manteigas ou produtos que contenham óleos.

3. Vinagre

Por nenhuma razão, você deve cometer o erro de aplicar vinagre diretamente na pele. Embora esse ingrediente possa ser um dos componentes de um tônico natural, seu uso puro pode ser prejudicial.

Tudo isso se deve à concentração de ácidos que contém, que causam ressecamento e irritação. Se você tem pele seca, é melhor evitar loções que o contenham.

4. Desodorante

Muitas pessoas o usam para evitar o suor no rosto e para conseguir maior durabilidade da maquiagem. No entanto, o que realmente acontece é que os poros ficam obstruídos, as células param de ser oxigenadas e mais toxinas se acumulam.

Tudo isso se traduz em acne, cravos e, a longo prazo, envelhecimento precoce. Para isso, a composição química do desodorante pode ser verificada neste estudo.

Como fazer um desodorante caseiro

5. Esmaltes de unha

Muitos contêm compostos saudáveis para fortalecer as unhas, mas isso não quer dizer que possam ser usados na pele.

Alguns tutoriais de maquiagem para fantasias aconselham o uso desse produto para obter um acabamento diferente, mas o problema é que eles contêm produtos químicos que ressecam a pele.

Você deve sempre escolher tintas destinadas à aplicação na pele, feitas com ingredientes suaves.

6. Vitamina E pura

Muitas máscaras caseiras incluem vitamina E como um composto ativo para nutrir a pele e reduzir manchas.

O erro que não se deve cometer é usá-lo sem misturar com outros ingredientes, pois em alguns tipos de pele pode causar obstrução de poros e acne.

Pessoas com pele oleosa devem evitar este ingrediente completamente para não piorar o problema.

7. Pasta de dente

Pasta de dentes

Usar pasta de dente para combater a acne é talvez um dos “truques” mais populares da rede. No entanto, representa um dos produtos nocivos para a pele mais amplamente utilizados.

Embora seja verdade que pode secar espinhas e cravos em muito pouco tempo, seus compostos químicos podem alterar o pH natural do rosto, causando ressecamento e manchas.

8. Álcool

Este elemento está presente na maioria dos armários das casas, pois é ideal para desinfetar feridas menores. No entanto, alguns o usam diretamente na pele para acalmar picadas de insetos.

Erro! Embora a sensação de frio que gera seja agradável, sua aplicação pode causar irritação, ressecamento e outras alterações .

Lembre-se

Todos esses produtos devem ser usados para as áreas do corpo que foram desenvolvidos. Se você já os aplica para outras partes, tente encontrar outras alternativas para evitar correr riscos.

Pode interessar a você...
5 tipos de fungos na pele e como identificá-los
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
5 tipos de fungos na pele e como identificá-los

As infecções de pele por fungos são contagiosas, seja por um objeto infectado ou de uma pessoa para outra. As lesões podem coçar e provocar dor.