7 benefícios que a amora pode oferecer
Revisado e aprovado por a pedagoga em educação física e nutricionista Elisa Morales Lupayante
A amora é um fruto delicioso e suculento. Por isso, é uma grande alternativa para pessoas amantes das bebidas naturais.
No entanto, esta não é a única forma de aproveitá-la. Também pode-se incluí-la em diferentes variedades de saladas, sobremesas e receitas similares.
Além disso, seu sabor inigualável não é o único argumento a favor da amora na hora de escolher.
A amora, ademais, oferece grandes quantidades de ácidos graxos, vitaminas, minerais e carboidratos. Além disso, é considerada como um dos antioxidantes naturais mais saudáveis.
Por outro lado, este fruto conta com pouquíssimas calorias. Isto o transforma no complemento ideal para preparar dietas para favorecer a perda de peso.
Benefícios da amora
Todos os alimentos naturais oferecem benefícios ao organismo e a amora não é a exceção.
1. Anti-inflamatório natural
Em suma, o consumo regular desta fruta contribui de boa maneira para pessoas que sofrem de doenças com sintomatologia inflamatória.
Graças ao seu teor de nutrientes, a amora serve para tratar doenças como a artrite ou a osteoartrite.
Inclusive, favorece o tratamento de hematomas por traumas diretos e outro tipo de inflamações, sem importar o lugar onde se localizem no organismo.
2. Antioxidante
Se o benefício anti-inflamatório desta pequena fruta o surpreendeu, o antioxidante pode deixá-lo atônito. O melhor é que é possível desfrutar de ambos, se consumir amoras.
Se o tratamento de inflamações no organismo não fosse motivo o suficiente para incluí-las na alimentação, elas também ajudam a combater qualquer ação dos radicais livres.
Sua propriedade antioxidante estimula a depuração de toxinas e outras substâncias pouco favoráveis. Dessa maneira, se encarrega de oferecer cuidado à pele, ao sistema circulatório e a outro tipo de órgãos.
Em poucas palavras, seu consumo regular desintoxica o corpo de forma adequada e natural.
3. Trata a anemia
Em todo o mundo há muitas pessoas que sofrem problemas de anemia e que desconhecem o fato. Neste caso, a vantagem de consumir esta fruta está em seus altos teores de ferro.
Dessa forma, a anemia pode ser prevenida e até tratada. A amora é um dos frutos mais ricos em ferro.
Seu consumo não só ajuda a combater a anemia, como também mantém as plaquetas em um número ideal.
Leia também: Combater a anemia ferropênica sem tomar ferro
4. Reduz o risco de câncer
Dentro da função antioxidante, a amora ajuda o organismo a combater algumas células cancerígenas. Portanto, incluí-la em uma dieta regular diminui a probabilidade de sofrer certos tipos de câncer.
Ainda que seja uma simples teoria, foram feitos estudos na Universidade de Illinois (Estados Unidos), que respaldam esta propriedade.
Nestes foi afirmado que o mais afetado pela amora é o câncer de estômago.
5. Combate a febre
Muitos dos benefícios deste pequeno fruto se encontram associados. Um exemplo contundente dele é a maneira em que a amora combate a febre.
Por ser um antioxidante, a ação deste fruto ataca aos microrganismos como bactérias e vírus. Em poucas palavras, encarrega-se de desinfetar o organismo.
6. Fortalece os dentes
Assim como acontece com os episódios de febre, a amora também tem benefícios com relação à cavidade bucal, especificamente com os dentes.
Portanto, consumir de forma regular este fruto, favorece a limpeza e o fortalecimento dos dentes, graças ao efeito da vitamina C sobre as bactérias.
Por outro lado, também funciona em prol da prevenção de diversos problemas como a halitose, a placa e a inflamação das gengivas.
7. Ataca a tosse
Os benefícios da amora dependem também do tipo que consumimos. Dessa maneira, no caso das amoras verdes, podem ser usadas para atacar a tosse.
Para aproveitar suas propriedades ao máximo se recomenda misturar estas com um pouco de mel de abelha.
Visite este artigo: Como preparar xaropes naturais e expectorantes para descongestionar as vias respiratórias
Outras bondades da amora
- Contribui para manter uma hidratação adequada.
- Funciona como laxante.
- Ajuda a função do cérebro.
- Regula o nível de colesterol no sangue.
Se acaso sofra de hipertensão, recomenda-se consultar um médico de confiança ou um nutricionista, antes de aumentar o consumo deste fruto.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Fundación Española del Corazón. Antioxidantes: ¿qué son y para qué sirven? Febrero 2018.
- Valero Gaspar T, Rodríguez Alonso P, et al. La alimentación española. Características nutricionales de los principales alimentos de nuestra dieta. Mayo 2018. Fundación Española de la Nutrición. Ministerio de Agricultura, Pesca y Alimentación de España.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.