Preparações medicinais para aliviar a artrite reumatoide

Sem deixar de consultar um especialista sobre quais são as opções mais adequadas, esses remédios naturais podem ajudar a combater os sintomas da artrite reumatoide.
Preparações medicinais para aliviar a artrite reumatoide

Última atualização: 30 Janeiro, 2021

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória que pode afetar várias articulações do corpo. Para aliviar a artrite reumatoide e o desconforto que esse problema gera, você pode aproveitar as propriedades que alguns remédios naturais oferecem.

No entanto, é importante que não interfiram no tratamento recomendado pelo médico. Com tudo isso, se você quiser saber o que são e como prepará-los, convidamos a continuar essa leitura.

Artrite reumatoide, é possível amenizar?

A artrite reumatoide é uma doença em que o sistema imunológico, que normalmente trabalha para nos proteger de infecções, ataca erroneamente o revestimento das articulações.

Especialistas do Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculoesqueléticas e de Pele, dos Estados Unidos explicam que há vários fatores externos que afetam seu aparecimento. Alguns deles são idade, sexo, tabagismo e histórico familiar.

Embora a gravidade e a duração possa variar muito de pessoa para pessoa, os surtos de artrite reumatoide geralmente envolvem dor nas articulações, inchaço e rigidez, além de fadiga geral.

Embora não tenha cura, existe tratamento. Além disso, existem várias medidas e remédios caseiros que podem ajudar a aliviar algum desconforto.

Preparações medicinais para aliviar a artrite reumatoide

Se você sofre de artrite reumatoide, a melhor coisa a fazer é seguir as instruções do seu médico e perguntar a ele se, além disso, você pode usar algum dos seguintes remédios para amenizar o desconforto e obter alívio.

De acordo com a sabedoria popular, existem vários remédios naturais que podem ajudar a aliviar a dor e a rigidez. Em qualquer caso, antes de experimentá-los, recomendamos que você pergunte ao seu médico qual pode ser o mais adequado para você.

1. Cúrcuma

A cúrcuma é uma especiaria que foi bastante estudada por apresentar potencial medicinal. Especificamente, a ela são atribuídas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

Um estudo publicado em 2016 indica que a cúrcuma pode ser útil para aliviar parte do desconforto da artrite reumatoide. No entanto, os pesquisadores também indicam que mais pesquisas são necessárias.

Enquanto mais dados estão sendo analisados, algumas pessoas passaram a incluir um pouco de açafrão em sua dieta de diferentes maneiras para aproveitar seus benefícios. Geralmente, na forma de vitaminas e incluída nas refeições, embora também possam ser adquiridos suplementos em cápsulas e outras apresentações.

2. Chá de urtiga para aliviar a artrite reumatoide

Outra das preparações medicinais para acalmar a artrite reumatoide é o chá ou a infusão de urtiga. É muito fácil de preparar e pode ser saboreado a qualquer hora do dia.

De acordo com o seguinte estudo publicado pela Revista de Fitomedicina, essa planta contém propriedades antioxidantes, analgésicas e anti-inflamatórias. Portanto, o chá de urtiga pode aliviar a dor e a inflamação que acompanham a artrite.

Além disso, o consumo regular produz um efeito diurético, de modo que esse chá também pode servir como remédio caseiro para a gota.

3. Gengibre

O gengibre é uma especiaria que, embora tenha várias propriedades medicinais, apresenta várias contraindicações. Portanto, antes de consumir, você deve se informar bem e levar em consideração alguns cuidados.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, é recomendado para pessoas com dores e inflamação crônicas. Para aproveitá-las, você pode incluir um pouco em suas refeições ou preparar uma infusão ou um chá de gengibre.

Por outro lado, de acordo com um estudo realizado em 2016, há quem considere que o óleo essencial de gengibre contém compostos que poderiam aliviar alguns dos sintomas da artrite reumatoide.

4. Suco de laranja, alho e salsa

O suco de laranja, alho e salsa é outra das preparações medicinais para aliviar a artrite reumatoide. Não está comprovado cientificamente que contribua diretamente para o alívio dos desconfortos, mas há quem o inclua na alimentação para se sentir melhor em geral.

Acredita-se que, devido ao teor de flavonoides de seus ingredientes, o suco teria um efeito anti-inflamatório e antioxidante. Além disso, pode fornecer uma certa quantidade de vitaminas do grupo B, C e minerais (cálcio e potássio), que são essenciais para fortalecer as articulações e outras partes do corpo.

Ingredientes

  • 2 dentes de alho.
  • 5 raminhos de salsa.
  • O suco de 5 laranjas.

Modo de preparo

  • Descasque e pique os dentes de alho para facilitar a mistura.
  • Adicione o alho picado junto com a salsa e o suco de laranja no copo do liquidificador e bata durante 3 minutos.
  • Está pronto para beber!

Se você estiver grávida, é melhor não incluir a salsa na receita, pois, como explica um estudo recolhido dos Anais da Faculdade de Medicina, nesses casos a ingestão excessiva é prejudicial.

5. Óleo de prímula para aliviar a artrite reumatoide

Pérolas de prímula para aliviar a artrite reumatoidea

Dizem que o óleo de prímula tem propriedades anti-inflamatórias devido ao seu conteúdo de ácido gamalinolênico (um tipo de ácido graxo ômega 6). Portanto, pode ajudar a acalmar a artrite reumatoide.

Um estudo, realizado por vários pesquisadores da Universidade do Egito, indica que esse óleo pode combater o desconforto da artrite. Dessa forma, ajuda a reduzir a sensibilidade, as dores nas articulações e a rigidez.

No entanto, é importante observar que o óleo deve ser incluído na dieta com moderação para evitar danos ao fígado.

6. Manjericão

Manjericão para aliviar a artrite reumatoide

De acordo com algumas hipóteses, tanto o manjericão fresco quanto seu óleo essencial teriam compostos que ajudariam a combater a inflamação, de acordo com um estudo publicado em 2015. No entanto, mais pesquisas sobre o assunto são necessárias.

Por enquanto, a melhor coisa que você pode fazer é incluir um pouco de manjericão em uma dieta balanceada. Que tal saborear uma deliciosa receita italiana com mais frequência?

Desconfortos ainda? Consulte o médico

Você já experimentou algum desses remédios e ainda sente desconforto? Nesse caso, consulte seu médico. O profissional sempre poderá indicar a solução mais adequada para você.

Lembre-se de que, além de seguir suas orientações, é necessário manter um estilo de vida saudável e evitar misturar vários remédios naturais ao mesmo tempo para não apresentar reações adversas.

Pode interessar a você...
A melhor dieta para pacientes com artrite
Melhor Com Saúde
Leia em Melhor Com Saúde
A melhor dieta para pacientes com artrite

Além de seguir todas as instruções do seu médico, é importante que você faça alguns ajustes na sua dieta para lidar com os sintomas da artrite.



  • Goeldner, I., Skare, T. L., & Reason, I. T. M. (2011). Artrite reumatoide : uma visão atual. J Bras Patol Med Lab. https://doi.org/10.1590/S1676-24442011000500002
  • Laurindo, I. M. M., Ximenes, A. C., Lima, F. A. C., Pinheiro, G. R. C., Batistella, L. R., Bertolo, M. B., … Radominski, S. C. (2004). Artrite reumatóide: Diagnóstico e Tratamento. Revista Brasileira de Reumatologia. https://doi.org/10.1590/S0482-50042004000600007
  • James W. Daily, Mini Yang y Sunmin Park. Revista de alimentos medicinales. Ago. 2016.717. 729.http://doi.org/10.1089/jmf.2016.3705
  • Funk, JL, Frye, JB, Oyarzo, JN, Chen, J., Zhang, H. y Timmermann, BN (2016). Efectos antiinflamatorios de los aceites esenciales de jengibre (Zingiber officinale Roscoe) en la artritis reumatoide experimental. PharmaNutrition, 4 (3), 123–131. https://doi.org/10.1016/j.phanu.2016.02.004
  • Chrubasik, JE, Roufogalis, BD, Wagner, H. y Chrubasik, SA (2007). Una revisión exhaustiva sobre el efecto de la ortiga y los perfiles de eficacia, Parte I: Herba urticae. Fitomedicina, 14 (6), 423–435. https://doi.org/10.1016/j.phymed.2007.03.004
  • Johnson, TA, Sohn, J., Inman, WD, Bjeldanes, LF y Rayburn, K. (2013). Los extractos lipofílicos de ortiga poseen una potente actividad antiinflamatoria, no son citotóxicos y pueden ser superiores a las tinturas tradicionales para el tratamiento de trastornos inflamatorios. Fitomedicina, 20 (2), 143–147. https://doi.org/10.1016/j.phymed.2012.09.016
  • Troncoso, Luzmila, & Guija, Emilio. (2007). Efecto antioxidante y hepatoprotector del Petroselinum sativum (perejil) en ratas, con intoxicación hepática inducida por paracetamol. Anales de la Facultad de Medicina68(4), 333-343. Recuperado en 09 de mayo de 2020, de http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1025-55832007000400008&lng=es&tlng=es.
  • Marzocchella, L., Fantini, M., Benvenuto, M., Masuelli, L., Tresoldi, I., Modesti, A. y Bei, R. (2011). Flavonoides en la dieta: mecanismos moleculares de acción como agentes antiinflamatorios. Patentes recientes sobre el descubrimiento de fármacos para la inflamación y la alergia, 5 (3), 200–220. https://doi.org/10.2174/187221311797264937
  • La dieta definitiva para la Artritis. Arthritis Foundation. https://www.arthritis.org/health-wellness/healthy-living/nutrition/anti-inflammatory/the-ultimate-arthritis-diet
  • El-Sayed, RM, Moustafa, YM y El-Azab, MF El aceite de onagra y el celecoxib inhibieron la angiogénesis patológica, la inflamación y el estrés oxidativo en la artritis inducida por adyuvantes: nuevo papel de la angiopoyetina-1. Inflammopharmacol 22, 305-317 (2014). https://doi.org/10.1007/s10787-014-0200-5
  • Szymanowska, U., Złotek, U., Karaś, M. y Baraniak, B. (2015). Actividad antiinflamatoria y antioxidante de antocianinas de hojas de albahaca púrpura inducidas por inductores abióticos seleccionados. Food Chemistry, 172, 71–77. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2014.09.043