7 bebidas ricas em iodo para fazer a tireoide trabalhar
As bebidas ricas em iodo podem ser um bom complemento para a dieta de pacientes com problemas na tireoide, sempre que o seu consumo for autorizado pelo médico que acompanha o caso.
São bebidas naturais que podemos apreciar a qualquer hora do dia, seja junto com uma refeição ou como um lanche. A seguir, falaremos mais sobre elas.
O iodo, um mineral necessário para a saúde
O iodo é um micromineral indispensável porque participa da síntese dos hormônios da tireoide. Isso quer dizer que ele contribui para a regulação de todo o organismo. Também tem um papel fundamental no crescimento, no funcionamento celular, nos processos neuronais, e até na agilidade mental.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a deficiência de iodo é uma das principais causas de problemas de desenvolvimento mental em crianças. Por isso, é importante que ele esteja presente na dieta desde cedo.
Para obter o iodo, é necessário consumir alguns alimentos de maneira regular, dentro de uma dieta equilibrada. Algumas das fontes de maior destaque são os peixes e frutos do mar, embora também seja possível encontrar este nutriente em alimentos como o sal iodado, as frutas, os vegetais, os laticínios e algumas variedades de algas.
Bebidas ricas em iodo
A seguir, compartilharemos algumas formas naturais, deliciosas e fáceis de consumir iodo.
1. Leite de vaca
Tomar leite de vaca pode ajudá-lo a obter as quantidades necessárias de iodo para manter a tireoide funcionando adequadamente.
Um copo de leite de vaca pode conter aproximadamente 55 microgramas de iodo. É importante esclarecer que estes níveis não mudam nas variedades de leite com teor reduzido de gordura.
2. Suco de amora
A amora é uma fruta silvestre deliciosa, similar ao morango tanto em teor nutricional quanto no seu conteúdo de minerais. Se você não gosta de morango, considere consumir o suco de amora no seu lugar.
Um copo de suco de amora pode conter aproximadamente 20 microgramas de iodo.
3. Vitamina de morango
Uma xícara de morango pode proporcionar aproximadamente 13 microgramas de iodo ao organismo. O morango é a fruta com o maior teor de iodo.
Ingredientes
- Cubos de gelo
- ½ xícara de morangos (85 g)
- 1 xícara de leite de aveia (250 ml)
Preparo
- Corte os morangos em pedaços pequenos.
- Bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
- Sirva, acrescente alguns cubos de gelo e beba com moderação.
4. Vitamina de mirtilos
Os mirtilos também são frutas silvestres com uma dose considerável de iodo em sua composição. Calcula-se que 150ml de suco de mirtilos tenham cerca de 400 microgramas de iodo.
Ingredientes
- Cubos de gelo (a gosto)
- Espinafre fresco (30g)
- 1 copo de leite de coco (250ml)
- 1 copo de suco de mirtilos (250ml)
Preparo
- Bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea.
- Beba com moderação.
5. Iogurte com morango
Consumir iogurte com morangos ou mirtilos também é uma excelente maneira de obter iodo. Uma xícara de iogurte líquido pode conter aproximadamente 90 microgramas de iodo.
- 1 litro de iogurte natural líquido
- 2 xícaras de morangos ou mirtilos frescos (340 g)
Preparo
- Pegue a primeira xícara de frutas e pique-a em pedaços pequenos.
- Leve a segunda xícara ao liquidificador junto com o iogurte líquido.
- Bata bem até obter uma mistura homogênea e sirva em um recipiente de plástico ou vidro com tampa.
- Acrescente as frutas picadas e mexa.
Veja também: Receita para preparar iogurte grego em casa
6. Suco de manga
O suco de manga é outra das bebidas ricas em iodo que você pode degustar quando quiser. Portanto, não hesite em tirar proveito disso!
Ingredientes
- 1 cubo de gelo
- 2 xícaras de água (500 ml)
- 1 xícara de manga em cubos (165 g)
Preparo
- Bata todos os ingredientes.
- Sirva com alguns cubos de gelo e beba.
- Se quiser bem espesso, coloque mais polpa e pouca água.
7. Vitamina verde cremosa
A vitamina verde cremosa é outra forma alternativa de obter iodo. É composta por três ingredientes que não são apenas nutritivos, mas também deliciosos.
Ingredientes
- ½ abacate médio
- ½ xícara de algas finamente picadas (20 g)
- 1 maçã verde em pedaços
- 1 xícara de água de coco (250 ml)
Preparo
- Retire o caroço da maçã, corte em cubinhos (sem tirar a casca) e coloque em uma tigela com água enquanto prepara o restante dos ingredientes.
- Pique as algas o mais finamente possível (para evitar que se enrosquem na lâmina do liquidificador).
- Extraia a polpa do abacate e coloque no liquidificador, seguido do restante dos ingredientes.
- Bata tudo até ficar homogêneo, verifique se gostou da textura que obteve e, se sim, sirva e beba.
Leia também: Alimentos que ajudam a regular a tireoide
Nota final
As bebidas ricas em iodo são apenas um complemento a mais para uma dieta saudável. Em nenhum caso devem ser tomadas como substitutas das refeições principais, pois isso não faria apenas você passar fome, mas também poderia promover desequilíbrios nutricionais no corpo.
Como indicado em outras preparações caseiras similares, é aconselhável evitar a adição de açúcar, estévia e outros adoçantes, pois o ideal é apreciar o sabor natural dos alimentos. Mas se você preferir dessa forma, utilize o açúcar com moderação.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Harvard T. H. Chan. Iodine. Harvard School of Public Health.
- Imam, S. K. (2016). Hyperthyroidism. In Thyroid Disorders: Basic Science and Clinical Practice. https://doi.org/10.1007/978-3-319-25871-3_8.
- Jahurul, M. H. A., Zaidul, I. S. M., Ghafoor, K., Al-Juhaimi, F. Y., Nyam, K. L., Norulaini, N. A. N., … Mohd Omar, A. K. (2015). Mango (Mangifera indica L.) by-products and their valuable components: A review. Food Chemistry. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2015.03.046
- National Institutes of Health. Office of Dietary Supplements. Iodine. U. S. Department of Health and Human Services. Abril 2022.
- Organización Mundial de la Salud. Iodine deficiency.
- Pai, H. C., & Gong, S. T. (2013). Subclinical thyroid disease. Journal of Internal Medicine of Taiwan. https://doi.org/10.1093/bmb/ldt024
- Ross, D. S., Burch, H. B., Cooper, D. S., Greenlee, M. C., Laurberg, P., Maia, A. L., … Walter, M. A. (2016). 2016 American Thyroid Association Guidelines for Diagnosis and Management of Hyperthyroidism and Other Causes of Thyrotoxicosis. Thyroid. https://doi.org/10.1089/thy.2016.0229.
- Servicio Nacional de Salud del Reino Unido. Iodine. Abril 2020.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.