
Antes de escolher qualquer cultivo, você tem que saber que há alguns mais fáceis e outros mais difíceis de manter em seu jardim ou horta. Portanto, você precisa começar com cultivos fáceis, para iniciar um jardim ou horta em casa.…
Eles não são apenas um complemento perfeito para suas tortas: os mirtilos também são frutas muito benéficas para a saúde. Ensinaremos como cultivá-los em casa.
A cor azulada dos mirtilos é quase tão única e atraente como o seu inconfundível sabor. Esta fruta tão deliciosa cresce em um arbusto de tamanho médio. Se você deseja cultivar mirtilos em casa, contaremos como neste artigo.
O mirtilo é um fruto que cresce a partir de um arbusto do mesmo nome, pertencente à família das ericáceas. Trata-se de uma das frutas mais conhecidas por seu sabor, o que a torna um ingrediente importante em muitas receitas. No entanto, também apresenta vários benefícios para a saúde.
Os mirtilos são frutas muito nutritivas. Além disso, destacam-se por seu alto teor de vitamina C, fibra, potássio, ferro e cálcio. Além disso, é notável a quantidade de pigmentos naturais que possuem, com efeitos antioxidantes.
Portanto, os mirtilos trazem os seguintes benefícios para a saúde das pessoas:
Você também pode ler: benefícios dos mirtilos para a sua saúde
Após esta introdução, não restam dúvidas de que cultivar mirtilos em casa é uma atividade bastante benéfica. Mas quais são os passos para cultivar esta frutinha? Abaixo, explicaremos como.
O tipo e tamanho do vaso depende da forma como você quer começar o processo de cultivo. Se quiser começar com as sementes, pode usar um vaso pequeno. No entanto, se você começar já com uma muda, melhor um vaso médio.
É claro que, à medida que o arbusto cresce, você precisará de vasos maiores, ou transferir a planta diretamente para o solo. O vaso máximo que esta planta poderá ocupar, a partir do terceiro ou quarto ano, é um de 60 a 70 litros.
As plantas de mirtilo preferem os solos ácidos, de preferência com um pH próximo a 4,5. Para obtê-lo, você pode usar aditivos, como a compostagem, o enxofre ou de turfa. Também serão de ajuda da farinha de semente de algodão e o adubo de folhas de pinheiro.
Procure não colocar muitas sementes em um mesmo vaso, uma vez que a planta de mirtilo necessita de espaço para crescer adequadamente. Além disso, a terra deve estar muito molhada no momento da semeadura.
À medida que a planta for crescendo, você precisará fazer o transplante para um vaso maior, ou diretamente para o chão.
Ao fazer isso, você tem que umedecer bem as raízes, para evitar que sofram durante este processo. Por isso, recomendamos colocá-las num balde com água por cerca de 10 minutos antes de replantá-las. Depois de replantar a muda, molhe a terra.
Finalmente, lembre-se de que, para cultivar mirtilos em casa, o melhor é fazer isso durante o inverno. Trata-se de uma planta que se adapta muito bem ao frio, mesmo em temperaturas extremas.
No entanto, sofrem muito com o calor. Portanto, redobre os cuidados com as plantas no verão e não as exponha diretamente ao sol.
Leia também: 6 usos da canela nas plantas do jardim
Como você deve ter percebido, não se trata de uma planta que requer grandes cuidados ou exigências para se desenvolver.
Se também consideramos as suas variadas utilizações e benefícios para a saúde, notaremos que cultivar mirtilos em casa pode ser uma ótima ideia, além de um excelente passatempo.