Como cultivar mirtilos em casa de uma maneira fácil

27 de março de 2019
Eles não são apenas um complemento perfeito para suas tortas: os mirtilos também são frutas muito benéficas para a saúde. Ensinaremos como cultivá-los em casa.

A cor azulada dos mirtilos é quase tão única e atraente como o seu inconfundível sabor. Esta fruta tão deliciosa cresce em um arbusto de tamanho médio. Se você deseja cultivar mirtilos em casa, contaremos como neste artigo.

O mirtilo é um fruto que cresce a partir de um arbusto do mesmo nome, pertencente à família das ericáceas. Trata-se de uma das frutas mais conhecidas por seu sabor, o que a torna um ingrediente importante em muitas receitas. No entanto, também apresenta vários benefícios para a saúde.

Propriedades dos mirtilos

Como cultivar mirtilos

Os mirtilos são frutas muito nutritivas. Além disso, destacam-se por seu alto teor de vitamina C, fibra, potássio, ferro e cálcio. Além disso, é notável a quantidade de pigmentos naturais que possuem, com efeitos antioxidantes.

Portanto, os mirtilos trazem os seguintes benefícios para a saúde das pessoas:

  • Os antioxidantes, antocianinas e carotenoides participam da formação de ossos e dentes, assim como na produção de glóbulos vermelhos e a absorção do ferro. Também protegem o corpo de agentes nocivos.
  • O potássio beneficia o sistema muscular e nervoso.
  • As fibras ajudam a regular a flora intestinal.
  • Suas vitaminas fortalecem o sistema imunológico. Portanto, previnem doenças.
  • Como aumenta a necessidade de consumir vitaminas, os mirtilos são altamente recomendados durante a gravidez.
  • Sua ação antisséptica é importante para combater infecções causadas por germes.

Você também pode ler: benefícios dos mirtilos para a sua saúde

Como cultivar mirtilos em casa

Após esta introdução, não restam dúvidas de que cultivar mirtilos em casa é uma atividade bastante benéfica. Mas quais são os passos para cultivar esta frutinha? Abaixo, explicaremos como.

Em vasos

O tipo e tamanho do vaso depende da forma como você quer começar o processo de cultivo. Se quiser começar com as sementes, pode usar um vaso pequeno. No entanto, se você começar já com uma muda, melhor um vaso médio.

É claro que, à medida que o arbusto cresce, você precisará de vasos maiores, ou transferir a planta diretamente para o solo. O vaso máximo que esta planta poderá ocupar, a partir do terceiro ou quarto ano, é um de 60 a 70 litros.

Em canteiros

As plantas de mirtilo preferem os solos ácidos, de preferência com um pH próximo a 4,5. Para obtê-lo, você pode usar aditivos, como a compostagem, o enxofre ou de turfa. Também serão de ajuda da farinha de semente de algodão e o adubo de folhas de pinheiro.

Passos a seguir

  • Primeiro, coloque um guardanapo grossa em um vaso pequeno e umedeça-o com um pouco de água. Em seguida, coloque algumas sementes.
  • Com cuidado, pegue uma semente com o dedo. É preciso cautela porque são muito pequenas. Coloque-a na terra e cubra-a.
  • Regue a planta diariamente e procura manter um bom nível de umidade o tempo todo.
  • Você deve colocar o vaso em uma área com boa iluminação e a salvo do vento.
  • Tanto em vasos como o solo, a terra deve ser aerada e fofa, para uma boa oxigenação e uma drenagem adequada para a planta.
  • Depois de plantar, você pode fazer um acolchoado com ramos ou folhas de carvalho ou pinheiro; isso ajuda a evitar as ervas daninhas, mantém a umidade e a acidez do solo.

Cuidados especiais

Mirtilos silvestres

Procure não colocar muitas sementes em um mesmo vaso, uma vez que a planta de mirtilo necessita de espaço para crescer adequadamente. Além disso, a terra deve estar muito molhada no momento da semeadura.

À medida que a planta for crescendo, você precisará fazer o transplante para um vaso maior, ou diretamente para o chão.

Ao fazer isso, você tem que umedecer bem as raízes, para evitar que sofram durante este processo. Por isso, recomendamos colocá-las num balde com água por cerca de 10 minutos antes de replantá-las. Depois de replantar a muda, molhe a terra.

Finalmente, lembre-se de que, para cultivar mirtilos em casa, o melhor é fazer isso durante o inverno. Trata-se de uma planta que se adapta muito bem ao frio, mesmo em temperaturas extremas.

No entanto, sofrem muito com o calor. Portanto, redobre os cuidados com as plantas no verão e não as exponha diretamente ao sol.

Leia também: 6 usos da canela nas plantas do jardim

Como você deve ter percebido, não se trata de uma planta que requer grandes cuidados ou exigências para se desenvolver.

Se também consideramos as suas variadas utilizações e benefícios para a saúde, notaremos que cultivar mirtilos em casa pode ser uma ótima ideia, além de um excelente passatempo.