Maneiras de comer iogurte natural no café da manhã

13 de agosto de 2019
O iogurte natural é um dos melhores alimentos para preparar cafés da manhã saudáveis, já que fornece proteínas, probióticos, fibras, vitaminas e minerais. Além disso, é muito versátil e combina facilmente com outros ingredientes.

Incluir iogurte natural no café da manhã traz interessantes benefícios tanto para a saúde como para o controle de peso. Graças ao seu teor de probióticos, aminoácidos e vitaminas, assim como de minerais, é um bom complemento para cuidar do corpo sem deixar de desfrutar de deliciosas receitas.

Este alimento é obtido através de um processo de fermentação do leite, no qual se cria um cultivo de bactérias saudáveis como os Lactobacillus bulgaricus. Sua assimilação fortalece a microbiota intestinal e apoia a prevenção de algumas doenças.

Por outro lado, contribui para aumentar o nível de energia a fim de obter uma melhor produtividade física e mental. Além disso, cuida da saúde óssea e serve como aliado para aumentar a massa muscular. Ainda não consome iogurte? Descubra seus benefícios e 3 formas de consumi-lo no café da manhã. 

Benefícios de comer iogurte natural no café da manhã

O iogurte é um dos produtos lácteos mais consumidos no mundo todo. Desde sempre se destacou por sua versatilidade, já que seu sabor levemente ácido combina bem com sobremesas, vitaminas e muitas outras receitas.

Também é valorizado por seu valor nutricional, pois é uma fonte significativa de vitaminas A e B, cálcio e potássio e proteínas. Ainda que tenha um leve teor de gordura, não afeta o peso corporal e, pelo contrário, apoia o bom funcionamento do metabolismo.

Quais outros benefícios traz? Para que não exista dúvidas do motivo de incluir o iogurte no café da manhã, a seguir repassaremos suas principais propriedades.

Regula a microbiota intestinal

Iogurte natural regulariza o trânsito intestinal

Por seu alto teor de probióticos, o iogurte natural ajuda a restabelecer o equilíbrio dos microrganismos que habitam no intestino. Isso, por outro lado, fortalece as funções imunes e reduz o risco de infecções no trato gastrointestinal.

Previne as úlceras e gastrite

Os ácidos naturais contidos neste alimento contribuem para neutralizar a ação dos ácidos sobre o revestimento do estômago. Graças a isso, consumi-lo de forma regular pode reduzir o risco de úlceras, gastrite e infecções por Helicobacter pylori.

Combate as alergias

Consumir iogurte no café da manhã ajuda a melhorar a resposta do corpo contra os agentes e partículas ambientais que produzem alergias. Suas vitaminas e minerais fortalecem a função dos linfócitos, elementos chaves para controlar estas afecções.

Ajuda a evitar a obesidade

Controlar o peso

Ainda que este ingrediente tenha um leve teor de gordura, sua ingestão moderada pode prevenir a obesidade e outros transtornos metabólicos. Isso se deve ao seu alto teor de aminoácidos e fibras naturais que controlam a ansiedade pela comida e otimizam o gasto energético.

Protege os ossos

A vitamina D contida neste alimento ajuda a melhorar a assimilação de cálcio para proteger os ossos. Ainda, seu teor de cálcio e magnésio evita problemas como a perda de densidade óssea e a inflamação.

Descubra: 7 formas de melhorar a assimilação de cálcio

Incluir iogurte natural na dieta também ajuda na recuperação muscular

Incluir iogurte no café da manhã ou nas vitaminas para depois do treino, favorece a recuperação muscular e física. Suas proteínas e carboidratos reparam os músculos e recarregam o corpo de energia para evitar a sensação de fadiga.

Receitas para consumir iogurte natural no café da manhã

A vantagem de comer iogurte no café da manhã é que permite obter uma nutrição mais completa sem investir muito tempo. Ainda que possa ser ingerido sozinho, o melhor é combiná-lo com outros ingredientes para desfrutar de sabores variados todos os dias. Desfrute!

1. Iogurte cremoso com cerejas e frutos secos

Iogurte com frutas

Esta deliciosa combinação de frutas com iogurte é uma alternativa rápida para tomar um bom café da manhã. Não contém açúcares refinados e é uma fonte de aminoácidos, fibra dietética e gorduras saudáveis.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de iogurte natural cremoso (125 ml)
  • 1 colher de mel de abelhas orgânico (25 g)
  • 6 cerejas
  • 1 colher de coco ralado (15 g)
  • 2 colheres de frutos secos picados (30 g)

Modo de preparo

  • Primeiramente, coloque o iogurte natural em uma tigela e misture-o com o mel de abelhas.
  • Aparte, lave as cerejas, retire o caroço e corte-as pela metade ou em quartos.
  • Em seguida, coloque-as sobre o iogurte natural e, depois, o coco e os frutos secos picados.
  • Por fim, decore a gosto e desfrute.

2. Pudim de sementes de chia e iogurte natural

As sementes de chia se destacam como um dos melhores alimentos para complementar qualquer dieta. O conteúdo de ômega 3 e aminoácidos que elas fornecem, é benéfico para a saúde cardiovascular e o peso. Por isso, propomos adicioná-las neste delicioso pudim com iogurte.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de água (125 ml)
  • 1 colher de café solúvel (5 g)
  • 1 colher de cacau puro em pó (5 g)
  • 2 colheres de sementes de chia (30 g)
  • 1/2 xícara de iogurte natural (125 ml)

Modo de preparo

  • Primeiramente, coloque a água para ferver e, quando começar a borbulhar, dissolva o café solúvel e o cacau em pó.
  • Em seguida, adicione as sementes de chia e mexa por alguns minutos.
  • Posteriormente, deixe repousar a mistura durante meia hora, até que as sementes adquiram uma textura gelatinosa.
  • Logo depois, misture tudo com o iogurte natural e decore a gosto.

3. Smoothie de iogurte natural e frutos vermelhos

Vitamina de morango

Um delicioso smoothie é a opção ideal para comer iogurte no café da manhã caso não se tenha muito tempo para receitas mais complexas. Visto que são adicionados frutos vermelhos, é uma receita repleta de antioxidantes e minerais essenciais.

Não perca ademais: Geleia de frutos vermelhos sem açúcar

Ingredientes

  • 1/2 xícara de frutos vermelhos (75 g)
  • 1/4 xícara de leite de coco (62 ml)
  • 1/2 xícara de iogurte natural (125 ml)

Modo de preparo

  • Em primeiro lugar, lave bem os frutos vermelhos e coloque-os no liquidificador com o leite de coco e o iogurte natural.
  • Em seguida, processe tudo por alguns minutos, até obter uma bebida cremosa e sem grumos.

Enfim, animado para provar estas receitas com iogurte para o café da manhã? Como pode notar, são fáceis de preparar e contêm ingredientes muito saudáveis. Desfrute-as sem remorso.

  • Magro, D. O., De Oliveira, L. M. R., Bernasconi, I., Ruela, M. D. S., Credidio, L., Barcelos, I. K., … Coy, C. S. R. (2014). Effect of yogurt containing polydextrose, Lactobacillus acidophilus NCFM and Bifidobacterium lactis HN019: A randomized, double-blind, controlled study in chronic constipation. Nutrition Journal. https://doi.org/10.1186/1475-2891-13-75
  • Heap, S., Ingram, J., Law, M., Tucker, A. J., & Wright, A. J. (2015). Eight-day consumption of inulin added to a yogurt breakfast lowers postprandial appetite ratings but not energy intakes in young healthy females: A randomised controlled trial. British Journal of Nutrition. https://doi.org/10.1017/S0007114515004432
  • Perrigue, M. M., Monsivais, P., & Drewnowski, A. (2009). Added Soluble Fiber Enhances the Satiating Power of Low-Energy-Density Liquid Yogurts. Journal of the American Dietetic Association. https://doi.org/10.1016/j.jada.2009.08.018