6 produtos naturais para drenar o corpo

· 4 de maio de 2014
Tanto a cavalinha quanto os talos de cereja nos ajudam a aumentar a quantidade de urina, contribuindo para eliminar toxinas. Ao combiná-los, podemos potencializar os efeitos de ambos e tirar proveito deles.

O corpo deve ser constantemente purificado para manter sua saúde, eliminando toxinas e outros elementos nocivos, o que permite combater a retenção de líquidos, a má circulação sanguínea, estrias e inchaço das pernas, entre outros. Conheça 6 produtos naturais para drenar o corpo.

Este processo exige aumento da atividade física diária, o consumo maior de água e alimentos frescos.

1. Erva-doce para drenar o corpo

Além de seu delicioso aroma e sabor, a erva-doce é uma das melhores opções para a drenagem.

Melhora a digestão e facilita a expulsão de gases. Além disso, quando consumida como infusão (pura ou acompanhada), elimina o excesso de fluídos, tornando-se uma das infusões favoritas das pessoas com retenção de líquidos ou artrite, assim como facilita a remoção e redução do catarro nos pulmões.

Pode ser usada como chá ou como ingrediente em saladas, mas também é preciso evitar seu uso excessivo, já que suas fortes propriedades podem causar de um leve a grave desconforto.

Uma boa opção é tomar chá de erva-doce por três dias para drenar e depois interromper o uso e consumir bastante água nos dias posteriores para concluir o processo com êxito.

2. Babosa (aloe vera) para drenar o corpo

Aloé vera para drenar o organismo

É um dos ingredientes favoritos da medicina natural e é muito eficiente na drenagem. Ativa e rejuvenesce o fígado com seu alto teor de polissacarídeos, que removem as toxinas acumuladas.

Recomenda-se seu consumo no estado mais natural possível, já que os produtos comerciais podem conter agentes que reduzem sua eficácia.

Pode-se consumir uma colher de chá de babosa todas as manhãs, acompanhada de um copo de água para facilitar o bom funcionamento do fígado durante o dia.

É possível também fazer uma infusão depurativa misturando babosa, cardo de leite, alcaçuz e dente-de-leão.

3. Chá verde para drenar o corpo

O chá verde beneficia a saúde de várias maneiras. Pode estimular a drenagem do corpo devido às suas caraterísticas diuréticas e à presença do ácido clorogênico, o qual facilita a digestão e purificação das toxinas ingeridas.

Pode ser consumido de diversas formas, mas o ideal são cinco xícaras de chá verde por dia, atentando no consumo suficiente de água.

Leia também: Chá verde para perder gordura abdominal

4. Abacaxi para drenar o corpo

O abacaxi é uma das frutas com maior teor de água, é rico em fibras e tem poucas calorias, além de ter três enzimas que melhoram a digestão e a circulação sanguínea: bromelina, extranasa e ananasa.

Permite a drenagem das regiões com fibras proteicas e remove os tecidos adiposos que causam a celulite, além de ter um elevado teor de potássio, que regula a quantidade de água nas células.

Por todos estes benefícios, recomenda-se sua inclusão na dieta, já que seu sabor permite sua combinação com outros alimentos.

Recomendamos a leitura: Desintoxique o corpo com esta dieta depurativa de mamão e abacaxi

5. Cavalinha para drenar o corpo

Cavalinha para drenar o organismo

Esta erva silvestre se tornou um remédio natural comum. Uma de suas propriedades é aumentar em 30% a quantidade de urina, permitindo a eliminação de toxinas e facilitando o trabalho dos rins e da próstata.

Além disso, foi comprovada sua capacidade de reduzir o tamanho de pedras nos rins e melhorar a filtração dos mesmos.

6. Talos de cereja para drenar o corpo

As cerejas têm um sabor delicioso, mas sua função não se limita apenas a isso. Seus talos contêm um alto teor de sais de potássio que ajudam a drenar, aumentando a urina, além de eliminar os metabolitos, facilitando, assim, a redução da sensação de pernas pesadas.

Seus benefícios aumentam quando combinados com a cavalinha.

  • Farid Hossain, M. (2015). Nutritional Value and Medicinal Benefits of Pineapple. International Journal of Nutrition and Food Sciences. https://doi.org/10.11648/j.ijnfs.20150401.22
  • Cabrera, C., Artacho, R., & Giménez, R. (2006). Beneficial Effects of Green Tea—A Review. Journal of the American College of Nutrition. https://doi.org/10.1080/07315724.2006.10719518
  • Hamman, J. H. (2008). Composition and applications of Aloe vera leaf gel. Molecules. https://doi.org/10.3390/molecules13081599