6 Hábitos cotidianos que nos fazem envelhecer. Conheça-os!

· 6 de maio de 2015
O passar dos anos é inevitável, mas a sua maior ou menor incidência dependerá também de nossos costumes cotidianos.

Em algumas ocasiões, recorremos a cremes ou outros tratamentos caros para prevenir as primeiras rugas. Entretanto, às vezes temos hábitos que envelhecem que, se evitados, poderiam substituir qualquer outro tratamento.

Hoje, em nosso espaço, convidamos você a descobrir uma série de costumes e rotinas que nos fazem envelhecer. Então, vamos conhecer?

1- A má alimentação: um dos hábitos que envelhecem

A má alimentação é um hábito que envelhece

Há momentos em que temos pouco tempo para cozinhar. O trabalho, as obrigações diárias e a pressa nos obrigam a ter que comer “qualquer coisa”, de forma rápida.

Talvez por isso tenhamos que recorrer mais do que o recomendado a comidas pré-cozidas, pratos prontos e congelados que somente temos que esquentar no micro-ondas.

Aliás, também é muito comum que, devido ao estresse, tenhamos uma preferência maior por estas comidas cheias de sabores ácidos, de gorduras, condimentos, açúcares e farinhas refinadas. Eles nos saciam, mas nos inflamam, nos fazem ganhar peso e elevam nossos níveis de colesterol ruim.

São realidades muito comuns que nos oferecem um exemplo claro desta má alimentação. São hábitos que envelhecem porque trazem problemas de saúde e, consequentemente, envelhecimento precoce.

As toxinas alteram nosso metabolismo, contribuem com a retenção de líquidos e, além disso, nos impedem de depurar nosso organismo adequadamente. Portanto, nossa pele ficará mais pagada e pouco saudável, com um aspecto envelhecido.

Solução? Devemos nos conscientizar de que uma alimentação saudável também é sinônimo de beleza exterior. Os antioxidantes presentes nos alimentos nos protegem dos radicais livres e do passar dos anos.

Portanto, é necessário consumir sucos naturais de laranja, limão, abacaxi ou morango. Prepare todos os dias saladas variadas e saborosas com verduras frescas, carnes magras, peixes, frutas secas… Também é importante eliminar o sal e o açúcar refinado da dieta. Assim, você vai notar a diferença no espelho!

Não deixe de ler: Envelhecimento precoce: 3 sucos antioxidantes

2- Cuidado com o sol

O excesso de sol é um hábito que envelhece

Adoramos o sol, principalmente nas férias. Temos que reconhecer também que tomar sol com o cuidado apropriado e em determinadas horas do dia nos permite obter vitamina D, essencial para a nossa saúde. No entanto, há ocasiões em que nos excedemos.

O sol acelera o nosso envelhecimento, e torna-se um grande inimigo da pele se nos expusermos a ele regularmente e sem proteção.

É muito recomendável então, que em sua rotina diária, você se lembre de aplicar algum tipo de protetor ou filtro solar. Aliás, existem maquiagens muito adequadas que nos oferecem esta proteção tão necessária. São opções interessantes que vale a pena conferir.

3- O estresse e as emoções negativas

O estresse envelhece

O sofrimento constante e crônico é um dos hábitos que envelhecem.

Pode ser que pareça um pouco exagerado, mas se trata de uma realidade que temos que levar em conta:

  • Um estresse prolongado, que se torna crônico em nosso dia a dia, faz com que se reduza drasticamente a nossa qualidade de vida. Aos poucos, nos tornamos incapazes de desfrutar de coisas simples, como a companhia dos amigos e da família, os pequenos momentos onde está a verdadeira felicidade.
  • Quando não conseguimos enfrentar a tristeza e o sofrimento de modo adequado, nossa saúde sente. Uma depressão vem sempre acompanhada também por problemas físicos, como enxaquecas, problemas digestivos, musculares e articulares. Estes problemas constantes se tornam, inevitavelmente, hábitos que envelhecem.
  • Portanto, tente controlar suas situações de estresse. Estabeleça prioridades e cultive suas emoções positivas, frente a uma vida tranquila, cheia de sonhos e projetos. Se mantiver uma qualidade de vida onde seja priorizado esse tipo de coisa, seu equilíbrio interior irá se traduzir em beleza exterior.

4- Estar sempre bem hidratada

Não tomar água é um hábito que envelhece

Quanta água você bebe ao longo do dia? Estar bem hidratada é algo vital para o nosso organismo, nossa pele e nossa saúde em geral. Graças a ela, nossos órgãos conseguem melhorar as suas funções, além de nos ajudar a depurar toxinas e todos estes elementos nocivos que nos inflamam e nos fazem envelhecer.

Por isso, é muito importante que você beba entre 6 e 8 copos de água diariamente. Se você tiver dificuldade em fazer isso, não hesite em misturar um pouco de suco de limão. Fica delicioso!

Leia também: Alimentos ricos em água para deter a desidratação

5- Você faz a mesma coisa todos os dias? Saia da rotina!

A rotina é um hábito que envelhece

Sabemos que não é algo fácil de fazer. Todos nós temos obrigações diárias, mas é importante que, de vez em quando, você tente sair da rotina. A monotonia, o fato de não ter novos estímulos para desfrutar o que aprendemos, faz com que nosso corpo e nosso cérebro se mantenham em um nível muito baixo de ativação.

A falta de estímulos e a monotonia são hábitos que envelhecem

O fato de não ter estímulos que nos enriqueçam faz com que nos sintamos apagadas, com um desânimo grande. Tenha em mente que o nosso cérebro precisa de incentivos diários para se manter forte e jovem.

Por isso, não hesite em dedicar uma ou duas horas por dia a você mesma. Saia, passeie, inscreva-se em cursos, leia, aproveite… Organize uma viagem de vez em quando, na qual você possa experimentar sensações novas. O aprendizado e os estímulos enriquecedores nos mantêm jovens e saudáveis.

6- Você dorme mal durante a noite?

Dormir pouco é um hábito que envelhece

Uma rotina de sono tranquila e reparadora faz com que possamos nos levantar pelas manhãs descansadas e com um aspecto radiante. Tente seguir os seguintes conselhos para conseguir isso:

  • Procure jantar de forma leve, e pelo menos duas horas antes de dormir.
  • Desligue o computador e o celular duas horas antes de dormir.
  • Dê um passeio de meia hora.
  • Tome um banho quente.
  • Beba um chá de erva-cidreira com bálsamo.
  • Leia um livro e deixe que o sono venha aos poucos.

Coloque em prática estes conselhos simples e obtenha uma melhor qualidade de vida. O passar do tempo será muito mais bondoso com você.

Gostou deste artigo? Sendo assim, continue na nossa página com mais dicas para a sua saúde e bem-estar.

  • Abreu, caio fernando. (2005). Envelhecimento Celular. Arquivos de Ciências da Saúde da UNIPAR.
  • Rommel Almeida Fechine, B. (2012). O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO: AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES QUE ACONTECEM COM O IDOSO COM O PASSAR DOS ANOS. Inter Science Place. https://doi.org/10.6020/1679-9844/2007
  • Christian Lindmeier. (2014). OMS | «Envejecer bien», una prioridad mundial.
  • Falque-Madrid, L. (2014). La evidencia científica y el arte de envejecer. Scientific Evidence and the Art of Aging.