6 alimentos para melhorar a digestão

· 26 de março de 2014
As maçãs são ricas em pectina, que ajuda a regular o funcionamento do intestino, enquanto o vinagre de maçã atua como um laxante natural eficaz.

São muitas as pessoas que buscam por dias de como melhorar a digestão. Quando sofremos com constipação ou prisão de ventre, é um verdadeiro drama ir ao banheiro.

Além disso, quando não conseguimos evacuar com regularidade e de maneira normal sentimos o estômago inchado e muito peso.

Mas, apesar disso, temos uma boa notícia para você. Existem alternativas que melhorarão bastante esta situação.

Assim, neste artigo apresentaremos alguns laxantes naturais que podem ser muito benéficos para melhorar a digestão e não possuem efeitos colaterais.

Além de serem produtos totalmente naturais, você pode consumi-los quantas vezes desejar, mas, claro, sem exageros. Comece agora mesmo a melhorar a digestão.

Bananas para melhorar a digestão

Bananas ajudam na digestão
Tente consumir uma banana por dia

As bananas têm grande quantidade de fibra a qual ajuda de maneira muito eficaz na boa digestão.

Além disso, entre seus componentes, destaca-se a presença dos frutooligossacarídeos, substâncias poderosas que permitem melhorar e aumentar o crescimento da flora intestinal.

Por este motivo é importante adicionar esta deliciosa fruta, ou ainda, doces feitos dela, em nossa dieta. E, ainda, com mais frequência se sofremos com a prisão de ventre.

Maçãs

As maçãs são ricas em pectina, um tipo de heteropolissacarídeo que ajuda no bom funcionamento dos intestinos.

Inclusive o vinagre de maçã, um dos produtos extraídos desta fruta, é um excelente laxante natural.

Além disso, como se diz popularmente: “Uma maçã por dia mantém o médico longe“, mas consumi-la todos os dias pode ser um pouco tedioso para algumas pessoas.

Felizmente, existe uma solução efetiva, saudável e agradável para isto.

Neste caso, pode-se tomar o suco (delicioso!). Ou, ainda, tomar com meio copo de água uma ou duas colheradas do vinagre de maçã. Recomenda-se consumi-lo ainda em jejum.

Leia também: Benefícios da maçã e 9 maneiras de consumi-la

Frutas vermelhas são ótimas para digestão

Algumas frutas vermelhas como mirtilo, morango e amora são muito ricas em antioxidantes, os quais são totalmente eficientes para ajudar a limpar o cólon.

Também têm um sabor delicioso, estas deliciosas frutas são muito versáteis, já que podemos comê-las de diferentes formas.

Por exemplo: em saborosos sucos e vitaminas, no café da manhã ao ser adicionada no iogurte ou aos cereais e se comemos juntos, cereais com iogurte e algumas destas frutas, será uma combinação perfeita que fará seu intestino funcionar melhor.

Cenouras

Cenouras ajudam a digestão

A cenoura é um fabuloso antioxidante natural, cujo consumo frequente faz com que o intestino funcione normal e corretamente.

Deve-se consumir preferencialmente crua, ralada, acompanhando saladas, em sucos e, se preferir comê-las cozidas. Devem ser feitas no vapor para que não percam suas propriedades.

Caso nenhuma das ideias anteriores te agradem, sugerimos uma receita especial que inclusive agrada a muita gente: comer cenoura com mel! Além de delicioso, também serão adicionadas e aproveitadas as propriedades do mel.

Cebolas

A cebola, além de ser um excelente remédio natural para reduzir os níveis de colesterol, previne doenças tão complexas como o câncer e também é um antioxidante por excelência.

Graças à presença das vitaminas C e E também é um bom laxante, já que colabora ativamente na mobilidade apropriada dos intestinos, facilitando a evacuação normal e contínua.

Pode te interessar: Como extrair o suco de cebola e quais são seus usos

Tomates para melhorar a digestão

O tomate é um fabuloso laxante natural devido à grande quantidade de fibra que esse contém, também é um excelente protetor do cólon e da próstata, já que tem muito licopeno, o qual lhe dá a cor vermelha que o caracteriza e é o encarregado de prevenir o câncer nestes órgãos.

Lembre-se

Por fim, se você acompanhar estas recomendações e conselhos com atenção, pode ter certeza que os seus problemas estomacais e intestinais acabarão e a prisão de ventre será coisa do passado.

Levy, J., & Sharoni, Y. As funções do licopeno do tomate e seu papel na saúde humana.
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funcionais. Embrapa Hortaliças-Artigo em periódico indexado (ALICE).
Ribeiro, M. R. G. M. (2016). Influência do processo digestivo na atividade antioxidante de alimentos funcionais
(Master's thesis).