Frutas, verdadeiros laxantes naturais

· 15 de março de 2019
Com uma simples mudanças de hábito é possível ter laxantes naturais com o consumo de frutas. Veja algumas opções saborosas aqui.

A prisão de ventre é um problema comum e que causa grandes desconfortos. Normalmente, quem sofre deste mal evacua menos de 3 vezes por semana. Hoje veremos mais sobre as frutas, os verdadeiros laxantes naturais.

Vale ressaltar que este assunto está diretamente ligado à alimentação, já que diversos alimentos podem influenciar na melhora e/ou na piora desse problema.

Os alimentos mais comuns para aliviar a prisão de ventre são aqueles ricos em fibras.

Porém, este problema não está apenas relacionado com a alimentação.

Outros fatores, tais como a dificuldade de digestão, a velocidade do metabolismo e até mesmo a sensação de constipação estão relacionados.

Descubra: 5 maneiras de estimular seu metabolismo

A grande vantagem é que algumas frutas, conhecidas como frutas laxativas são capazes de regular o funcionamento do intestino. Vamos conhecê-las?

Laxantes naturais: ameixa

 Zwetschgendatschi

A ameixa é bem conhecida por sua alta quantidade de fibras. Estudos realizados comprovaram que a ameixa preta e o seu suco são grandes estimuladores do transito intestinal devido à presença do ácido diidroxifenil isatina.

A quantidade ideal para consumo é de duas ameixas frescas ou quatro ameixas secas ao dia.

Laxantes naturais: mamão

papaya

Um dos tipos de mamão, o papaia, possui uma substância conhecida como papaína, excelente para o nosso intestino, ajudando na digestão com a melhora na absorção dos nutrientes.

Leia também: Mamão, uma fruta extraordinária

O indicado é consumir de meia a uma unidade da fruta por dia.

Laxantes naturais: quiuí

kiwi

O quiuí funciona como laxante graças a uma substância, a actinidina, que é uma enzima proteolítica que estimula os receptores do cólon, auxiliando na mobilidade dessa estrutura e facilitando o processo de evacuação.

Além disso, o quiuí tem fibras naturais, obtendo-se um ótimo resultado contra a constipação. O indicado é consumir até 2 quiuís por dia.

Laxantes naturais: abacaxi

abacaxi. .Jill.

O abacaxi e suas bromelinas conseguem auxiliar no processo de digestão das proteínas, nutriente este muito difícil de digerir. Indica-se consumir até 2 fatias por dia, ou beber o suco de abacaxi.

Laxantes naturais: figo

fresh figs

Esta fruta é rica em enzimas. Uma delas é a ficina, que ajuda a digerir as proteínas, fazendo com que o bolo alimentar fique menos tempo nos intestinos e seja eliminado muito mais rápido.

Laxantes naturais: amora

Esta fruta é rica em antocianinas, compostos antioxidantes e bactericidas que podem auxiliar na constipação intestinal.

Sem contar que é possível encontrar uma importante fibra na amora, a pectina, que consegue absorver a água e faz com que o trânsito intestinal fique melhor ainda.

O indicado é 1 xícara de chá de amoras por dia.

Laxantes naturais: abacate

abacate3

Esta fruta apresenta gorduras boas que ajudam no bom funcionamento do intestino, já que as gorduras monoinsaturadas podem auxiliar na lubrificação das fezes.

Cuidado apenas com o alto valor calórico do abacate. Consuma apenas em pequenas quantidades, de 2 a 3 colheres de sopa por semana.

  • Duarte, P. F., Chaves, M. A., Borges, C. D., & Mendonça, C. R. B. (2017). Avocado: Characteristics, health benefits, and uses. International News on Fats, Oils and Related Materials. https://doi.org/10.1590/0103-8478cr20141516
  • Kaume, L., Howard, L. R., & Devareddy, L. (2012). The blackberry fruit: A review on its composition and chemistry, metabolism and bioavailability, and health benefits. Journal of Agricultural and Food Chemistry. https://doi.org/10.1021/jf203318p
  • Farid Hossain, M. (2015). Nutritional Value and Medicinal Benefits of Pineapple. International Journal of Nutrition and Food Sciences. https://doi.org/10.11648/j.ijnfs.20150401.22