Mamão, uma fruta extraordinária

· 17 de outubro de 2013
O mamão é uma fruta maravilhosa, com vários benefícios. Conheça-os a seguir!

O mamão, ou papaia, por seu nome científico Carica papaya, é o fruto do mamoeiro ou papaieira, originário do sul do México e países vizinhos.

É um fruto de polpa alaranjada e sabor adocicado, que possui mil e uma utilidades.

Pode ser consumido em sua forma natural, ou ainda como acompanhamento em saladas, bolos, geleias, sucos, doces ou pratos sofisticados, dentre outros.

Mas, para além da culinária, o mamão, como as demais frutas, é composto por minerais e nutrientes que o transformam em um poderoso aliado da saúde.

A seguir, esclareceremos quais benefícios são esses. Ao final deste artigo os amantes da fruta terão mais motivos para amá-la; e aqueles que não são fãs poderão considerar a possibilidade de consumi-lo com mais frequência.

Valor nutricional do mamão

O mamão apresenta uma boa quantidade de vitaminas, como A, C e do complexo B; bem como ferro, cálcio, fósforo, potássio e carboidratos.

Em termos de calorias, também não deixa a desejar. Cada 100 gramas de mamão possuem em média 50 calorias; tornando-o uma ótima opção para os cafés da manhã.

Além disso, 100 gramas de mamão papaia, por exemplo, apresentam em média 100% da recomendação de vitamina C diária para mulheres e 90% para homens.

Porém, a listagem de componentes não para por ai. O mamão ainda possui enzimas como a papaína e a fibrina, das quais falaremos mais a seguir; assim como fibras e carotenoides.

Mas, como todos estes componentes químicos do mamão podem interferir em nosso organismo e nos beneficiar? A seguir responderemos a esta pergunta.

mamão papaya benéfico para saúde
Cada 100 gramas de mamão possuem em média 50 calorias.

Propriedades medicinais do mamão

Antes de listar todas as incríveis propriedades medicinais desta fruta, vale a pena enfatizar um pouco mais as propriedades de alguns de seus principais componentes.

Cada parte do mamão pode ser utilizada, de acordo com suas propriedades, com finalidades medicinais diferentes. Isso inclui suas flores, sementes, raízes, folhas e até mesmo o látex produzido pela planta.

Vitaminas

Cada vitamina presente no mamão desempenha um papel fundamental em algum setor específico de nossa saúde. Vejamos:

– Vitamina A:

Atua como um poderoso antioxidante, o que significa que desempenha importante papel no combate aos radicais livres, associados ao aceleramento do envelhecimento.

Auxilia o sistema imunológico, assim como é essencial na fase de crescimento e desenvolvimento de crianças.

Além disso, é responsável pelo bom funcionamento dos olhos, afinal as córneas são protegidas nada mais, nada menos, do que pela vitamina A.

Esta vitamina não é produzida pelo organismo humano, o que significa que a nossa necessidade deve ser suprimida por meio do consumo de alimentos que a contenham, como o mamão.

Saiba mais: 4 vitaminas importantes para a saúde da pele

– Vitamina C:

O mamão possui mais vitamina C do que a laranja. E o potencial desta vitamina não é novidade.

Sua principal atividade é o auxílio na síntese de colágeno, por isso a deficiência de vitamina C em nosso organismo pode causar escorbuto; doença relacionada a problemas de síntese de colágeno e que apresenta como sintomas:

  • Sangramento da pele e gengiva;
  • Dificuldade de cicatrização de feridas;
  • Palidez;
  • Perda de apetite;
  • Deformidade e quedas dentárias;
  • Dentre outros.

Assim como a vitamina A, a vitamina C também possui propriedades antioxidantes, e é benéfica ao sistema imunológico.

E, por fim, esta vitamina é fundamental no processo de funcionamento das células brancas do sangue; além de garantir a absorção de ferro pelo organismo, o que a torna fundamental em casos de anemia.

– Vitaminas do complexo B:

Assim como as anteriores, este conjunto de vitaminas auxilia o sistema imunológico. E não apenas isso. Fique atento (a) às seguintes informações.

A carência em vitamina B1, por exemplo, está ligada a doenças como furunculose, seborreia, eczema e aumento de fungos no corpo.

A vitamina B2 atua na saúde dos olhos, pele, boca e cabelos; por isso o mamão maduro, quando esfregado sobre a pele auxilia na eliminação de manchas, suaviza a cútis áspera e evita rugas.

Quer cosmético melhor do que o suco de mamão?

Fibras do mamão
Todas as partes do mamão possuem compostos que lhes conferem incríveis propriedades medicinais, sejam flores, sementes, raízes, folhas e até mesmo o látex produzido pela planta.

Papaína

A papaína é um dos componentes mais importantes do mamão. Uma enzima de muitas utilidades e mais poderosa que a pepsina.

Seu principal benefício está relacionado aos processos digestivos. Por isso o mamão é um alimento ideal para o desjejum, contribuindo na satisfação das exigências nutricionais de nosso organismo logo pela manhã.

Além disso, limpa o aparelho digestivo e prepara-o para receber novos alimentos.

Uma curiosidade é que esta enzima tem sido utilizada pela indústria farmacêutica associada a um curativo que acelera o processo de cicatrização. Também é muito utilizada no tratamento de úlceras.

Em termos culinários a papaína é utilizada como amaciante de carnes.

Quer saber mais? Benefícios do mamão e de suas sementes

Fibras

As fibras são conhecidas por ajudarem a regular o intestino. Essas aumentam o peristaltismo, que é o movimento de contração do tubo digestivo, e absorvem água; o que amolece as fezes e facilita a evacuação.

Desta maneira, ajudam a prevenir o câncer intestinal e até mesmo doenças cardíacas.

Fibras não possuem valor nutritivo e nem energético, mas isso não significa que não sejam importantes. Estão associadas à sensação de saciedade, ou seja, ajudam a comer menos quando realizamos alguma dieta.

mamão papaya para saúde
As fibras não possuem valor nutritivo e nem energético, mas isso não significa que não sejam importantes. Elas conferem ao organismo a sensação de saciedade, e por isso são boas aliadas do emagrecimento.

Por combinar todos estes compostos, o mamão é eficaz no tratamento e prevenção de inúmeras doenças.

E por fim, podemos citar alguns exemplos de suas utilidades:

– Auxiliar o sistema digestivo (polpa ou folhas)

– Auxiliar no equilíbrio do ácido alcalino do organismo;

– Melhorar a prisão de ventre crônica;

– Combater rouquidão, tosse, bronquite e laringite. Neste caso utiliza-se as flores do mamoeiro macho e mel para preparar uma infusão. Posteriormente toma-se 1 colher de sopa de hora em hora.

– Reduzir o risco de cânceres;

– Combater vermes (sementes e látex);

– Auxiliar no tratamento de hemorragias renais (raízes), dentre outras.

Contraindicações

O mamão possui substâncias químicas que suprem os efeitos da progesterona nas mulheres. Por isso não é aconselhável que mulheres grávidas e pessoas sensíveis ao látex não exagerem no consumo da fruta e de seus derivados.