5 passos para um banho perfeito

1 de agosto de 2019
Ter bons hábitos de higiene pessoal é essencial para prevenir doenças infecciosas. Ao tomar banho, também eliminamos as células mortas e revitalizamos a nossa pele.

Quando tomamos banho, não pensamos em como estamos limpando nosso corpo ou se estamos fazendo certo ou errado. Nós apenas tomamos banho! E isso é o suficiente, não é? Você deve saber que podemos melhorar nossa higiene e, portanto, nossa saúde com cada ducha. Nós só precisamos de um banho perfeito.

Dentro das recomendações fornecidas pelos especialistas, fizemos uma lista de quais são os 5 melhores passos para desfrutar o banho perfeito.

1. Decida com que frequência você vai tomar banho

Tomar um bom banho para sentir-se bem

Na nossa sociedade ocidental, não tomar banho todos os dias é considerado um mau hábito. Isso muitas vezes leva a piadas sobre a higiene de pessoas que optam por tomar banho de vez em quando ou que optam por outros métodos de limpeza.

No entanto, tomar banho todos os dias é muitas vezes contraproducente para a saúde da nossa pele. A água e os géis de banho podem causar danos ao nosso tecido epitelial, ressecando-o e impedindo a geração de substâncias que são naturalmente secretadas. Essas substâncias atuam como agentes de proteção contra infecções.

Se moramos em uma região fria e nossas atividades diárias não exigem esforços físicos que nos façam transpirar, um banho a cada dois dias seria suficiente. O banho perfeito não é aquele que é feito diariamente e várias vezes ao dia. Isso vai depender da temperatura do ambiente e de nossas atividades.

Quer saber qual a temperatura ideal para tomar banho? Então leia: 7 benefícios de tomar banho com água fria todas as manhãs

2. Regule a temperatura para o banho perfeito

É tentador tomar banho com água quente no inverno. No entanto, usar água muito quente não é uma boa ideia para a saúde do nosso corpo. A água a altas temperaturas remove a oleosidade natural da nossa pele, o que a deixa seca e vulnerável.

Portanto, recomenda-se o uso de água morna (entre 35 e 37 ºC) que, por sua vez, permitirá economizar eletricidade ou gás, dependendo do dispositivo utilizado para aquecê-la. Expor nossa pele ao calor excessivo diariamente, juntamente com o uso de produtos químicos, poderia afetar o manto ácido da pele e causar danos.

3. De cima para baixo

Geralmente, a maneira mais usual de tomar banho consiste em limpar o corpo de cima para baixo, começando pela cabeça. No entanto, é necessário comentar que não é essencial usar xampu diariamente ao lavar o cabelo.

O ideal é lavar a cabeça com xampu a cada três dias, exceto nos dias em que o cabelo estiver sujo por algum motivo específico. Isso mantém a oleosidade natural do cabelo e ajuda a mantê-lo saudável.

Preste especial atenção ao aplicar o xampu. Não é necessário esfregar excessivamente o cabelo porque, se for delicado, pode ser facilmente danificado. Use as pontas dos dedos para aplicar o xampu. Massageie suavemente o couro cabeludo porque isso favorecerá a circulação sanguínea na cabeça. Entretanto, as pontas não precisam ser esfregadas.

Não se esqueça de aproveitar o xampu para lavar as orelhas. Quando o processo estiver concluído, você poderá remover o produto com muita água. Em caso de usar condicionador, lembre-se que isso se aplica apenas às pontas do cabelo e uma vez por semana.

Mais dicas? Então não deixe de ler: Como fazer um sabonete esfoliante natural de aveia

4. Ensaboe o corpo, os braços e as pernas

Como fazer para tomar um banho perfeito

Depois de ter terminado com a lavagem da cabeça, é hora de limpar o resto do corpo. Para fazer isso, recomenda-se usar uma esponja ensaboada com a qual você deve esfregar todo o corpo. Aliás, o uso de acessórios de banho, como esponjas e escovas, afeta significativamente a beleza da pele.

As esponjas geralmente esfoliam a pele e removem as células mortas, o que é benéfico para a saúde da pele. Dependendo de como as escolhemos, podem ter um resultado positivo ou negativo na pele, além do ato de limpeza.

Para escolher uma boa esponja é necessário levar em conta dois fatores: o tipo de esponja (macia, normal ou dura) e especialmente o tipo de pele (delicada, normal, resistente). O uso de esponjas consiste principalmente em esfregar a pele para remover as células mortas do nosso corpo.

5. Não se esqueça de lavar os pés para um banho perfeito

Geralmente pensamos que a água que escorre pelo nosso corpo é suficiente para limpar os pés, mas isso não é verdade. Os pés exigem um esfregado igual ao resto do nosso corpo, para remover toda a sujeira acumulada, bactérias e, claro, a pele morta.

Com estas 5 dicas você terá os elementos mais essenciais se quiser tomar um banho perfeito. Lembre-se sempre de enxaguar a esponja e deixar secar. Assim, você evitará que se acumule sujeira e bactérias.

Então, as dicas foram úteis pra você? Sendo assim, continue conosco porque temos mais artigos para a sua saúde, beleza e bem-estar.