5 passos para um banho perfeito

Ter bons hábitos de higiene pessoal é fundamental para prevenir doenças infecciosas e dar à sua pele uma aparência renovada. Neste artigo, compartilharemos uma série de dicas para otimizar sua rotina de limpeza diária.
5 passos para um banho perfeito

Última atualização: 02 Março, 2021

Quando tomamos banho, não pensamos em como estamos limpando nosso corpo ou se estamos fazendo certo ou errado. Nós apenas tomamos banho! Porém, é importante ter em mente alguns hábitos que podem ajudar a complementar a rotina de higiene. Aqui estão 5 passos para um banho perfeito.

1. Tempo e frequência são importantes

Na nossa sociedade ocidental, não tomar banho todos os dias é considerado um mau hábito. Isso muitas vezes leva a piadas sobre a higiene de pessoas que optam por tomar banho de vez em quando ou que optam por outros métodos de limpeza.

No entanto, de uma perspectiva estritamente de saúde, tomar banho todos os dias de certas maneiras pode ser contraproducente para a pele. Isso ocorre porque a água e os géis de banho danificam o tecido epitelial ao ressecá-lo e evitam a geração de substâncias que são secretadas naturalmente e atuam como agentes de proteção contra infecções.

Nesse caso, é recomendável tomar banho em dias alternados, pois uma frequência maior seria desnecessária se você não mora em um local quente e úmido. Também não é necessário se a rotina diária não exigir muita atividade física. No entanto, isso depende das preferências de cada pessoa.

Por outro lado, se o banho for diário, é importante não perder muito tempo com o processo, pois isso também pode interferir no bom funcionamento das glândulas sebáceas e ressecar a pele.

Quer saber qual a temperatura ideal para tomar banho? Então leia: 7 benefícios de tomar banho com água fria todas as manhãs

2. Regule a temperatura para o banho perfeito

É tentador tomar banho com água quente, principalmente no inverno. No entanto, usar água muito quente não é uma boa ideia para a saúde da pele. A água a altas temperaturas remove a oleosidade natural da nossa pele, o que a deixa seca e vulnerável. Portanto, recomenda-se o uso de água morna (entre 35 e 37 ºC).

Expor a pele ao calor extremo e ao sabão diariamente para limpá-la pode afetar o manto ácido e causar danos.

3. Não exagere no uso de xampu

A forma de banho mais aceita culturalmente é limpar o corpo de cima a baixo, começando pela cabeça. Porém, é preciso comentar que o uso diário de xampu não é imprescindível na hora de lavar os cabelos.

O ideal seria lavá-lo a cada três dias, exceto naqueles em que ficou mais sujo por um motivo específico. Isso preserva a gordura natural do couro cabeludo e o mantém saudável.

Por outro lado, não é necessário esfregar excessivamente o cabelo, pois, se for delicado, pode quebrar facilmente. Recomenda-se usar a ponta dos dedos para aplicar o xampu e massagear suavemente o couro cabeludo para promover o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo.

Vale lembrar que o xampu pode ser usado para lavar as orelhas. Terminado o processo, o produto pode ser retirado com bastante água. No caso de você usar condicionador, o melhor é aplicá-lo apenas nas pontas, para evitar excesso de óleo.

Mais dicas? Então não deixe de ler: Como fazer um sabonete esfoliante natural de aveia

4. Cuidado com as esponjas

Como fazer para tomar um banho perfeito

Assim que o processo de cabelo e cabeça estiver concluído, é hora de limpar o resto do corpo. Para fazer isso, muitas pessoas recorrem às esponjas, pois se acredita que elas esfoliam a pele e removem as células mortas.

No entanto, o uso destes utensílios pode ter o efeito oposto ao desejado. Em primeiro lugar, porque, se não forem secos ou limpos de forma adequada e repetida, podem ser o ambiente perfeito para o crescimento de bactérias e fungos. Em segundo lugar, se uma esponja muito forte for usada, pode ser irritante, devido à fricção que é exercida sobre a pele.

5. Um banho perfeito também inclui os pés

Geralmente pensamos que a água que escorre pelo nosso corpo é suficiente para limpar os pés, mas isso não é verdade. Os pés exigem um esfregado igual ao resto do nosso corpo, para remover toda a sujeira acumulada, bactérias e, claro, a pele morta.

Outras dicas para um banho perfeito

Além dessas dicas, na hora do banho também podem ser incluídos:

  • Seque bem os pés. É importante fazê-lo direito, antes de se vestir, para evitar odores provenientes da umidade.
  • Use sabonete sem perfume. Isso, especialmente em áreas íntimas que são mais sensíveis a certos compostos.
  • Tome banhos frios. Aparentemente, tomar banho com água fria pelo menos duas vezes por semana pode trazer benefícios para a circulação.

É preciso lembrar que essas dicas dependem das preferências de cada pessoa. Portanto, é importante experimentá-las, ver os benefícios e encontrar aquela que melhor se adapta à sua rotina.

Pode interessar a você...
8 erros que cometemos no banho todos os dias
Melhor Com SaúdeLeia em Melhor Com Saúde
8 erros que cometemos no banho todos os dias

Você sabia que quando tomamos banho cometemos uma série de erros que, pelo próprio bem de nossa saúde geral, é melhor corrigir?