O que acontece com o seu corpo se você não tomar banho?

28 Maio, 2020
Você sabe o que acontece no seu corpo se você não tomar banho? Ocorre uma sucessão de mudanças que afetam principalmente a pele. A forma clínica mais comum dessa complicação é uma dermatose neglecta. Falaremos mais sobre o assunto a seguir.
 

É muito interessante saber o que acontece com o seu corpo se você não tomar banho por vários dias. A possibilidade de desenvolver infecções de pele devido à falta de higiene não é um mito. A ciência estudou esses efeitos e até identificou uma patologia conhecida como dermatose neglecta.

Devemos saber que a pele é constantemente colonizada por microrganismos. Esta flora presente na epiderme é composta por bactérias e fungos. As bactérias são de tipos diferentes e apresentam algumas variações com o clima e também com a idade.

A flora da pele cumpre diferentes funções e a higiene do corpo intervém no processo de manutenção da mesma. Se você não tomar banho, vai parar de intervir positivamente no crescimento de bactérias e fungos, dando-lhes a oportunidade de se reproduzir descontroladamente.

A falta de banhos corporais facilita a expansão da flora da pele, que passa a assimilar microrganismos patogênicos que não cumprem mais com as funções saudáveis ​​do corpo. Em resumo, você se torna mais suscetível a bactérias e fungos externos.

Mudanças que o corpo sofre ao não tomar banho

Se você não tomar banho por vários dias, seu corpo começará a mudar. Embora algumas mudanças sejam internas, como uma alteração no metabolismo, a maioria delas é externa, concentradas na pele. Entre essas mudanças, temos:

  • Metabolismo lento: os banhos estimulam os processos celulares internos. O metabolismo aumenta com a nossa higiene por ser estimulado a gerar energia. Entretanto, sem uma higiene adequada, os processos de geração de energia se retraem.
 
  • Acumulação de tecido morto: o banho serve para eliminar as células mortas da epiderme. Dessa forma, novas células podem tomar seu lugar, reduzindo também a produção de sebo. Em pessoas com acne, isso é muito importante.
  • Infecções dérmicas: como já adiantamos, não tomar banho favorece a instalação de microrganismos patogênicos. Uma consequência clínica que veremos mais adiante é a dermatose neglecta.
  • Mau cheiro: ao não tomar banho regularmente, sua pele começa a cheirar mal. Embora a causa do odor desagradável costume ser atribuída ao suor, essa não é exatamente a sua fonte. A falta de banhos gera uma infestação de bactérias que não fazem parte da flora normal da pele. Além disso, essas bactérias acumulam e armazenam restos de células mortas em decomposição. É daí que vem o cheiro.
Mau cheiro corporal

Continue lendo: 6 sintomas de câncer de pele que você não deve ignorar

dermatose neglecta

Os pesquisadores descreveram essa patologia em 1987. Não é uma doença nova, mas cada vez mais estudos estão sendo realizados sobre esse tipo de lesão na pele.

Na dermatose neglecta, que ocorrerá em seu corpo se você não tomar banho com frequência, placas pigmentadas surgirão na pele. Essas placas são texturizadas e têm uma alta concentração de sebo. A causa principal é falta de higiene.

 

Nem sempre a falta de higiene tem a ver com a preguiça do indivíduo ou o desinteresse do mesmo em seu asseio pessoal. Nas patologias psiquiátricas, por exemplo, os pacientes não mantêm hábitos de higiene por causa da sua condição mental. Também existem formas locais, em torno de cicatrizes cirúrgicas que não são higienizadas pela dor sentida na área, por exemplo.

Outra forma clínica que pode ser confundida com a dermatose neglecta é a dermatose terra firma-forme. A principal diferença é a idade de início, uma vez que, na terra firma-formeos mais afetados são os adolescentes que negligenciam sua higiene devido a mudanças comportamentais típicas dessa fase da vida, incluindo maus hábitos de higiene característicos.

Não há outros sintomas de dermatose neglecta além das placas. O mau cheiro acompanha as lesões devido ao acúmulo de resíduos celulares e bactérias que se proliferam. O tratamento não é outro senão a lavagem do local, e antibióticos não são necessários.

Mulher com mau cheiro na axila

Descubra também: 10 mudanças que acontecem ao tomar banho com água fria diariamente

Também não é bom tomar banho demais

 

Como vimos, o que acontece no seu corpo se você não tomar banho é prejudicial, mas também sabemos que banhos excessivos podem ter seus efeitos colaterais. O ideal é manter o equilíbrio.

Banhos excessivos também são a causa de dermatites, pois pode haver um excesso de descamação com a perda de células importantes para a proteção da epiderme.

Além disso, durante os banhos, geralmente usamos produtos químicos, como sabonetes, géis e xampus, mas não estamos cientes dos seus efeitos. A pele reage a esses compostos e podem surgir efeitos adversos.

Conclusão

Como vimos, se você não tomar banho, seu corpo vai apresentar uma série de reações que culminam em danos à pele. Passar mais de três dias sem tomar banho pode ser prejudicial devido à alteração da flora dérmica usual, levando ao surgimento do mau cheiro.

Porém, você também não deve ficar obcecado e tomar banho excessivamente. É essencial encontrar um ponto de equilíbrio que lhe permita manter a higiene corporal em níveis adequados.

 
  • Saritha M, Karthikeyan K. Dermatitis neglecta-to be remembered, not neglected! Indian Dermatol Online J 2015; 6(2): 138-9.
  • Poskitt, L., et al. “‘Dermatitis neglecta’: unwashed dermatosis.” British Journal of Dermatology 132.5 (1995): 827-829.
  • González-Consuegra, Renata Virginia, Diana Carolina Pérez-Valderrama, and Luisa Fernanda Valbuena-Flor. “Prevención de lesiones de piel: educación en el equipo de salud y familiares de personas hospitalizadas.” Revista de la Facultad de Medicina 64.2 (2016): 229-238.