Como limpar um aquário da melhor forma?

24 Julho, 2020
Se você acha que a melhor maneira de limpar um aquário de peixes é remover toda a água e lavá-lo com sabão ou detergente, saiba que isso não é recomendado.

Obviamente, manter o aquário limpo é algo de extrema importância para a saúde e o bem-estar dos animais que o habitam. Portanto, se você não sabe como limpar um aquário, não perca os conselhos que daremos neste artigo.

Como limpar um aquário

Os peixes são seres bastante sensíveis; portanto, você deve garantir que o aquário esteja sempre limpo. No entanto, não se trata apenas de limpá-lo, mas de como limpá-lo. Se não fizermos isso da maneira correta, podemos causar sérios problemas para a saúde dos peixes.

A seguir, listamos algumas dicas de como limpar um aquário.

Dicas para limpar um aquário

Não use sabão

Produtos de limpeza
Evite usar produtos de limpeza com detergentes devido aos resíduos tóxicos que eles podem deixar no aquário.

É melhor deixar de lado o uso de sabão, detergentes ou outros tipos de produtos de limpeza que costumamos ter em casa. Esses produtos podem deixar resíduos químicos fatais para os pequenos habitantes do aquário.

Não deixe de ler: 4 princípios do Feng Shui para a sua casa

Use um raspador

Algas e musgos, geralmente de cor esverdeada, podem se acumular nas paredes ou nos objetos que você tem no aquário. Eles podem concentrar microrganismos e bactérias, portanto, você deve limpá-los com um raspador pelo menos uma vez por semana. Obviamente, lembre-se de que você não deve usar sabões ou outros produtos de limpeza.

Peixes limpadores

Peixes limpadores
Existem algumas variedades de peixes que se alimentam de algas e microrganismos que ficam depositados nas paredes do aquário.

Certamente você já sabe que existem peixes limpadores. Estas são espécies específicas de peixes que se alimentam de resíduos e sujeira e, portanto, mantêm o aquário limpo de forma natural e ecológica.

No entanto, você deve levar em consideração duas coisas em relação a esses peixes:

  • Em primeiro lugar, a presença de peixes limpadores em um aquário não significa que você nunca precisará limpá-lo. Embora peixes desse tipo ajudem a mantê-lo limpo, a verdade é que eles também produzem excrementos e resíduos.
  • Além disso, você precisa garantir que os peixes limpadores que você introduziu no seu aquário sejam compatíveis com as espécies que você já possui nele.

Limpe o filtro

Se você tiver um filtro em seu aquário, limpe-o muito bem pelo menos a cada quinze dias. Em centros especializados, você pode obter instruções e ferramentas e utensílios adequados para a limpeza.

Lembre-se de limpá-lo completamente, de preferência não ao mesmo tempo em que limpa o restante do aquário.

Como limpar um aquário? Passo a passo:

Como limpar um aquário?
Para limpar o aquário, não é necessário retirar completamente a água; troque apenas três quartos dela.

A maioria das pessoas acredita erroneamente que a maneira correta de limpar um aquário é retirar a água, ou seja, esvaziá-lo completamente, e depois lavá-lo com água e sabão. No entanto, isso está longe de ser o melhor a fazer.

Na verdade, você precisa trocar a água a cada dois ou três dias, mas sem esvaziá-lo completamente. Basta trocar cerca de três quartos da água.

Além disso, como já adiantamos, insistimos que o uso de sabão sempre pode deixar resíduos que podem ser tóxicos e letais para nossos pequenos nadadores. É melhor usar produtos naturais, como o vinagre.

Portanto, para uma limpeza correta do seu aquário, siga estas etapas.

Recomendamos que você leia: Qual animal de estimação escolher para o meu filho

Passo a passo

  • Primeiro, remova todos os acessórios (pedras, plantas, decorações) do aquário e limpe-os com água corrente em abundância. Além disso, se necessário, use um raspador. Limpe-os bem até que a água corrente saia limpa.
  • Agora, você terá que colocar a água atual do aquário em outro recipiente com os peixes. Para fazer isso, use um recipiente que, obviamente, não contenha resíduos de sabão ou detergente. Transfira a água e os peixes para esse recipiente.
  • Em seguida, raspe as paredes do aquário com um raspador, certificando-se de remover qualquer tipo de alga ou resíduo incorporado.
  • Além disso, limpe o aquário com um pouco de vinagre e um pano. Limpe-o bem e remova todo o restante do vinagre com bastante água corrente. Deixe secar bem.
  • Em seguida, mova seus peixes para o tanque, mas apenas com uma parte da água (o suficiente para que eles possam se mover). 
  • Mais tarde, em outro recipiente, adicione a quantidade de água nova necessária para concluir o enchimento do tanque. É hora de tratar essa água com produtos específicos para aquários. Esses tipos de produtos garantem que a água seja adequada para os seus peixes, sem cloro ou outros produtos químicos nocivos.
  • Siga as instruções no kit de tratamento de água e, em seguida, certificando-se de que atingiu a mesma temperatura da água em que os peixes estão, adicione-os ao aquário.

Conclusão

Como você pode ver, limpar um aquário não é algo difícil. Você não deve trocar completamente a água, causando um choque no peixe. Basta trocar cerca de 3/4 e garantir que todos os acessórios e paredes do aquário estejam bem limpos, sem vestígios de algas.

Lembre-se também: não use sabões ou produtos de limpeza convencionais, pois eles podem ser muito perigosos para os animais. Acima de tudo, lembre-se de que um aquário limpo da maneira correta é uma garantia para a saúde dos seus animais de estimação. 

  • Gómez, I. (2015). Así le afecta el cloro a nuestros peces. Retrieved May 17, 2019, from https://www.depeces.com/asi-le-afecta-el-cloro-nuestros-peces.html
  • García, F. M. (2018). 6 mascotas para niños que llevan poco trabajo. Retrieved May 17, 2019, from https://eresmama.com/6-mascotas-para-ninos-poco-trabajo/