Decoração ecológica: maneiras sustentáveis ​​de decorar a casa

20 de abril de 2020
Reutilize e recicle objetos para obter uma decoração ecológica original, diferente e econômica, que respeite o meio ambiente.

Uma das grandes tendências atuais é a decoração ecológica. Você sabe o que é? A seguir, apresentaremos os seus pilares e daremos idéias para que você possa decorar a sua casa seguindo as suas  premissas.

Se você quer que sua casa fique linda e, ao mesmo tempo, quer proteger o meio ambiente, a decoração ecológica é para você! Sem dúvida, você vai se apaixonar pelas inúmeras opções decorativas que ela oferece. 

O que é a decoração ecológica?

Móveis reciclados
Reutilize e recicle móveis e objetos para decorar a sua casa.

Trata-se de uma tendência de decoração baseada na reciclagem, reutilização e redução do impacto ambiental. O que tudo isso significa? Vamos analisar cada um desses pilares passo a passo:

1. Reciclar

A base da decoração ecológica é evitar os desperdícios. Por esse motivo, é recomendável criar elementos decorativos à base de garrafas, potes, caixas e todas as coisas que temos em casa.

Você mesmo pode fazer essas decorações ou comprar itens feitos de materiais reciclados. Hoje em dia, é possível encontrá-los em feiras e até on-line em lojas de artesanato virtuais.

2. Reutilizar

O segundo dos pilares defende dar uma nova vida a objetos que, de outra maneira, iriam para o lixo. Nesse aspecto, a ideia é remodelar os móveis, a fim de transformá-los no que precisamos no presente momento.

3. Reduzir

O minimalismo se dá bem com esta tendência porque reduz o uso de elementos decorativos. Sabemos que é impossível não comprar absolutamente nada para decorar uma casa, mas o que podemos fazer é reduzir a quantidade.

Além disso, recomenda-se sempre optar por materiais que não agridam o meio ambiente ou as espécies animais do planeta, evitando as peles, os corais e o marfim, por exemplo.

Ideias para uma decoração ecológica

Os limites da decoração ecológica são definidos por você e pela sua criatividade. Deixe a sua imaginação voar, contemple os objetos que você tem em sua casa e inspire-se! Deixamos algumas ideias fáceis de implementar a seguir:

1. Plantas de interiores

Como fazer uma decoração ecológica
As plantas de interiores darão um ar mais fresco à sua casa.

Talvez as plantas de interiores sejam os principais elementos decorativos dessa tendência. Você encontrará todos os tamanhos e cores possíveis. Você pode colocá-las nas janelas, no chão ou sobre os móveis, ou até decorar as paredes.

2. Flores secas

A grande vantagem de optar por flores secas é que elas nunca vão morrer! Além disso, darão à sua casa um estilo romântico vintage, ao qual ninguém poderá resistir.

3. Abajures feitos com frascos

Decorar com luzes
Recicle garrafas e frascos para criar vários tipos de abajures originais.

Pegue os frascos de tomate ou de azeitona que você tem em casa, lave-os bem e depois comece a trabalhá-los! Faça um orifício no centro da tampa do frasco, passe o cabo elétrico através dele e enrosque a lâmpada. Feche o frasco, conecte o cabo à eletricidade e acenda a luz. Fácil e bonito!

Não perca: 3 luminárias que você pode fazer com materiais reciclados

4. Folhas secas, pinhas e conchas

Use elementos coletados nas férias ou de um passeio pelo parque para criar a sua decoração. Você pode fazer uma colagem com eles, ou simplesmente colocá-los de forma decorativa dentro de um prato ou uma bandeja.

5. Reutilize uma mala velha

Decoração ecológica
Decore um canto da sua casa com malas antigas.

Uma mala antiga pode ter uma nova vida convertendo-se em um vaso de plantas, uma mesa, um banco, ou até mesmo um simples elemento decorativo da casa. Você consegue pensar em mais ideias para esse elemento?

6. Recicle móveis antigos

As opções são múltiplas: você pode pintá-los, trocar as gavetas por cestas de vime, colocar novas maçanetas nas gavetas… Se você tem filhos pequenos, aquela velha mesinha pode se transformar em uma mesa de ardósia para as brincadeiras com tinta e pincel. Enquanto isso, a poltrona antiga pode ser renovada com um novo estofamento.

7. Transforme as latas em algo útil

Latas recicladas
As latas podem ser bons elementos de decoração ecológica.

Uma lata com uma decoração bonita pode ser um simpático porta-lápis, mas também um vaso ou um suporte para velas. Lembre-se de dobrar a borda da lata para evitar que alguém da casa se corte ao usá-la.

Você pode se interessar: Trabalhos manuais para organizar a área de estudo das crianças

8. Reutilize as roupas velhas

Um jeans velho pode se transformar em uma capa para uma almofada, e você pode criar uma colcha de retalhos com pedaços de roupas de cores diferentes.

9. Móveis feitos com caixas ou paletes de madeira

As caixas de frutas lixadas e pintadas podem se tornar um bom espaço de armazenamento; basta montá-las uma em cima da outra e prendê-las com pregos. E os paletes? São bases perfeitas para criar bancos, camas ou poltronas; basta adicionar-lhes almofadas, colchões ou estofados que lhe agradem.

Entre na moda mergulhando de cabeça nas últimas tendências de decoração ecológica e obtenha um estilo totalmente original e moderno para a sua casa. Lembre-se de que reciclar, reutilizar e reduzir é a melhor maneira de proteger o nosso planeta.

  • Organización Mundial de la Salud. (2015). Waste and human health: Evidence and needs. http://www.euro.who.int/__data/assets/pdf_file/0003/317226/Waste-human-health-Evidence-needs-mtg-report.pdf
  • Salas, J., & Ballestín, S. (2018). Fenomenología de la percepción minimalista aplicada a la experiencia arquitectónica de Can Lis.
  • Mendoza, E. (2017). Diseño de Interiores. Manual de Diseño de Interiores.
  • Pérez Jaimes, A. E. (2004). Diseño interior: solución integral a los espacios. (Spanish). INTERIOR DESIGN: INTEGRAL SOLUTION FOR SPACES. (English).