Acrescente estilo ao seu jeans com retalhos

12 de julho de 2019
Não jogue fora sua calça rasgada, entre na moda do jeans com retalhos

As calças jeans rasgadas têm ido e vindo nos últimos 30 anos e hoje a moda são os jeans com retalhos. E, embora normalmente não saiam de moda facilmente quando têm rasgos discretos, há momentos em que “cansam” visualmente. Portanto, algumas pessoas decidem costurar pedaços de tecido nas suas calças jeans.

Embora seja verdade que os retalhos tenham sido mal vistos em alguns momentos da história, hoje pode ser visto como um toque original, divertido e interessante em roupas como os jeans. Há mil e uma maneiras de decorá-lo em maior ou menor contraste com o tecido predominante; tudo depende do gosto e da criatividade de cada um.

Sem dúvida, os retalhos de tecido ajudam a prolongar a vida das peças de vestuário. Em seguida, vamos nos aprofundar nisso.

Como podemos fazer um jeans com retalhos? 

Retalhos para jeans

Os retalhos são pedaços de pano que sobraram de outros trabalhos manuais ou de costura. Sua principal função é disfarçar rasgos e decorar uma peça de roupa. Em vários momentos da história da moda, como nos anos 90, eles se tornaram muito populares; acima de tudo, em blusões e calças.

Embora anteriormente fosse mais frequente encontrá-los na moda infantil, podem ser encontrados em várias peças de vestuário para qualquer um. E hoje eles são comercializados, com ou sem adesivos. Alguns são costurados, outros são presos (com ou sem a ajuda do calor do ferro).

Deve-se notar que aqueles que são costurados tendem a manter-se por mais tempo, no entanto, os adesivos podem ser removidos após várias lavagens.

Os melhores são aqueles que são costurados nas roupas. Embora também sejam mais difíceis de colocar, se você não tem experiência com a agulha e a linha. E, claro, a costura deve estar escondida dentro do jeans.

Quanto ao design, há uma grande variedade. Há lantejoulas, muito sofisticadas e trabalhadas, e outras mais simples. Portanto, cada pessoa pode encontrar e usar o que mais atrai a sua atenção.

Talvez você esteja interessado em ler também: O uso de jeans apertado pode afetar gravemente sua saúde

Exemplos de retalhos

Organização de retalhos

Os retalhos são de todos os gostos e cores. Podemos encontrar, como mencionado acima, desde desenhos animados a onomatopeias, até ao estilo cômico ou moda pop. É claro que os primeiros tendem a ser mais para a moda infantil. Mas, para pessoas adultas há uma grande variedade, como bonecos e caricaturas.

Os retalhos que poderiam ser considerados mais “públicos” são as rosas ou flores típicas que, às vezes, já são incorporadas ao jeans quando os compramos nas lojas. Esta tendência se destacou muito bem há alguns anos atrás. Quanto à moda pop nos retalhos, pode ser a mais inovadora e visual.

Nestes retalhos, podemos encontrar hoje em dia, e acima de tudo, os emoticons típicos das redes sociais mais utilizadas. Por exemplo, as frutas, as carinhas, etc… Portanto, estes retalhos podem esta ser mais relacionados à moda jovem, e estarem mais na moda.

Assim, podemos perceber que a ideia de que os retalhos são apenas para jaquetas de motoqueiros mudou. Nós não vamos mais ver apenas retalhos na televisão como um escudo de futebol em camisas, ou em filmes de guerra. Já que as passarelas pegaram essa ferramenta para colocá-la em grande estilo.

E não apenas em jeans, esses adesivos foram introduzidos em todas as peças de vestuário. Ficou para trás essa imagem mental de que os retalhos são colocados na região do joelho das calças de crianças pequenas. Não. Agora podemos até encontrá-los nas camisetas polo, blusas femininas ou jaquetas.

Bem como em acessórios, como bolsas, carteiras ou sapatos, não se surpreenda se no próximo jantar elegante você encontrar uma pessoa com uma peça de roupa remendada, no melhor estilo pop.