O uso de jeans apertado pode afetar gravemente sua saúde

31 de janeiro de 2019
As roupas apertadas chegam a submeter o corpor a tal pressão pode afetar a circulação e ocasionar lesões nos músculos e nos nervos

Os jeans justos vieram para o mercado há algumas décadas para revolucionar a indústria da moda. Eles convidam todas as mulheres a serem mais atrevidas e sexys.

É verdade que esta peça de roupa realça a beleza e destaca melhor as curvas do corpo. Entretanto, utilizar roupa apertada demais frequentemente pode trazer riscos para a saúde que a maioria das mulheres ignora.

Vários estudos têm demonstrado que o “jeans skinny” e outras roupas justas que estão na moda podem ser as principais causas de problemas de circulação, transtornos digestivos e o adormecimento das pernas. Então, será que vale a pena arriscar a saúde?

Perigos de se usar jeans apertado

Recentemente, uma mulher britânica de 35 anos de idade teve que buscar atendimento em uma urgência de um hospital por uma dormência nas pernas e dificuldade para caminhar. Isso aconteceu depois de ficar um longo tempo agachada utilizando um “jeans skinny”. Além disso, a mulher relatou ter sentido uma sensação de que sua calça estava cada vez mais apertada.

Depois de algumas horas, começou a sentir dormência nos pés. Assim, chegou a tal ponto de não suportar mais e precisar da ajuda de outras pessoas para poder chegar ao hospital.

usar jeans apertado pode causar dormência nas pernas e pés

Ao ser examinada pelas enfermeiras, elas notaram que suas pernas estavam com uma inflamação grave. Por isso foi necessário cortar sua calça para poder removê-la.

 “Ficamos surpresas com o fato desta paciente apresentar uma lesão tão grave nos seus nervos e músculos”. Disse o doutor Thomas Kimber do hospital Royal Adelaide que fica na Austrália, lugar onde foi atendida a emergência.

A mulher foi atendida durante quatro dias com diferentes tratamentos e medicamentos. Por fim, conseguiu se recuperar e sair caminhando.

Por isso, os alarmes para o uso de roupas apertadas cresceram significativamente por ser mais um caso que comprovou seu dano à saúde.

Má circulação sanguínea

São poucas as vezes em que são discutidos os riscos que existem ao se utilizar calça jeans muito justa no corpo, visto que normalmente só tem a função de modelar e destacar atributos, como as pernas e os glúteos.

A síndrome compartimental pode ser desencadeada pelo uso de roupas muito apertadas. Envolve o aumento da pressão em uma parte do corpo chamada compartimento muscular. Essa pode danificar nervos e músculos, além de reduzir o fluxo sanguíneo.

Embora este problema possa ser desencadeado por traumatismos, fraturas, gesso para contenção apertado ou a prática de atividades repetitivas, estudos comprovam que as roupas apertadas como, por exemplo, as calças jeans, podem ser uma potencial causa da síndrome compartimental.

roupa muito apertada

 Ao utilizar roupas incômodas e apertadas, a parte inferior do corpo é submetida a uma pressão constante que, por sua vez, pode afetar a circulação e ocasionar lesões nos músculos e nos nervos.

Os sintomas da síndrome compartimental incluem:

  • Diminuição da sensibilidade
  • Dormência e formigamento
  • Palidez da pele
  • Dor intensa que costuma piorar
  • Fraqueza

Caso o médico consiga identificar que a causa desse problema é o uso do jeans ou outra roupa muito apertada no corpo, é recomendável suspender seu uso para aliviar a pressão e começar um tratamento para reduzir a inflamação e restabelecer a boa circulação.

Além disso, se o problema não for tratado imediatamente pode se tornar algo tão grave que poderia até necessitar de uma intervenção cirúrgica para poder normalizar a pressão sanguínea.

Também recomendamos ler: Alimentos que favorecem a circulação sanguínea das pernas: Descubra-os!

Outros perigos de usar jeans apertados

Os perigos de usar jeans e outras roupas justas não se limitam somente à síndrome compartimental. Assim, em alguns casos também envolve riscos como:

Problemas de coração

Ao comprometer a circulação sanguínea, o jeans justo também causa um impacto negativo na saúde cardíaca. Essa peça de roupa submete o corpo a uma pressão excessiva. Assim, comprime as veias, podendo causar trombos ou coágulos de sangue, necrose do tecido, maior risco de infarto e, inclusive, risco de morte.

Celulites

 

Ao alterar a circulação sanguínea e provocar a retenção de líquidos, o uso constante dessa peça de roupa também pode provocar celulite, também conhecida como “pele casca de laranja”.

Veja também: Como preparar cremes caseiros para atenuar a celulite e firmar a pele

Infecções

Nas mulheres, a roupa muito apertada pode prender a umidade da região íntima e causar irritações na vagina, que por sua vez, cria um ambiente propício para as bactérias que provocam as infecções vaginais.

Problemas digestivos

O uso de jeans apertado demais no corpo também podem causar problemas digestivos. Isso porque a pressão exercida na região abdominal dificulta a digestão.

  • THEISEN, F. C. CALÇA JEANS FEMININA: INFLUÊNCIA DA PRESSÃO NA SENSAÇÃO DE CONFORTO.