Como manejar um término nas redes sociais?

4 de agosto de 2018
A tecnologia favorece enormemente as comunicações, mas também está presente quando já não queremos saber mais do ex. Neste post, explicamos como manejar um término nas redes sociais. 

Um término ou separação de casal bate forte no coração e no ego das pessoas. Por mais que não expressem, existem um tempo de dor que precisam para recuperar seu equilíbrio emocional. Esse mesmo término nas redes sociais pode tornar mais difícil o fato de superar esse amor e conseguir que os sentimentos entrem em calma.

Por esse motivo, temos que saber manejar o término nas redes sociais com total respeito e cuidado. É necessário, de maneira imediata, controlar os instintos que nos levam a ler cada publicação do ex-parceiro. 

Término nas redes sociais: uma separação paralela?

Coração partido simbolizando o término da relação

Quando a relação chega em seu ponto final, cada um segue seu caminho em busca de outros horizontes. O mais comum é que exista um integrante mais convencido da decisão do que o outro. Inclusive, pode acontecer que a pessoa que teve a iniciativa de terminar o vínculo tenha realizado uma batalha durante os meses prévio ao término.

As redes sociais aparecem nesta situação tendo um papel bem importante. Alguns as utilizam como um grande método de espionagem virtual, outros em ferramentas para se manter informados da vida do outro, esse ser que ainda lembram com amor.

Por outro lado, outros as veem como um meio de comunicação que já não utilizarão com essa pessoa que foi apagada de sua vida. O certo é que temos que tomar uma posição firme ante o uso das redes, tão importante como se realizássemos outra separação paralela.

O ideal é fazê-la de imediato e encontrar a forma que menos gere danos em ambos, já que o amor e o ódio fazem eco imediatamente através de um simples clique.

O que fazer com as redes sociais durante o término?

1. Não compartilhe com seu ex as novas publicações

Se você terminou com um parceiro de longa data, é provável que em seu perfil se encontrem diferentes fotografias onde estão juntos. As férias do último ano, algum aniversário ou fotos do dia dos Namorados estão entre as melhores lembranças.

Eliminar todas as lembranças pode ser um tanto agressivo e negativo. Mesmo que o aborrecimento ou a frustração pode ajudar a apagar o passado, também é verdade que são momentos felizes que ambos viveram juntos. Ambos devem saber que o passado estará na memória, independentemente das redes sociais.

Saiba sobre O experimento social que alertou sobre o perigo que as crianças correm em redes sociais

Um término nas redes sociais, às vezes não se entende

Não se pode discutir que cada um é o dono e pode manejar a situação como bem entender, mas o conselho é não compartilhar com o ex as publicações que são feitas logo após o término.

2. Não comente as novas publicações do ex

Estar pendente das publicações do ex-parceiro e de todos os seus amigos nas redes pode se converter em um vício. O desejo de conhecer em detalhes cada um de seus movimentos e relações pode se tornar doentio. Onde vai, que horas se conecta, com quem aparece e uma infinidades de dúvidas começam a surgir.

Os que se deixam ganhar pela ansiedade comentam cada foto interpretando um ex-superado, que na verdade não convence a ninguém. É um terrível erro porque não conseguem terminar com o vínculo e somente provocam no outro uma sensação de serem perseguidos. Se queremos voltar a conquistar o coração dessa pessoa, assediá-lo virtualmente é a pior das ideias.

3. Evite compartilhar os detalhes do término

Escrever de maneira compulsiva em cada rede social sobre a dor que o companheiro tenha causado definitivamente não ajuda a curar. Os mais doídos acreditam ser vítimas da situação e esperam obter uma espécie de justiça virtual. Em seu pensamento, o culpado deve ser descoberto e as pessoas ao seu redor tem que estar alertas para não serem machucadas.

É outra forma de estar ancorados em uma relação que não funcionou e que claramente não faz nada bem. Pois a pessoa não consegue “desapegar”, do ponto de vista emocional, quando ainda guarda sentimentos de rancor ou vingança.

Aprenda Como superar um término

Ver término nas redes sociais atravéz do celular

O término nas redes sociais deve complementar a separação real, não são duas histórias diferentes. Por isso, temos que tomar as medidas necessárias para não cair em um círculo vicioso do qual não poderão sair. As medidas necessárias são:

  • Bloquear o ex até estar seguro dos sentimentos.
  • Evitar se converter em detetives aficionados buscando em perfis de amigos em comum.
  • Adeus comentários de lembranças do passado.
  • Não se mostrar como superado e aparecer em festas com novos companheiros casuais.

Reflexão

Terminar em bons ou maus términos é uma circunstância a mais desse amor que viveram. O relevante é aprender a desapegar do passado com absoluto respeito aquele amor que compartilharam.

Recomendados para você