Como retirar o chiclete de modo natural?

· 3 de novembro de 2014
Se um chiclete grudou no seu cabelo, basta untar a mecha afetada com azeite de oliva e depois deslizá-lo ou soltá-lo com um pente.

Seja na roupa ou no cabelo, o chiclete pode se converter em um pesadelo. Não é preciso jogar a roupa no lixo ou cortar o cabelo, você pode retirar o chiclete com receitas caseiras muito úteis e eficazes.

Dicas para retirar o chiclete da roupa

  • Usando o ferro elétrico: com este método, além de retirar o chiclete, você também evitará que a roupa fique arruinada. Localize bem as partes onde o chiclete grudou; talvez tenha sido somente em uma área ou até mesmo tenha pequenos pedacinhos em várias partes. Ligue o ferro e, enquanto for aumentando a temperatura, coloque um papelão ou cartolina na parte onde estiver o chiclete. Vire a roupa para que o papelão fique sobre a mesa de passar roupa. Passe o ferro como sempre e permaneça com ele na zona da mancha. Talvez você tenha que repetir este procedimento várias vezes caso o chiclete esteja muito grudado. O resultado desse processo é que o chiclete ficará aderido ao papelão e sua roupa ficará limpa e passada.
  • Com sabão líquido: não importa o tecido da roupa, você pode retirar o chiclete que ficou grudado usando sabão líquido, seja aquele de lavar roupas ou até mesmo o de mãos. Cubra bem a zona onde está esse pegajoso problema. Escove bem com uma escova de cerdas duras e esfregue com força para distribuir o sabão e para que este penetre entre as partículas da goma de mascar. Com uma espátula de madeira ou plástico, comece a retirar o chiclete, com muito cuidado para não fazer um buraco na roupa. Se o chiclete não sair por completo, adicione um pouco mais de sabão líquido e repita o processo com a escova. Você pode deixar atuar alguns minutos.

Recomendamos a leitura: O que fazer para manter a cor das roupas?

sabão

Mais dicas

  • Com acetona: o mesmo líquido que é usado para retirar o esmalte das unhas serve para eliminar o chiclete de sua roupa, mas leve em consideração que se a acetona for utilizada em excesso, pode descolorir a roupa. E a respeito do cheiro forte, após lavar a roupa, ele desaparecerá. Jogue um pouco de acetona em um recipiente. Com a ajuda de uma escova de dentes que já não usa mais, molhe a área onde o chiclete agarrou na roupa. Esfregue suavemente para que a roupa não seja danificada e tente desprender o chiclete pouco a pouco. Você pode utilizar a ajuda de uma faca sem gume ou espátula. Depois, lave a roupa como de costume.
  • Usando gelo: é uma das receitas para retirar chiclete mais popular, eficaz e econômica. O frio do cubo de gelo fará com que o chiclete se desprenda mais rápido. Coloque a roupa em uma bolsa de plástico, com o chiclete “a vista”. Evite que ele fique em contato direto com a bolsa, pois continuará grudado. Introduza a roupa no congelador por algumas horas, até notar que o chiclete endureceu. Retire a bolsa e a roupa. Usando uma espátula de madeira ou de plástico, remova com cuidado o chiclete. Outra opção é passar um cubo de gelo diretamente na mancha pegajosa, mas sem deixar molhar. A ideia é que o frio seco remova o chiclete mais facilmente.

Descubra: Usos alternativos dos cubos de gelo

Hielo-deshaciendose

Como retirar o chiclete de diferentes superfícies?

  • Na madeira: esfrie esta superfície para poder retirar o chiclete, mas sem umedecer a madeira. O melhor é envolver um cubo de gelo em uma bolsa ou pano e apoiar sobre o chiclete. Depois, com um elemento plano como uma espátula, desprenda a goma com muito cuidado. Caso fiquem restos pequenos, você pode limpar com água e um pano ou até mesmo com uma gota de sabão neutro. Caso a madeira seja envernizada ou laqueada, usar amoníaco diluído em água pode ajudar, secando muito bem logo depois, para evitar as auréolas ou marcas.
  • Mármore ou pedra: pode ser a mesa da cozinha ou a cerâmica dos pisos. Para retirar o chiclete, também podemos usar o gelo. Esfrie bem o chiclete e depois raspe com uma espátula, faca ou colher. Retire os restos com benzol, água, detergente ou sabão neutro.

chiclete

Alternativas

  • Parede: se a tinta não for lavável, então é preciso retirar o chiclete com calor, por exemplo, usando o secador de cabelo. Não aplique o calor diretamente, primeiro “pegue” um pedaço de papel mata-borrão ou papel com benzol. Você também pode usar algumas gotas de éter. Se a parede possuir papel lavável, você pode endurecer primeiro com gelo e depois retirar com as unhas ou dedos, para não danificá-lo. Depois enxágue com água e sabão neutro.
  • Tapete: também com um cubo de gelo, o chiclete se desprenderá em seguida. Caso fiquem restos, esfregue com um algodão embebido em aguarrás. Esta mesma técnica serve para outros tecidos.
  • Louça, cristal ou porcelana: ferva a peça em uma panela com muita água, até que o chiclete amoleça sozinho. Lave como de costume e passe um pano embebido com álcool para retirar os restos que possam ter permanecido.
  • Ferro: esfrie o chiclete com gelo e esfregue com uma faca ou uma espátula. Outra opção é fazê-lo com um secador de cabelo e retirar com os mesmos utensílios. Caso fiquem restos, então retire com água morna e sabão branco, enxágue e seque com papel absorvente.

Como retirar o chiclete do cabelo?

cabelo

As opções são:

  • Óleo de cozinha: unte com uma grande quantidade a mecha com o chiclete e, com uma escova de cerdas finas, desprenda pouco a pouco.
  • Gelo: assim como nas várias superfícies, coloque um cubo de gelo no cabelo para congelar a goma e depois ela sairá facilmente.
  • Álcool: embebe um algodão com álcool e aplique no chiclete, até retirá-lo. Tenha cuidado, pois isso resseca muito os fios de cabelo. Depois, é aconselhado fazer uma boa hidratação com creme.