Qual animal de estimação escolher para o meu filho

6 de setembro de 2019
Todas as crianças sentem o profundo desejo de ter um animal de estimação, mas antes de nos concentrarmos em realizar esse desejo, precisamos refletir sobre qual é o mais adequado para as crianças e o lar.

Ter um animal de estimação em casa deixou de ser uma moda e se tornou um estilo de vida. Especialmente porque os benefícios e o impacto que isso tem sobre cada membro do grupo familiar se tornaram evidentes. No entanto, são as crianças da casa que se sentem mais identificadas com a necessidade de um novo amigo. Portanto, dependendo de cada um, é importante saber como escolher um animal de estimação para o seu filho.

As mascotes mais populares são cães e gatos. No entanto, antes de escolher um animal de estimação para o seu filho, é importante verificar o grau de comprometimento e maturidade que ele tem. E é que adotar um animal de estimação não é uma decisão que se pode tomar sem pensar.

O animal de estimação pode se tornar o melhor amigo do seu filho e companheiro inseparável de jogos e aventuras. No entanto, não devemos esquecer que esses animais não são brinquedos ou enfeites. Além disso, existem responsabilidades e cuidados mínimos inerentes à natureza de cada espécie.

Benefícios de escolher um animal de estimação para o meu filho

Pensar nos cuidados ao escolher um animal de estimação

Entre os principais benefícios de ter um animal de estimação, destacam-se aqueles que trarão qualidades positivas à personalidade do seu filho.

  • Responsabilidade. Embora esse seja um valor que devemos constantemente incutir e cultivar em nosso lar, não devemos esquecer que, com a prática, aprendemos melhor. As crianças que têm animais de estimação tendem a ser mais responsáveis, porque se preocupam em fornecer alimentos e cuidados especiais a outro ser vivo.
  • Disciplina. Outro valor de vital importância para forjar uma personalidade positiva nas crianças. A adoção de um animal pode ajudar a criança a entender que os grandes objetivos são alcançados com disciplina. Descobrirá isso ensinando ao animal de estimação onde dormir, comer ou algum truque especial.
  • Confiança e autoestima. As crianças que aprendem a cuidar e amar os animais tornam-se adultos mais relaxados, confiantes e afetuosos do que aqueles que não tiveram um animal de estimação na infância.

Leia também: Saiba mais sobre os grandes benefícios dos animais de estimação para a família

Como escolher um animal de estimação para o meu filho

Os animais sempre foram excelentes companheiros, especialmente durante a infância. No entanto, é sensato refletir sobre a idade e o temperamento da criança antes de levar o animal para casa. Além disso, a economia familiar deve ser considerada, bem como o espaço e o tempo disponível para cuidar do animal.

Devemos pensar muito bem antes de tomar uma decisão sobre o animal de estimação que desejamos escolher como mascote. Principalmente, as necessidades da criança e do animal devem ser levadas em consideração.

Além disso, é uma boa ideia envolver todo o grupo familiar na escolha, pois o animal se tornará um novo membro da casa. Por outro lado, é importante que todos entendam que os animais não são descartáveis; portanto, uma vez adotado, não é justo se livrar dele logo depois.

A seguir, descreveremos os animais mais importantes que podemos ter em casa, levando em consideração o que foi mencionado acima.

Cães

O cachorro é o animal ideal para o seu filho desenvolver fortes laços emocionais. Ele certamente se tornará o seu melhor amigo. No entanto, você deve ter em mente que os cães precisam de cuidados, dedicação e tempo para treiná-los.

Você também deve ensinar seu filho a cuidar da higiene e alimentação do cãozinho. Além disso, não podemos esquecer que esses animais precisam de espaço para se exercitar e gastar a energia que possuem naturalmente.

Leia este artigo: Animais de Estimação: Você sabe por que são tão bons para a saúde física e mental?

Gatos

Os gatos e sua alimentação

Os gatos são ideais para crianças calmas e tranquilas. Eles são animais mais independentes e não requerem tanta atenção quanto os cães. Um ponto importante a considerar no caso dos gatos é que eles podem provocar alergias em seu filho.

  • Para evitar complicações e aborrecimentos, é recomendável fazer os testes relevantes antes de assumir o desafio de adotar um felino.

Peixes

Esses animais coloridos e fascinantes são ideais para incutir responsabilidade e disciplina em seu filho. Isso é porque os peixes requerem cuidados mínimos e você pode incentivar o seu baixinho a alimentá-los.

Além disso, eles são o treinamento perfeito para crianças que desejam um cão ou gato. Dependendo de como seja o seu compromisso com o peixe, você saberá se tem maturidade suficiente para uma responsabilidade maior.

Hamster

O hamster é outro animal que serve para treinar a criança para um animal de estimação com maior responsabilidade. Eles são ideais para casas pequenas, embora a urina desses amigos peludos tenha um odor forte e eles geralmente impregnam a casa inteira com seu cheiro. Por esse motivo, é necessária uma higiene profunda e dedicada em seu habitat.

Finalmente, antes de escolher um animal de estimação, é muito importante que esse novo membro seja aceito por cada integrante do grupo familiar. Cada membro terá que conviver com o animal, além de ser um compromisso de longo prazo.

Nesse sentido, é muito importante refletir e discutir em casa antes de decidir qual animal de estimação escolher para o seu filho.