6 dicas para incentivar os dons de seu filho 

18 de agosto de 2019
Como pais, é importante incentivar os dons de seu filho. Fortalecer os talentos de seu filho é fundamental para alcançar uma boa autoestima e melhorar o bem estar geral da criança.

Como pais, é importante que você aprenda a incentivar os dons de seu filho desde pequeno. Fortalecer seu caráter e encorajá-lo a realizar todos os seus sonhos deve ser uma das muitas tarefas que você deve fazer com seu filho. Acima de tudo, nos primeiros anos de vida.

Durante este processo, você deve observar e descobrir o que o apaixona e em que disciplina se destaca. Desta forma, você poderá melhorar mais facilmente suas destrezas e habilidades. Uma vez que a criança desenvolve suas qualidades, melhora seus sentidos, e sua capacidade motora.

Por que é importante incentivar os dons de seu filho? 

O talento de uma criança é reconhecido pelo desenvolvimento de alguma habilidade que ela faça com facilidade. Por exemplo, jogar futebol ou tocar um instrumento musical. Você deve estar ciente das atividades extracurriculares que seu filho pede para fazer, uma vez que as crianças têm a capacidade de autodisciplina.

Quando você ajuda a estimular os talentos de seu filho desde cedo, o ajuda a despertar interesse por realizar novas atividades. Além disso, favorece o desenvolvimento de sua autonomia e tomada de decisões. A criança que você educa hoje é o adulto de amanhã. Portanto, certifique-se de que seu filho esteja cheio de objetivos, e que queira cumprir todos.

Principais dicas para incentivar os dons de seu filho 

Parabenize seus filhos

Há crianças que desde a infância têm muito interesse por certas atividades. São tão apaixonadas por elas que decidem perseverar até atingir seus objetivos. As crianças precisam de uma grande motivação e você deve fazer parte dela, encorajando-as em cada uma de suas atividades.

1. Estimule suas habilidades e capacidades 

O talento de seu filho é natural. No entanto, se você conseguir encorajar adequadamente as habilidades e destrezas da criança, impulsionará o desenvolvimento de seus talentos. Por isso, se você perceber que demonstra interesse em certas coisas, tente inscrevê-lo em atividades que estimulem seu aprendizado.

Se o seu filho gosta de pintar, você pode fazer atividades com ele em casa, ou inscrevê-lo em ateliês de desenho. Você também pode levá-lo para visitar museus, ou pesquisar e aprender junto com ele sobre os diferentes tipos de pintura. É extremamente importante que, antes de fazer qualquer coisa você o consulte, e tudo seja por seu consentimento e não por obrigação.

Leia também este artigo: Qual é o tempo mais adequado para que seus filhos assistam televisão?

2. Motive-o em todos os momentos 

Uma das maneiras pelas quais você pode motivar seu filho é deixá-lo saber que você confia em sua capacidade. Você lhe incutiu valores, ensinou o certo e o errado e o ajudou na tomada de decisões. Por essa razão, deve confiar que tudo isso será aplicado, e a criança poderá alcançar seus objetivos sozinha.

Deixe seu filho saber que está tendo pequenas conquistas e valorize-as. Sua companhia também é importante. Por isso, tente ter tempo para tudo. Em cada atividade, acompanhe-o e fale palavras de encorajamento. Não o pressione ou exija mais do que pode, pois você pode desmotivá-lo.

3. Reconheça seus talentos 

Reconhecer seus talentos é o primeiro passo para estimular os dons de seu filho. Preste muita atenção ao que seu filho faz durante seu tempo livre. Observe se ele gosta de ler, cantar, dançar, ou assistir a documentários sobre animais ou história. Isso iniciará o processo para potencializar suas habilidades.

Seu filho pode ter mais de um talento. Algumas crianças são boas para esportes e podem praticar qualquer um com muita destreza. No entanto, sempre haverá um no qual se destacam mais. Assim, seu talento será direcionado para o esporte.

No entanto, uma criança que tem talento para esportes também pode tê-lo para o canto, ou para a matemática. É importante que você não o limite e deixe que experimente diferentes atividades. Por esta razão, a principal motivação do seu filho deve ser a paixão por qualquer uma das habilidades que lhe agradem.

4. Mostre orgulho diante de suas conquistas 

Há muitas maneiras de deixar seu filho saber como você tem orgulhoso dele. Se você o elogiar através de pilares como o esforço, a persistência e o reconhecimento, ele pode alcançar uma mentalidade positiva e pleno crescimento. Encorajar a criança favorece a sua autoconfiança e a ajuda a superar os obstáculos do dia a dia.

Nas crianças, o elogio e o encorajamento têm um poder imensurável e ajudam a aumentar a autoestima. No entanto, estes devem ser feitos da maneira certa. Quando seu filho sente que você o valoriza, seu desenvolvimento emocional lhe permitirá desenvolver suas habilidades e dons naturais.

5. Oriente-o em suas atividades favoritas 

Para poder orientá-lo você deve ajudar a incentivar a segurança de seu filho em seus talentos e habilidades. Além disso, devem escolher juntos em quais atividades querem investir seu tempo, e como podem melhorar dia a dia. Descubra os benefícios que essa atividade traz, e como ela poderá ajudá-lo no futuro.

Descubra: Não cometa esses erros quando seu filho começar a escola

6. Para incentivar os dons de seu filho evite pressioná-lo 

Sabemos que você quer que seu filho seja o melhor em todas as atividades que faz, mas lembre-se: a criança precisa cometer erros para aprender. Evite exigir mais do que o necessário. Em muitos casos, isso leva a consequências negativas que irão afetá-lo em alguma área da sua vida.

Sujeitar seu filho à perfeição e à pressão fará que seja mais introvertido e inseguro. Além disso, fará com que seu filho se afaste e sinta que você não se importa, porque ele não é perfeito. Por outro lado, também gera estresse, e isso pode causar raiva, depressão e desejo de ficar sozinho.

Se você está sendo muito exigente com o seu filho, reconheça isso. Este é o primeiro passo. Em seguida, procure momentos para refletir e conversar com ele sobre suas aspirações e objetivos. Dê-lhe carinho e mantenha uma boa comunicação. Por outro lado, incentive sua autonomia e permita que tome suas próprias decisões.

Conclusões 

Ajude seu filho a trabalhar

Encorajar os dons do seu filho é muito importante para seu crescimento pessoal. Lembre-se de que você é seu guia, e principal apoio. Ele precisa sentir sua companhia e seu encorajamento em cada passo que dá. Se você vê que o que está fazendo o faz feliz, não deixe que desanime por pequenos obstáculos que apareçam. Incentive-o a ser melhor cada dia e a superar os problemas por si mesmo.