4 princípios do Feng Shui para a sua casa

1 de março de 2020
O Feng Shui tem como objetivo conseguir um espaço harmônico no qual a energia chi possa fluir de maneira positiva. Pequenas mudanças na decoração e na orientação dos móveis podem ter um impacto positivo em nosso bem-estar.

O feng shui é mais do que um conjunto de mudanças para melhorar a decoração da sua casa ou uma moda chegada recentemente do Oriente. Pelo contrário, é uma arte ascendente cujo objetivo principal é obter equilíbrio e harmonia nos diferentes espaços do lar. Você sabe como aplicar o feng shui em sua casa?

A seguir, compartilhamos algumas dicas para dar toques de feng shui ao seu lar, principalmente na sala, na cozinha e no quarto. Não perca!

Uma arte milenar

Mulher meditando
O feng shui é uma arte milenar que busca a harmonia e o equilíbrio em tudo que nos cerca.

Feng shui significa “vento e água”. É uma arte chinesa antiga baseada na teoria de que devemos ocupar espaços de maneira consciente e harmoniosa. Assim, a harmonia do espaço pode ser transmitida às pessoas, melhorando seu humor e bem-estar.

De acordo com essa teoria, existe uma energia chamada chi. O chi pode ser alterado por objetos localizados no espaço, orientações, etc… O objetivo é conseguir uma ordenação dos diferentes espaços, para que o chi possa fluir corretamente, impregnando positivamente o ambiente e aqueles que o habitam.

Portanto, para o feng shui, existem certos elementos ou conceitos que são fundamentais. Entre eles, devemos destacar o de yin e yang, ou seja, opostos sem oposição, a dualidade do equilíbrio.

Na verdade, esses são dois conceitos opostos que não são contrários, mas que se complementam. Por exemplo: o norte e o sul, o inverno e o verão, o masculino e o feminino, etc…

Certamente você conhece a imagem de um círculo com duas partes em perfeita harmonia. Yin e yang são os dois polos da energia chi.

Princípios do feng shui que podem ser aplicados na sua casa

Nosso objetivo é dar alguns conselhos desta arte antiga para harmonizar a sua casa. Para fazer isso, além de ter cuidado com o equilíbrio entre yin e yang, você também deve levar em consideração outros aspectos.

1. Os cinco elementos

O chi é representado através dos elementos água, fogo, terra, metal e madeira. Dessa forma, devemos combinar elementos e objetos dessas características para alcançar uma harmonia adequada em nossa casa:

  • Por exemplo, podemos colocar um aquário na sala para incluir o elemento água.
  • Podemos colocar um ou alguns vasos para incluir também a madeira.
  • Uma boa iluminação simboliza a presença do fogo na sala.
  • Alguns objetos decorativos (prata, ouro, etc…) nos fornecerão o metal.
  • Finalmente, também podemos incluir a terra com alguns objetos de argila ou barro para decorar.

Recomendamos que você leia: 7 tipos de decoração para ter uma casa livre de estresse

2. A importância da entrada da casa no feng shui

Sapateira na entrada de casa
O saguão é um ponto de entrada para energias positivas ou negativas na casa.

A entrada da casa é a entrada do chi. É o ponto de entrada de tudo que é negativo e positivo, por isso devemos dar-lhe uma atenção especial.

Nesse sentido, devemos incluir na entrada elementos que deem as boas-vindas. Portanto, é ideal colocar plantas e flores ou fotografias de família. Além disso, você deve usar cores suaves e agradáveis ​​que ofereçam luz e equilíbrio. 

Também devemos iluminar corretamente o salão de entrada. O chi não flui adequadamente através de lugares escuros e sombrios.

3. O chi na cozinha

O chi flui em toda a casa e em todos os seres e objetos encontrados na mesma. Por esse motivo, quando você cozinha, o chi flui para os alimentos e refeições que você prepara. Por isso, devemos garantir que a energia neste local da casa seja a ideal.

Para fazer isso, lembre-se:

  • Primeiro, o fogo (fogão) e a água (pia, lava-louças) não devem ser colocados frente a frente.
  • Essa oposição pode ser harmonizada incluindo o elemento madeira. Para isso, uma boa ideia é colocar pequenos vasos de plantas na cozinha ou incluir a cor verde.
  • Por outro lado, o fogo (forno, fogão) não deve ser a primeira coisa que encontramos ao abrir a porta.

Você também pode gostar de: 6 ideias e dicas para criar espaços de lazer na casa e no jardim

4. A cama no quarto

Feng shui no quarto
No quarto, o feng shui permitirá ter um descanso melhor se o ambiente estiver em harmonia.

O descanso é importante. Por esse motivo, a localização da cama em um quarto é essencial, pois permitirá que o chi flua positivamente ou não, permitindo um descanso adequado.

Vamos ver algumas dicas:

  • Primeiro, a cama deve estar o mais longe possível da porta de entrada do quarto.
  • Além disso, é importante que não haja lâmpadas ou ventiladores grandes sobre a cama onde dormimos. Isso pode ser entendido como uma ameaça.
  • Por outro lado, se houver espelhos no ambiente, é aconselhável que estejam localizados de maneira que quem dorme não seja refletido neles.
  • Finalmente, a cama não deve estar alinhada com a porta.

Estes são alguns conselhos para permitir que você aplique alguns princípios do feng shui à sua casa. No entanto, essa arte milenar, embora pseudocientífica, pode oferecer muitas outras dicas para alcançar um ambiente harmonioso onde o chi flua de maneira positiva.

Talvez essa convicção favoreça o seu estado de humor e, portanto, o seu bem-estar e equilíbrio.

  • Jun, Cheng Jian y Adriana Fernandes-Gonçalves: Chinese feng shui compass step by step guide (págs. 46-47), 1998
  •  Craze, Richard: Practical feng shui. Londres: Anness Publishing, 1997.
  • Terah Kathryn Collins, Feng Shui, habitación por habitación, 2000