6 ideias e dicas para criar espaços de lazer na casa e no jardim

29 de setembro de 2019
Ao preparar nosso espaço de descanso, devemos priorizar o conforto no design ou na beleza, pois a intenção é relaxar.

Hoje, sem querer, negligenciamos nosso descanso; a vida passa cada vez mais rápido, e nós com ela. Precisamos encontrar em nossa casa aquele espaço de lazer disponível para se desconectar do mundo e relaxar.

Talvez você não tenha pensado nisso, mas certamente encontrará algum canto útil para transformá-lo a partir de agora em seu lugar favorito; lá você pode tirar uma soneca ou descansar os pés enquanto lê um bom livro.

Existem ideias fantásticas que podemos fazer em casa para conseguir o que queremos tanto: essa paz e lugar perfeito para estar com nossa família e nos desconectar. Se você deseja fugir dos pensamentos do trabalho e esquecer suas obrigações por alguns momentos, continue lendo para saber como transformar efetivamente sua casa e preparar seu espaço de lazer.

Ter um espaço de lazer para relaxar

Crie um espaço de lazer em casa

Temos de dar importância à qualidade dos nossos móveis e escolher não apenas os que melhor combinem com a nossa decoração: também precisamos procurar funcionalidade e conforto. Às vezes, o conforto não está ligado à beleza.

1. Assentos confortáveis

A primeira coisa a condicionar nos espaços de lazer da casa é encontrar um assento confortável o suficiente para permanecer nele por um longo tempo. Seja um sofá ou uma poltrona, procure a opção que for mais agradável para você.

Muitos sofás ou poltronas podem ser complementados com almofadas macias que os tornam ainda mais confortáveis. Além disso, se os acompanharmos com cores relaxantes, como o azul, aumentará nosso estado de descanso.

2. Aposte na iluminação agradável

A iluminação é muito importante para criar ambientes aconchegantes dentro de casa. O design da luz pode direcionar nosso descanso.

Opte por luminárias de pé que ofereçam iluminação pontual; são muito práticas e úteis para a hora de leitura. São luzes que se disseminam pelo teto e criam uma boa atmosfera.

Outra opção é acender diferentes pontos de luz nos cômodos com a ajuda de velas. Elas criam formas e conseguem nos acalmar. Assim, observar como a vela é consumida é agradável e ao mesmo tempo relaxante. Além disso, se forem velas aromáticas, aumentaremos esse estado de paz e tranquilidade.

Leia este artigo: As velas: significados e usos para sua casa

3. Lareiras

Se você tiver sorte de ter uma lareira em casa, não a deixe sem usar. É uma ferramenta de relax e um elemento decorativo muito poderoso. O fogo é muito agradável de observar e pode ser hipnotizante.

4. Móveis auxiliares

Alguns móveis pequenos são uma ótima ideia para obter maior conforto. Uma vez que estivermos comodamente instalados no nosso sofá predileto, é muito chato ter que levantar para uma xícara de chá, por exemplo.

Portanto, se tivermos uma mesa auxiliar, podemos ter tudo o que queremos ao nosso alcance apenas estendendo a mão.

5. Escolha bem os estofamentos

Nós nos referimos à maciez dos tecidos ou materiais com os quais nossos móveis são fabricados. Esses elementos nos ajudam a reforçar o aconchego e o conforto dos espaços de lazer.

  • Os tapetes também devem ser bem escolhidos. Podem ser de pelo curto ou longo, coloridos ou estampados. No entanto, eles podem tornar um cômodo muito mais aconchegante.
  • Tente escolher as almofadas mais fofas e confortáveis, embora tenha em mente que, se forem muito quentes, podem ser irritantes nos meses de verão.
  • Por fim, é importante que os lençóis sejam macios e confortáveis ​​para todas as estações do ano, porque o melhor descanso está na nossa cama.

6. Elementos decorativos do espaço de lazer

Para que nos sintamos em paz em um espaço de lazer em nossa casa, precisamos que nossas coisas estejam nas prateleiras, em locais apropriados onde possamos controlá-las.

Inclua objetos de sua preferência, seus livros favoritos, um presente, um porta-retratos ou um quadro especial. Qualquer elemento é válido para fazer com que esse cantinho seja um espaço de paz e tranquilidade.

Descubra: 7 coisas essenciais que toda casa deve ter

Como transformar seu jardim em um espaço de lazer

O jardim pode ser um lugar de descanso e relax

Decorar um terraço em estilo romântico pode ser muito simples.

Você tem um terraço e quer fazer dele um espaço aconchegante para poder descansar e relaxar por algumas horas em casa? Nós contamos quais são as melhores opções que você pode considerar para obter esse conforto extra com pequenos detalhes.

  • As refeições em família ao ar livre sempre foram relacionadas a um momento de lazer, desconexão e diversão. Portanto, se você não tiver uma churrasqueira, compre ou construa uma para dedicar e desfrutar esse espaço em família ou com amigos.
  • Você pode comprar chaise para jardim para relaxar, ideal para colocar ao lado da piscina ou em um canto com sombra. Lembre-se de que é necessário ter o suficiente espaço em seu jardim para que não fique tudo amontoado.
  • Se você não tiver muito espaço, poderá colocar espreguiçadeiras ou sofás adequados para o exterior para descansar nos melhores dias da primavera e do verão.
  • Outra opção é ter uma rede e balançar com a brisa suave de um entardecer.
  • Por outro lado, você pode construir um sofá a partir de paletes. É uma opção muito original que se tornou moda e fica bem em qualquer tipo de terraço.
  • Finalmente, você pode criar um canto cheio de pufes colocados ao redor de um tapete para fazer seu pequeno espaço de lazer, onde você pode ler um livro, brincar com seus filhos ou conversar com seu parceiro.

Estas são algumas ideias fantásticas para que você prepare seu espaço de lazer, tanto dentro como fora de casa.

Não hesite em colocá-las em prática!