Mini jardim em casa: ideias para montar o seu

· 6 de janeiro de 2019
Ter um jardim ajuda a deixar para trás o estresse e a desfrutar de momentos de paz e tranquilidade. Ainda, é uma boa maneira de melhorar a qualidade do ar da sua casa.

As plantas são muito uteis para nossa sobrevivência no planeta terra.

Simplesmente, sem elas nossa vida seria impossível; existe uma relação muito próxima entre os humanos e o reino vegetal.

Algumas pessoas têm casas com jardins pequenos e interiores, ou terraços e amplos quintais. Outros têm casa sem jardins, ou ainda optam por apartamentos com uma pequena varanda ou janelas.

Ainda mais, está comprovado que a jardinagem, além de trazer beleza para nosso ambiente, também contribui para nosso bem-estar mental.

A jardinagem em miniatura é um bonito hobby cuja tendência aumenta cada dia mais entre os amantes de plantas.

É uma atividade muito estimulante, onde podemos soltar a imaginação e criatividade. Um benefí6cio adicional mas muito importante é que ajuda a purificar o ar da sua casa.

Pode-se pensar em numerosas ideias para dar um toque pessoal. Justamente se trata de criar seu próprio jardim: que cada um escolha as plantas que mais se adequem ao ambiente e que mais lhes agrade.

Agora te daremos uns conselhos e passos que necessita levar em consideração para concluir com sucesso um bom jardim caseiro.

  • Primeiramente, você deve levar em conta é o recipiente: um recipiente de vidro transparente permite a entrada abundante de luz, por exemplo.

Além disso, devemos nos assegurar de que seja suficientemente profundo como para que cresçam as raízes e, também, fechado para reter a umidade.

  • Para as plantas que não suportam o excesso de umidade, a melhor opção será um recipiente aberto. Um aquário ou um bom jarro cilíndrico ou em forma de copa podem funcionar.
Pessoas montando um mini jardim

Para fazer seu mini jardim você precisará dos seguintes materiais:

  • Cascalhos ou pedras pequenas;
  • Carvão vegetal ou ativado;
  • Terra ou húmus;
  • Musgo e pedras decorativas (opcional).

Plantas que deve considerar

As espécies vegetais mais apropriadas para colocar em um mini jardim são quaisquer de tamanho pequeno que prefiram sombras, que tolerem altas temperaturas e níveis de umidade.

  • Para um mini jardim fechado poderá plantar orquídeas, samambaia, bromélias ou begônias.
  • Em um jardim aberto poderá plantar suculentas, cactos ou até mesmo pequenas arvores frutíferas.

Quer saber mais? Leia: Como germinar sementes de limão para ter uma bela árvore em seu jardim

Passos para a criação de um mini jardim em casa

  • Encha o vaso com uns 2 a 3 cm de cascalho. Isso evita que a água estancada entre em contato com as raízes.

Pode adicionar uma capa de musgo no fundo, isso servirá como esponja e evitará que a terra seja se infiltre nos cascalhos e absorverá a água.

  • Misture a terra ao adubo com carvão vegetal: o material orgânico facilitará a drenagem e ajudará o bom crescimento das raízes.

Coloque uma capa com esta mistura que ocupará um quarto ou terça parte da capacidade do vaso.

  • Tire as plantas de sua escolha de seus recipientes e coloque dentro do vaso. Faça um buraco na madeira para colocar as raízes.

Deve deixar espaço de uns 10 cm pelo menos entre planta e planta.

  • Logo depois de colocadas as plantas, cubra a superfície com musgo ou, se preferir, com pedras decorativas: estas por sua vez evitarão o crescimento de matos.
  • Finalmente, regue a planta com água até que veja que o cascalho do fundo está molhado.

A frequência para se regar depende do tipo de planta, mas pode observar se a terra está sempre úmida. Procure rega-la com água unicamente nas horas sem sol (pela manhã cedo e durante a noite).

Uma vez terminado, coloque o mini jardim em uma área bem iluminada, onde os raios de sol forem de forma indireta.

  • À medida que as plantas cresçam, deverá podar um pouco os ramos para que o desenho e forma se mantenham. Lembre-se sempre de retirar as folhas mortas ou amarelas.

Mini jardim no interior da casa

Pode usar frascos ou vasos de vidro que sejam um pouco resistentes e coloque as plantas dentro. Pode colocar pequenas pedras e um pouco de terra.

  • Lembre-se de que deve selecionar pequenas plantas que cresçam a sombra.
  • Você pode colocar o recipiente com suas plantas em uma mesa, uma janela ou inclusive no chão.

Mini jardim para varanda

Mini jardim na sacada

Se você tem uma varanda em casa poderá fazer um mini jardim nesse espaço. Para que seu jardim de varanda pareça bonito por dentro e por fora, dê preferência para as plantas trepadeiras.

  • No verão, essas plantas criarão uma sensação incrível de um autêntico bosque tropical, não só para você, mas também para todas as pessoas que verão sua varanda de fora.

Mini jardim sobre cadeiras

Essa é uma opção favorita quando conta com um espaço de varanda ou um terraço.

  • Obterá resultados mais bonitos e coloridos se priorizar o plantio de plantas como samambaias em vasos de tamanho mediano.
  • Te sugerimos coloca-las em ambientes onde não atrapalhem a passagem das pessoas, mas sim que a planta se encontre pendurada em uma parede.

Visite esse artigo: Como germinar sementes de limão para ter uma bela árvore em seu jardim

Mini Jardim interior ou claraboia

Se você tiver uma casa com jardim interior ou com uma claraboia, tem a oportunidade de um grande ambiente em seu lar.

Construa um mini jardim utilizando esse espaço. Não o sature com plantas grandes com vasos que não cabem. O preferível é pôr plantas pequenas de maneira que permitam entrar a luz.

Horta em miniatura

Mini jardim no vaso

Poderá aprimorar todos aqueles espaços pequenos para uma pequena horta.

  • Te recomendamos cultivar ervas aromáticas que pode aproveitar para seu chá e plantas de diferentes espécies que são utilizadas na cozinha.
  • Assim também poderá pendurá-las, ajustá-las nas paredes ou simplesmente colocá-las no chão.

A beleza dessa ideia é que terá ingredientes frescos para usá-los em sua cozinha. Além de ser um detalhe charmoso e útil ao ambiente de sua casa.