5 motivos para fazer flexões de braço todos os dias

28 de novembro de 2019
Você sabia que as flexões ajudam a tonificar e perder peso? Contanto que você as inclua em um treino mais completo e mantenha uma boa dieta, elas serão úteis.

Flexões são conhecidas devido à sua capacidade de ajudar a tonificar os músculos do peito, ombros, braços e abdominais. Embora a princípio sejam um pouco difíceis, sua prática constante permite que você aproveite ao máximo seus benefícios.

Obviamente, elas devem fazer parte de um plano de treinamento mais completo, pois, por si só, não ajudam a gerar uma mudança significativa no corpo. Portanto, o ideal é incorporá-las a uma rotina em que diferentes exercícios aeróbicos e de força estejam incluídos.

Assim, além de contribuir para tonificar os braços, as flexões nos apoiam no processo de perda de peso. E, devido ao esforço envolvido, são uma boa opção para queimar mais calorias. O que acha de começar a fazê-las?

Vantagens de fazer este exercício

Uma das vantagens de fazer flexões é que elas não requerem materiais. Elas são feitas apenas com peso corporal e sem nenhum acessório. Isso significa que você pode fazer flexões quando e onde quiser, tanto em um parque quanto em casa ou no escritório.

Ao aumentar gradualmente a quantidade de flexões todos os dias, você estará melhorando a força da parte superior do corpo. Além disso, o corpo deve trabalhar intensamente vários grupos musculares ao mesmo tempo. Isso faz com que o coração tenha que trabalhar mais para bombear sangue e que a respiração acelere.

O benefício disso é um aumento na taxa metabólica, essencial para perder peso e melhorar a saúde geral. Por sua vez, o aumento da taxa metabólica e da força corporal ajuda a manter a massa óssea e a prevenir ou reduzir a osteoporose.

Mulher realizando flexões

Leia também: Exercícios para prevenir e tratar a osteoporose

Quais músculos são trabalhados com as flexões?

Durante uma flexão, muitos músculos são mobilizados ao mesmo tempo. Mesmo assim, os principais protagonistas são os músculos do peito, ombros e braços. Particularmente, este exercício trabalha os músculos do peito e ombros, fortalecendo e definindo o tronco do corpo.

O reto abdominal durante o exercício ajuda a estabilizar a coluna, que por sua vez fortalece e tonifica o abdômenGraças ao fato de que em cada flexão é mobilizado quase todo o seu peso corporal, você ganha força e resistência.

As flexões ajudam a perder peso?

Embora as flexões contribuam para aumentar a taxa metabólica, elas têm pouca influência na perda de peso. Portanto, se seu objetivo é perder peso, lembre-se de que você deve se concentrar em um programa de dieta apropriado e em uma rotina de exercícios mais completa.

Além disso, desses tipos de atividades, a rotina de treinamento deve incluir outras variedades de exercícios. De acordo com um estudo publicado na Progress in Cardiovascular Diseasesa perda de peso no nível individual é muito heterogênea.

Apesar disso, esta mesma publicação destaca que programas consistentes de treinamento aeróbico podem promover uma modesta perda de peso. Portanto, além dos exercícios de força, inclua opções como:

  • Bicicleta
  • Corridas
  • Pular corda
  • Andar em ritmo acelerado
  • Dançar ou fazer zumba

Obviamente, as flexões são grandes colaboradoras quando se trata de perder peso. Embora não haja evidências para provar isso, há quem diga que contribui para reduzir o acúmulo de gordura abdominal. Vamos começar?

Como fazer flexões corretamente?

 

Flexões para tonificar

Para fazer a flexão clássica, é necessário executar corretamente as seguintes etapas:

  • Deite-se de bruços
  • Coloque as palmas das mãos estendidas e em contato com o chão, na altura dos ombros.
  • É essencial manter as costas retas durante todo o processo, para não causar lesões na região lombar e para trabalhar adequadamente os braços e o tronco.
  • Com a força dos braços, levante o corpo até endireitar lentamente todo o comprimento do braço. A articulação do cotovelo  não deve ser bloqueada ou ficar estendida, pois isso cria uma tensão desnecessária.
  • Você abaixa o corpo dobrando os braços lentamente até chegar à posição inicial. O peito só deve tocar o chão quando atingir o fundo, mas não deve servir e apoio.
  • Quando o peito tocar o chão, a pelve deve ser mantida no ar e o olhar deve ser direcionado para a frente.
  • Toda vez que você chega ao chão, conta uma repetição.

Leia também: Dieta vegana para atletas: o que considerar?

Você pode fazer várias repetições e aumentá-las à medida em que o corpo se adaptar. A ideia é que em três dias você possa fazer 12 flexões e continuar a aumentar. Mas, assim que sentir que precisa de um descanso, você deve fazê-lo e depois retomar.

Uma boa ideia é adicionar duas flexões diárias em suas séries, mas lembre-se do descanso necessário para atingir sua meta. Dessa maneira, chegará um momento em que você conseguirá fazê-las sem parar e várias sessões por dia.

Em suma

Podemos fazer flexões como parte de um plano de treinamento para tonificar e perder peso. No entanto, devemos ter em mente que elas sozinhas não funcionam. Portanto, se queremos atingir um peso saudável e um corpo mais esbelto, devemos nos aconselhar com um treinador profissional e um nutricionista.

  • Jennings, A. E., Alberga, A., Sigal, R. J., Jay, O., Boulé, N. G., & Kenny, G. P. (2009). The effect of exercise training on resting metabolic rate in type 2 diabetes mellitus. Medicine and Science in Sports and Exercise41(8), 1558–1565. https://doi.org/10.1249/MSS.0b013e31819d6a6f
  • Benedetti MG, Furlini G, Zati A, Letizia Mauro G. The Effectiveness of Physical Exercise on Bone Density in Osteoporotic Patients. Biomed Res Int. 2018;2018:4840531. Published 2018 Dec 23. doi:10.1155/2018/4840531
  • Swift DL, Johannsen NM, Lavie CJ, Earnest CP, Church TS. The role of exercise and physical activity in weight loss and maintenance. Prog Cardiovasc Dis. 2014;56(4):441–447. doi:10.1016/j.pcad.2013.09.012