5 conselhos para ter rins saudáveis

· 22 de maio de 2018
O consumo de água é fundamental para manter os nossos rins saudáveis, pois ajuda a eliminar o excesso de toxinas e, além disso, nos mantém hidratados.

Todos nós já ouvimos o quão importante é manter os nossos rins saudáveis, mas, você sabe por que eles são importantes?

Os rins são os órgãos encarregados pela filtragem, absorção e reabsorção da água, sais e íons no nosso corpo.

Devido a serem os responsáveis por remover os resíduos tóxicos do sangue, são considerados os órgãos mais importantes do sistema urinário.

Agora que você conhece a sua importância e entende o quão indispensável é ter rins saudáveis, leia e siga esses conselhos:

1. Leve uma dieta saudável 

Evite as gorduras se quiser manter os rins saudáveis

O consumo excessivo de comidas ricas em gorduras e açúcares faz com que nossos rins trabalhem mais, já que estes alimentos sobrecarregam o corpo de toxinas.

O resultado deste acúmulo de toxinas é que seus rins devem esforçar-se mais que o normal para manter o seu organismo limpo.

Também é importante manter controlados os seus valores de colesterol.

As pessoas com colesterol alto geralmente apresentam problemas renais (e grandes complicações caso já tenham insuficiência renal).

Lembre-se que o colesterol alto está relacionado com a ingestão de alimentos ricos em gorduras saturadas, como as encontradas em fast food.

Portanto, é muito importante que, se você quiser ter rins saudáveis, mantenha uma dieta livre desses alimentos.

Leve uma alimentação rica em vegetais, frutas e gorduras boas. Seus rins vão agradecer.

Leia também: 9 sinais que indicam uma sobrecarga de toxinas

2. Evite tomar o máximo possível de medicamentos e drogas 

  • O consumo excessivo de medicamentos sem prescrição médica pode ser prejudicial para a saúde dos seus rins.

O excesso de anti-inflamatórios e analgésicos causa danos renais, além de outras consequências que podem se tornar irreversíveis.

Se você for uma daquelas pessoas que sempre que sente um desconforto pede medicamentos ao seu médico, deveria considerar que, ao fazer isso, seus rins exercerão um trabalho extra para eliminar esse excesso.

  • As drogas, legais ou não, são causadoras de muitos problemas aos rins e a outros órgãos. Isso ocorre por conterem toxinas que, ao entram no nosso organismo, causam alterações sem contribuir com nada.

Lembre-se de que algumas são causadoras de doenças graves, como o câncer de estômago ou câncer pulmonar.

Não estamos dizendo para que nunca mais tome um medicamento ou que fuja de uma boa cerveja ocasionalmente.

Você deve evitar os excessos e assegurar-se de que consome a água necessária para ter rins saudáveis.

3. Evite o excesso de sal na sua dieta 

Evite o consumode sal se quiser ter os rins saudáveis

O sal é um ingrediente básico que se encontra em praticamente tudo que cozinhamos. Contudo, isso não quer dizer que deva abusar do seu consumo, pois isso pode impedir que você mantenha os seus rins saudáveis.

Na verdade, acontece tudo ao contrário: como se encontra em tudo o que comemos, você deverá ter mais cuidado para não abusar.

Quando você inclui muito sal na sua dieta, obriga os seus rins a trabalharem excessivamente. Se a quantidade que você consome é maior que a que podem expulsar, em pouco tempo aparecerão cálculos renais.

Mas como minimizar o consumo de sal? A realidade é que isso não é tão fácil quanto apenas reduzir o sal com o qual você cozinha. Esta é a primeira parte e, possivelmente, a mais simples.

O complicado é limitar o consumo de alimentos com altos teor de sal, tais como:

O ideal é que tudo o que você consumir seja preparado por você mesmo. Caso isso não seja possível por conta do seu estilo de vida, ao menos inclua quantidades suficientes de vegetais com folhas verdes e água natural.

4. Hidrate-se adequadamente 

Infusão saudável para manter a saúde dos rins

 

Devido os rins serem os responsáveis por purificar o seu organismo através da urina, exigem um bom consumo de líquidos, principalmente água.

A grande maioria dos problemas renais são produto da desidratação. 

No entanto, existem muitas pessoas que se enfadam de tomar água. Se esse for o seu caso, recomendamos que inclua dois ou três copos diários de alguma bebida saudável, como a água de flor da Jamaica.

O resto dos dois litros de água recomendados por dia, devem ser completamente natural e simples.

Se você morar em um lugar quente ou realizar muita atividade física, talvez seja necessário aumentar um pouco a sua hidratação para recuperar os líquidos eliminados através do suor e ter rins saudáveis.

Visite esse artigo: Combata as pedras nos rins com chá de gengibre e açafrão

5. Modere o seu consumo de proteínas e lácteos para ter rins saudáveis  

O corpo é uma engrenagem em que qualquer excesso pode ocasionar severos problemas.

O abuso de proteínas e lácteos está associado com o aparecimento de cálculos renais e dificuldades para ter rins saudáveis.

  • Os cálculos renais ou pedras são criados quando os rins acumulam muitos resíduos de cálcio, oxalato e fósforo.
  • Se a pedra é pequena, pode ser tratada para que se decomponha ou seja expulsa através do canal urinário. Caso o seu tamanho seja maior que o canal urinário, geralmente é necessária uma operação cirúrgica.

O ideal é que você consuma no máximo dois copos de leite ou 40 gramas de queijo por dia. Também é recomendável que as proteínas que você consumir sejam, em sua maioria, vegetais.