Benefícios de reduzir o consumo de açúcar para a saúde

· 24 de março de 2018
Veja como você pode reduzir o consumo de açúcar para obter todos os benefícios para a sua saúde em pouco tempo. Experimente!

Reduzir o consumo de açúcar é um tema muito popular ao qual normalmente não se dá a devida importância. Infelizmente, doces, sorvetes e refrigerantes são os alimentos que formam a base da dieta diária de muitas pessoas.

Da mesma forma, o fast food contém um alto nível de açúcar refinado que atua diretamente no corpo, o que pode ter consequências para a saúde. Certamente  muitas complicações por trás dos altos níveis de açúcar no sangue.

O argumento mais recorrente é o seguinte: quanto mais açúcar for consumido, maiores as chances de desenvolver diabetes.

Menos açúcar, mais vida

O consumo menor de açúcar tem três benefícios principais para a saúde. Nós os analisaremos abaixo:

1. Perda de peso

Mulher feliz com perda de peso

Não basta comer menos, é necessário que você saiba como escolher os melhores alimentos. Selecione os elementos que têm um bom valor nutricional para consumir as calorias e outros nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu corpo.

2. Menos colesterol e triglicerídeos

Estas são palavras que podem impressioná-lo, mas não há nada a temer. Se você deixar o açúcar de lado, no seu sangue só haverá gorduras boas e menos preocupações em sua mente.

3. Mais vitaminas para o corpo

Alimentação saudável

O açúcar é tão prejudicial que a ingestão em quantidades elevadas reduz o poder de absorção de vitaminas e minerais. Portanto, quanto mais saudável for nossa dieta, mais nutrientes o nosso corpo irá absorver.

4. Melhor aparência da pele

As pessoas que têm pele propensa à acne se beneficiam muito ao reduzir o consumo de açúcar. Ao dispensar refrigerantes, doces e outros, os cravos desaparecem progressivamente. Embora eles possam surgir esporadicamente, não serão tão visíveis.

Dicas para reduzir o consumo de açúcar

Reduzir o consumo de açúcar pode ser difícil, mas não impossível. Pense em todos os benefícios que mencionamos anteriormente e use-os como ponto de partida. Aplique as seguintes medidas para melhorar sua dieta:

  • Alimente-se com inteligência. Elimine os açúcares da sua dieta, escolha alimentos preparados com pouco óleo e aditivos e aumente seu consumo de vegetais e frutas.
  • Procure depoimentos de outras pessoas que decidiram cuidar de sua alimentação e observe as coisas boas que fizeram para obter inspiração. Não se limite! Encontre alternativas e você verá que tem muitas à sua disposição.
  • Esqueça as bebidas açucaradas e os alimentos processados. O mundo foi invadido por esses produtos, mas você sempre pode escolher as versões mais saudáveis.
  • Prefira alimentos grelhados, cozidos ou assados na brasa.
  • Os molhos de saladas servidos nos restaurantes têm muito açúcar. Portanto, tempere somente com azeite, limão e vinagre balsâmico.
  • Encontre um parceiro. Diga a seus amigos e familiares que seu projeto de alimentação saudável tem a ver com reduzir o consumo de açúcar. Eles certamente o apoiarão porque sempre vão querer vê-lo saudável e talvez até desejem se juntar a você.
  • Estabeleça um objetivo. Desafie-se com um desafio de 2 semanas. Se você pensa no açúcar como seu companheiro ao longo da vida, será difícil imaginar que vai deixá-lo para sempre. O mais aconselhável é estabelecer metas curtas e realizá-las pouco a pouco.

Os produtos naturais são a solução

Mel orgânico e natural

Em qualquer lugar podemos encontrar boas opções para reduzir o consumo de açúcar naturalmente. Lembre-se de que o ideal é aprender a comer de forma saudável e não substituir o açúcar por pílulas ou produtos químicos aparentemente milagrosos.

mel é uma ótima alternativa quando usado com moderação. Ele provém do trabalho das abelhas, portanto algo mais natural parece impossível. Embora contenha muitas calorias, tem muitos nutrientes e poucos gramas de carboidratos.

Bebidas e doces podem ser adoçados com um pouco de mel e você nem perceberá a mudança que fez.

Você também pode substituir refrigerantes e alimentos processados ​​por sucos naturais e frutas. Estes são ricos em fibras, vitaminas e minerais e, além disso, atuam como antioxidantes nos processos naturais do corpo.

Reduzir o consumo de açúcar não é o fim do mundo e não precisa levá-lo ao caminho da amargura. Se você quer mudar, é porque já percebeu as consequências negativas da ingestão descontrolada de açúcar. Vá em frente e aproveite os benefícios!