Alimentos saudáveis que podemos comer sem medo!

11 de setembro de 2014
Os alimentos naturais são bons para a saúde e podem favorecer a perda de peso, mas não devemos esquecer que, se forem consumidos em excesso, pode-se obter o efeito contrário.

É provável que a maioria saiba quais alimentos devem ser consumidos  para perder peso e/ou para se manter saudável. No entanto, é possível consumir alimentos saudáveis sem medo.

Além disso, o excesso de consumo de alimentos que consideramos saudáveis pode prejudicar, por exemplo, na perda de peso.

Por isso, é importante saber quais são estes alimentos e evitar seu consumo excessivo. Estes são os 5 alimentos saudáveis que podem ser consumidos sem medo.

Alimentos saudáveis que podem ser consumidos sem medo

1. Cereais

Sabemos que devemos nos manter afastados dos cereais açucarados e que temos que escolher um cereal que tenha como ingrediente principal um grão integral.

No entanto, comer cereal de grão integral, em uma vasilha de tamanho grande a médio pode significar um consumo excessivo de calorias.

É um problema maior caso se trate dos cereais densos como a granola. Dessa maneira, é muito fácil consumir centenas de calorias em uma só sessão e sem perceber. A porção recomendada é de ¼ de xícara de granola, 1 xícara de cereal e 2 xícaras de trigo inflado.

2. Frutos secos

Frutos secos são ótimos alimentos para saúde

Todos sabemos que os frutos secos são alimentos muito saudáveis. Estes contêm gorduras saudáveis e também ajudam a trazer saciedade.

No entanto, é muito fácil comer frutos secos em excesso, como as nozes, especialmente se consumi-los diretamente de uma vasilha de tamanho grande.

A dose recomendada de frutos secos é de 28 g. Isto se traduz em um punhado (o tamanho de uma bola de golfe).

Leia mais: Conheça os 5 melhores frutos secos

3. Azeite de oliva

Uma salada verde temperada com azeite de oliva é saudável. Isto é verdade. As verduras verdes são muito nutritivas e o azeite de oliva contém gorduras monoinsaturadas que são gorduras saudáveis, muito boas para o coração.

No entanto, lembre-se que o azeite de oliva contém calorias, pelo menos 100 calorias por colher. Por isso, ainda que seu consumo seja importante, não deve ser consumido em excesso.

A dose recomendada de azeite de oliva é de 1 a 2 colheres, uma quantidade que enche um copo de licor.

4. Homus

O homus ou o purê de grão-de-bico é um aperitivo muito saudável. O homus contém proteínas e gorduras saudáveis e as verduras frescas banhadas no homus se convertem em um grande aperitivo.

No entanto, é muito fácil exagerar em seu consumo, especialmente se comprar grandes recipientes de homus. O consumo sugerido deste alimento é de aproximadamente 2 colheres como aperitivo.

5. Suco de laranja recém-espremido

alimentos que fazem bem ao organismo

Os sucos são saudáveis já que contêm frutas e  nutrientes. No entanto, com os sucos existe o problema de ingerir muito açúcar e muito menos fibras quando comparado com o consumo da fruta inteira.

O ideal é intercambiar um copo de suco pelo de uma laranja inteira. Dessa maneira, estará consumindo mais fibras e o fato de estar mastigando a comida ajudará a consumir menos calorias.

O suco de laranja recém-espremido pode ser saudável, no entanto, o tamanho da porção sugerida para o suco é de 118-177 mL.

  • da SILVA, R. Q., & SÁTIRO, A. F. AZEITE E SEUS BENEFÍCIOS. Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente à Serviço da Vida, 149.